Matrícula - Manual

Matrícula do Unit: Passo a Passo
A matrícula semestre do Centro Universitário Tiradentes é constituída de duas fases: a 1ª fase ou de Solicitação de Disciplinas, e a 2ª fase ou de Confirmação e Encaixamento.

Na 1ª fase, você solicitará às disciplinas que deseja cursar no próximo semestre, e suas solicitações serão processadas pelo sistema, obedecendo-se os critérios de validação ou desempate pré-estabelecidos pela Instituição. O processo de desempate será realizado sempre que o número da procura por uma determinada disciplina for maior que o número de vagas ofertadas.

O dia da solicitação das disciplinas não serve como critério de desempate, portanto, não é necessário que você tenha pressa em solicitar suas disciplinas. Você pode utilizar qualquer dia da 1ª fase, e fazer o seu horário com calma.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE – Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

  1. Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
  2. Disciplinas do período atual do acadêmico, ou períodos inferiores ao atual – Terão prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
  3. Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
  4. Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
  5. Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior índice de regularidade;
  6. MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
  7. Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.
Na 2ª fase será liberada também a permissão de encaixamento de Disciplinas Acima do Limite de Créditos. Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24hs para efetuar o pagamento da disciplina.

Matrícula do Centro Universitário Tiradentes Passo a Passo: Primeira Fase – Solicitação de Disciplinas
Acompanhe aqui todos os procedimentos necessários para que você possa efetuar a matrícula com comodidade e agilidade.

  1. Passo: Aceite do Termo de Acordo
    Para solicitar as disciplinas na primeira fase da matrícula, antes você precisa aceitar o Termo de Acordo, documento que sela o compromisso entre o aluno e a Faculdade durante o semestre. É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos da Fits – DAA –, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelo correio.
    Para acessar o Termo de Acordo clique no menu Matrícula e escolha a opção Termo de Acordo. Em seguida, basta clicar no botão Aceitar.
  2. Passo: Solicitação de Disciplinas
    Após aceitar o Termo de Acordo, você deverá solicitar suas disciplinas para o próximo semestre. Para isso, basta acessar o menu Matrícula e escolher a opção Solicitação de Disciplinas.

Horário Sugestivo
Para sua maior comodidade, o sistema MAGISTER irá verificar quais são as disciplinas que você poderá cursar no próximo período e lhe oferecerá um Horário Sugestão, com o maior número possível de disciplinas dentro do seu limite de créditos. Caberá a você aceitar ou não o horário sugerido pela Instituição.

Se estiver de acordo com o Horário Sugestão, clique no botão Continuar. Caso contrário, clique no botão Limpar e, em seguida, no botão Continuar. Feito isto, todas as disciplinas sugeridas serão retiradas, e o sistema ficará apto para que você mesmo solicite às disciplinas que deseja cursar.

Importante: Caso você aceite o Horário Sugestão, não esqueça de clicar no botão Continuar para confirmar sua escolha. Se você não der esse clique, as disciplinas sugeridas serão automaticamente canceladas na 2ª fase da matrícula.

Solicitando Disciplinas
Todas as disciplinas que você poderá cursar serão exibidas na tela de Solicitação de Disciplinas, bem como o total de créditos permitidos para o próximo semestre. Não será permitida a escolha de disciplinas acima do limite de créditos, ou que “choquem” com outras disciplinas, ou seja, tenham aula no mesmo dia e horário.

O sistema MAGISTER disponibiliza quatro tipos de disciplina para você escolher: Do curso, Outros Cursos, Equivalentes e On-line. Saiba o que significa cada uma delas:

Disciplinas do Curso: pertencem à grade do aluno e foram ofertadas para o curso;

Disciplinas de Outros Cursos: pertencem à grade do aluno e foram ofertadas em outros cursos.

Disciplinas Equivalentes: são as disciplinas equivalentes àquelas que já pertencem à grade do curso do aluno, ou seja, possuem nomes diferentes, mas o conteúdo programático é o mesmo;

IMPORTANTE
Lembramos que, na 1ª fase da matrícula, as disciplinas solicitadas ainda passarão por um processamento, ou seja, não estarão garantidas. Somente na 2ª fase você poderá verificar quais as disciplinas que foram aceitas ou rejeitadas, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição.

Excluindo Disciplinas
É muito fácil excluir uma disciplina requerida. Na tela Solicitação de Disciplinas existem dois formulários, o primeiro com as disciplinas que você já requereu, e o segundo com as que ainda podem ser requeridas. No formulário Disciplinas Requeridas, o botão “Excluir” aparece ao lado do nome de cada uma das disciplinas. Basta você clicar neste botão, e a disciplina será automaticamente excluída.

Substituindo Disciplinas
Além de excluir, você poderá substituir uma disciplina requerida, por outra. Ainda na tela Solicitação de Disciplinas, você só precisa clicar no botão “Substituir”, que, assim como o botão “Excluir”, também aparece ao lado de cada uma das disciplinas requeridas. Depois, é só requerer uma nova disciplina.

Pagamento da Matrícula
Você poderá efetuar o pagamento da matrícula utilizando a Internet. Clique no menu Pagamento e escolha a opção Pagamento de Matrícula. Só poderá quitar a matrícula o aluno que estiver em dia com todas as parcelas referentes às mensalidades do semestre anterior. Caso você possua alguma pendência junto a instituição, basta clicar no menu Consulta e escolher a opção Pendências, que o sistema mostrará todas as suas pendências. Caso esteja em dia com a Instituição, o pagamento poderá ser realizado.

Na tela seguinte, você poderá optar pela impressão do Boleto Bancário ou pelo pagamento através dos cartões de crédito: Visa, Mastercard, Dinners, American Express, Hipercard.

IMPORTANTE
O não pagamento da matrícula na 1ª fase implicará no cancelamento de todas as disciplinas solicitadas.

Quitação de Débitos Anteriores
Para efetuar o pagamento de parcelas atrasadas, clique no menu Pagamento e, em seguida, escolha a opção Parcelas Atrasadas (Semestres Anteriores), para que assim seja possível a quitação de todos os débitos atrasados de uma única vez. É possível também quitar as parcelas individualmente através do menu Pagamento, opção Pagamento de Parcelas.

As formas de pagamento são as mesmas disponíveis para a matrícula, descritas no item anterior.

IMPORTANTE
Para realizar o pagamento da matrícula é necessário que não haja nenhum débito anterior ou qualquer outra pendência com o Centro Universitário Tiradentes.