Trancamento de Disciplina/Matrícula e Cancelamento

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

É a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas. A solicitação deverá ser feita pelo aluno, junto ao DAA, no máximo em até 30 dias da data de início do período letivo, obedecendo o Calendário Acadêmico. Mediante requerimento, o aluno poderá solicitar o trancamento de cada disciplina por duas vezes, durante o curso, sendo concedido desde que o número de créditos restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze. Neste caso não há custo para o aluno, porém, a Fits se desobriga a encaixar a mesma disciplina naquele ou em outros semestres e/ou proceder à compensação financeira.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

É a interrupção das atividades acadêmicas em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado, mediante requerimento junto ao DAA, nos turnos da manhã, tarde e noite, indicando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades acadêmicas.

Observação: Ao trancar a matrícula, o aluno deverá devolver a sua carteira de estudante, efetuar o pagamento das mensalidades escolares até o mês da solicitação do trancamento e não ter qualquer pendência com a Biblioteca, DAA ou PROAD. Não será permitido ao aluno inadimplente trancar a matrícula.

A critério da Pró-Reitoria Acadêmica, a readmissão de alunos que não tenham efetuado matrícula no período anterior, salvo os casos de trancamento de matrícula, é admitida mediante requerimento, com antecedência de trinta dias do início do semestre letivo seguinte, para fins de análise de eventuais entraves acadêmicos, pedagógicos e financeiros.

Casos excepcionais de trancamento serão resolvidos pela Pró-Reitoria Adjunta de Graduação.

DEVERÃO SER OBSERVADAS AS SEGUINTES REGRAS PARA O TRANCAMENTO:

  1. Terminado o período letivo, o aluno poderá, quando for o caso, solicitar o trancamento de matrícula, devendo apenas apresentar a quitação do semestre estudado.
  2. O aluno que efetuar o trancamento durante o semestre letivo perderá todas as disciplinas cursadas no semestre.
  3. Para os alunos já matriculados, o trancamento efetuado dentro do mês de início das aulas não incorrerá em ônus, devendo o requerente estar em dia com a mensalidade referente ao mês do pedido.
  4. O aluno que fez sua matrícula no 1º semestre e não renovou sua matrícula para o semestre seguinte deverá, para deixar regularizada sua situação acadêmica, efetuar a matrícula e logo após solicitar o trancamento, evitando assim o abandono. O aluno deverá estar em dia com a semestralidade anterior.
  5. O trancamento de matrícula somente poderá ser requerido por alunos que já tenham cursado o 1º período.
  6. Esta modalidade de afastamento dá direito de retorno às atividades acadêmicas, desde que requerido no prazo previsto e antes do início do semestre em que deseja retornar.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Esta modalidade de afastamento pode ser feita após o ingresso do aluno nas suas atividades acadêmicas e antes do término do 1º período letivo. O cancelamento de matricula implica no desligamento do aluno da Universidade e o seu reingresso somente poderá ocorrer através da classificação em novo Processo Seletivo. Caso o cancelamento seja feito antes do início das aulas, o Centro Universitário Tiradentes devolverá 70% do valor pago na matrícula, ficando os 30% restantes a título de arras.