Quero Mudar

Transferência interna de curso

Para solicitar as disciplinas na primeira fase da matrícula, antes você precisa aceitar o Termo de Acordo, documento que sela o compromisso entre o aluno e o Centro Universitário durante o semestre.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como acessar o termo de acordo?

Para acessar o Termo de Acordo clique no menu Matrícula e escolha a opção Termo de Acordo. Em seguida, basta clicar no botão Aceitar.

Após aceitar o Termo de Acordo, você deverá solicitar suas disciplinas para o próximo semestre. Para isso, basta acessar ao menu Matrícula e escolher a opção Solicitação de Disciplinas.

Solicitando disciplinas

Todas as disciplinas que você poderá cursar serão exibidas na tela de Solicitação de Disciplinas, bem como o total de créditos permitidos para o próximo semestre. Não será permitida a escolha de disciplinas acima do limite de créditos no momento, ou que “choquem” com outras disciplinas, ou seja, tenham aula no mesmo dia e horário.

Você poderá efetuar o pagamento da matrícula utilizando a Internet. Clique no menu Pagamento e escolha a opção Pagamento de Matrícula. Só poderá quitar a matrícula o aluno que estiver em dia com todas as parcelas referentes às mensalidades do semestre anterior. Caso você possua alguma pendência junto a instituição, basta clicar no menu Consulta e escolher a opção Pendências, que o sistema mostrará todas as suas pendências. Caso esteja em dia com a Instituição, o pagamento poderá ser realizado.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como proceder para o pagamento?

Na tela seguinte, você poderá optar pela impressão do Boleto Bancário ou pelo pagamento através de cartões de crédito. Se preferir, você pode efetuar o pagamento da matrícula diretamente na Tesouraria.

Saiba o que significa cada uma delas:

Disciplinas do Curso

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas para o curso

Disciplinas de Outros Cursos

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas em outros cursos

Disciplinas Equivalentes

São as disciplinas equivalentes àquelas que já pertencem à grade do curso do aluno, ou seja, possuem nomes diferentes, mas o conteúdo programático é o mesmo

Disciplinas
Online

Pertencem à grade do aluno e podem ser cursadas na modalidade On-line (Internet). Para realizar a solicitação de uma disciplina ofertada para o seu curso, você só precisa escolher a disciplina e clicar no botão “On-Line”.

Importante!

Lembramos que, na 1ª fase da matrícula, as disciplinas solicitadas passaram por um processamento, ou seja, as vagas não estão garantidas. Somente na 2ª fase você poderá verificar quais as disciplinas que foram aceitas ou rejeitadas, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição. (ver Critério de Desempate).

É muito fácil excluir uma disciplina requerida. Na tela Solicitação de Disciplinas existem dois formulários, o primeiro com as disciplinas que você já requereu, e o segundo com as que ainda podem ser requeridas. No formulário Disciplinas Requeridas, o botão “Excluir” aparece ao lado do nome de cada uma das disciplinas. Basta você clicar neste botão, e a disciplina será automaticamente excluída.

Além de excluir, você poderá substituir uma disciplina requerida, por outra. Ainda na tela Solicitação de Disciplinas, você só precisa clicar no botão “Substituir”, que, assim como o botão “Excluir”, também aparece ao lado de cada uma das disciplinas requeridas. Depois, é só requerer uma nova disciplina.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

A 2ª fase do processo de matrícula é denominada Confirmação e Encaixamento. Este é o momento em que você poderá consultar se as disciplinas solicitadas na 1ª fase foram aproveitadas ou rejeitadas, encaixar novas disciplinas ou fazer remanejamento de horário e turma.

A fase de Confirmação e Encaixamento acontece somente depois que todas as solicitações de disciplinas forem processadas pelo sistema, e você só conseguirá iniciar a 2ª fase se tiver aceitados o Termo de Acordo e efetuado o pagamento da matrícula, na 1ª fase. Veja agora como realizar a 2ª fase da matrícula, passo a passo:

A primeira coisa que você irá verificar é se alguma das disciplinas solicitadas na 1ª fase foram rejeitadas, e qual o motivo da rejeição. Para consultar as disciplinas rejeitadas após o processamento da matrícula, você só precisa clicar no menu Matrícula e escolher a opção Disciplinas Rejeitadas.

Para realizar a solicitação das disciplinas na 2ª fase, você deverá executar os mesmos passos utilizados na 1ª fase. Lembre-se que, na 2ª fase, você só conseguirá se matricular nas disciplinas que ainda possuem vagas, ou seja, não existe processamento, e as vagas são de quem chegar primeiro. Portanto, fique atento e, caso precise, procure fazer seu remanejamento de horário o mais rápido possível.

O Centro Universitário permite que você possa cursar disciplinas acima do limite de créditos do semestre. Estas disciplinas só poderão ser solicitadas a partir da 2ª fase da matrícula e, para solicitar uma delas, você deverá clicar no menu Matrícula e escolher a opção Acima do limite de créditos. O sistema exibirá um formulário com os nomes das disciplinas que voce poderá cursar.

Quando você escolher uma determinada disciplinas, automaticamente aparecerá, ao lado do nome desta disciplina, o botão Pagar. Com um clique neste botão, você poderá efetuar o pagamento da disciplina requerida através dos cartões de crédito ou imprimir o boleto bancário para realizar o pagamento no banco de sua preferência ou na tesouraria do Centro Universitário.

Lembre-se: você tem um prazo de 24h para efetuar o pagamento desta disciplina. Caso exceda este prazo, o sistema irá excluir a disciplinas da sua grade de horários.

Você pode solicitar, via Internet, a reserva de vaga para cursar uma determinada disciplina que julgue importante, mas que não conseguirá encaixar em seu horário.

Esta opção estará disponível somente na 2ª fase da matrícula, e você terá a oportunidade de solicitar a reserva até mesmo da disciplina que já havia solicitado na 1ª fase, mas que foi rejeitada.

Como realizar a reserva de vaga

Fazer a solicitação da reserva é muito simples e rápido. Basta você acessar o menu Matrícula e, em seguida, escolher a opção Reserva de Vaga.

Nesta segunda tela, irão aparecer todas as disciplinas que você poderá solicitar a reserva. É só escolher a do seu interesse e clicar no botão Reserva.

O sistema mostrará todas as turmas e horários disponíveis para a disciplina escolhida. Quando você selecionar a turma, uma nova janela será aberta, com o espaço para a sua justificativa. É preciso que você descreva o motivo pelo qual precisa pegar a disciplina escolhida, pois esta justificativa será lida pelo coordenador do curso, que irá analisar cada caso e liberará ou não a vaga.

O sistema lhe mostrará uma nova tela, com os seguintes campos: Disciplina, Turma, e Situação da disciplina. Existem três situações possíveis no campo Situação da disciplina. São elas:

Aguardando autorização

Significa que o coordenador ainda está analisando o seu pedido de reserva;

Indeferido:

Situação em que o coordenador julgou improcedente o seu pedido;

Autorizado:

Seu pedido foi aceito pelo coordenador.

Toda vez que você exclui uma disciplina do seu horário, abre automaticamente a vaga para outro aluno que queira selecioná-la. Portanto, caso precise remanejar os horários para poder encaixar a disciplina liberada pelo coordenador, você deverá realizar esta alteração utilizando a opção Alteração agrupada de horário, que está no menu Matrícula. Somente através da tela Alteração Agrupada de horário você poderá fazer o remanejamento das disciplinas e turmas, sem se preocupar em perder sua vaga.

Feito todos os remanejamentos do seu interesse, você só poderá submeter suas alterações para o sistema, clicando no botão Salvar. O sistema somente irá aceitar as suas modificações se todas as disciplinas forem aceitas, sem que haja problemas, tais como falta de vagas ou novo choque de horário. Caso o sistema rejeite as novas alterações, seu horário voltará a ser o que ficou definido na 1ª fase, antes da reserva e da tentativa do remanejamento.

Toda vez que você exclui uma disciplina do seu horário, abre automaticamente a vaga para outro aluno que queira selecioná-la. Portanto, caso precise remanejar os horários para poder encaixar a disciplina liberada pelo coordenador, você deverá realizar esta alteração utilizando a opção Alteração agrupada de horário, que está no menu Matrícula. Somente através da tela Alteração Agrupada de horário você poderá fazer o remanejamento das disciplinas e turmas, sem se preocupar em perder sua vaga.

Feito todos os remanejamentos do seu interesse, você só poderá submeter suas alterações para o sistema, clicando no botão Salvar. O sistema somente irá aceitar as suas modificações se todas as disciplinas forem aceitas, sem que haja problemas, tais como falta de vagas ou novo choque de horário. Caso o sistema rejeite as novas alterações, seu horário voltará a ser o que ficou definido na 1ª fase, antes da reserva e da tentativa do remanejamento.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

Para solicitar as disciplinas na primeira fase da matrícula, antes você precisa aceitar o Termo de Acordo, documento que sela o compromisso entre o aluno e o Centro Universitário durante o semestre.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como acessar o termo de acordo?

Para acessar o Termo de Acordo clique no menu Matrícula e escolha a opção Termo de Acordo. Em seguida, basta clicar no botão Aceitar.

Você poderá efetuar o pagamento da matrícula utilizando a Internet. Clique no menu Pagamento e escolha a opção Pagamento de Matrícula. Só poderá quitar a matrícula o aluno que estiver em dia com todas as parcelas referentes às mensalidades do semestre anterior. Caso você possua alguma pendência junto a instituição, basta clicar no menu Consulta e escolher a opção Pendências, que o sistema mostrará todas as suas pendências. Caso esteja em dia com a Instituição, o pagamento poderá ser realizado.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como proceder para o pagamento?

Na tela seguinte, você poderá optar pela impressão do Boleto Bancário ou pelo pagamento através de cartões de crédito. Se preferir, você pode efetuar o pagamento da matrícula diretamente na Tesouraria.

Após aceitar o Termo de Acordo, você deverá solicitar suas disciplinas para o próximo semestre. Para isso, basta acessar ao menu Matrícula e escolher a opção Solicitação de Disciplinas.

Solicitando disciplinas

Todas as disciplinas que você poderá cursar serão exibidas na tela de Solicitação de Disciplinas, bem como o total de créditos permitidos para o próximo semestre. Não será permitida a escolha de disciplinas acima do limite de créditos no momento, ou que “choquem” com outras disciplinas, ou seja, tenham aula no mesmo dia e horário.

Saiba o que significa cada uma delas:

Disciplinas do Curso

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas para o curso

Disciplinas de Outros Cursos

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas em outros cursos

Disciplinas Equivalentes

São as disciplinas equivalentes àquelas que já pertencem à grade do curso do aluno, ou seja, possuem nomes diferentes, mas o conteúdo programático é o mesmo

Disciplinas
Online

Pertencem à grade do aluno e podem ser cursadas na modalidade On-line (Internet). Para realizar a solicitação de uma disciplina ofertada para o seu curso, você só precisa escolher a disciplina e clicar no botão “On-Line”.

Importante!

Lembramos que, na 1ª fase da matrícula, as disciplinas solicitadas passaram por um processamento, ou seja, as vagas não estão garantidas. Somente na 2ª fase você poderá verificar quais as disciplinas que foram aceitas ou rejeitadas, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição. (ver Critério de Desempate).

É muito fácil excluir uma disciplina requerida. Na tela Solicitação de Disciplinas existem dois formulários, o primeiro com as disciplinas que você já requereu, e o segundo com as que ainda podem ser requeridas. No formulário Disciplinas Requeridas, o botão “Excluir” aparece ao lado do nome de cada uma das disciplinas. Basta você clicar neste botão, e a disciplina será automaticamente excluída.

Além de excluir, você poderá substituir uma disciplina requerida, por outra. Ainda na tela Solicitação de Disciplinas, você só precisa clicar no botão “Substituir”, que, assim como o botão “Excluir”, também aparece ao lado de cada uma das disciplinas requeridas. Depois, é só requerer uma nova disciplina.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

Parar de estudar nunca é a melhor opção.

Mas, se por alguma razão, realmente está tendo dificuldade de completar sua formação superior, a gente pode ajudar:

Mobilidade de disciplina

Você pode cursar uma disciplina em qualquer turno ou até mesmo de outro curso, basta haver disponibilidade.

Acesse o Magister e verifique as opções.

Falta tempo?

Conheça as opções de cursos na modalidade a distância.

Saiba mais.

Você sabia?

  • O FIES serve para quitar as parcelas do semestre em débito.
  • O aluno pode solicitar a qualquer momento dentro da duração regular do curso.
  • O FIES pode ser contratado em qualquer mês do semestre e as parcelas já pagas serão reembolsadas aos alunos.
  • O aluno FIES pode fazer a transferência de curso na instituição e no FIES.

Negocie suas pendências

Caso tenha algum débito de parcelas do semestre anterior, temos diversas formas de negociações, basta procurar o nosso Departamento Financeiro.

Assista o vídeo e conheça as vantagens do FIES

Faça uma simulação de financiamento agora!