Vagas PROUNI

Inscrições: 06 a 09/fevereiro 2018

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2018 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://prounialuno.mec.gov.br/, no período de 6 de fevereiro de 2018 até as 23 horas e 59 minutos de 9 de fevereiro de 2018, observado o horário oficial de Brasília - DF.

Poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente à edição de 2017, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

  • I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • IV - seja pessoa com deficiência; V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

O processo seletivo do Prouni será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas: Os resultados com a lista dos CANDIDATOS pré-selecionados, nos termos do art. 12 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://prounialuno.mec.gov.br/, nas seguintes datas:

Ø Primeira chamada: 14 de fevereiro de 2018.

Ø Segunda chamada: 2 de março de 2018.

Obs: O CANDIDATO poderá consultar o resultado das chamadas na página eletrônica do Prouni na internet.
O CANDIDATO pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Ø Primeira chamada: de 15 a 23 de fevereiro de 2018.

Ø Segunda chamada: de 2 a 9 de março de 2018.

Os candidatos não aprovados nas duas etapas descritas pode participar da LISTA DE ESPERA, para os cursos que tenham vagas não preenchidas. Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://prounialuno.mec.gov.br/, no período de 16 a 19 de março de 2018.

Obs: Importante: É de exclusiva responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos e regras estabelecidas na Portaria Normativa MEC nº 6, de 2014 e EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 -PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://prounialuno.mec.gov.br/ ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).

Documentos Xerox (Aluno e Grupo Familiar)

Comprovante de Inscrição no Prouni extraído do site

RG  / (Certidão de Nascimento p/ menores de idade)

CPF 

Histórico Escolar (Ensino Médio) do aluno

Comprovante de residência (atual) em nome do aluno ou de um dos membros do grupo familiar

Comprovante de renda:      

 Se assalariado: 6 últimos contra cheques  Se autônomo:Decore ou GPS dos 3 últimos meses Se aposentado:Extrato do INSS ( www.mpas.gov.br)

Carteira de trabalho ( p/todos maiores de 18 anos)                                                                    foto/qualificação civil/ contrato de trabalho do último vínculo e a próxima página em branco

Obs: Para os membros que tiverem há mais de 03 anos sem vínculo empregatício ativo, deverá trazer uma declaração emitida pelo Ministério do Trabalho, constando que não há vínculo empregatício ativo.

Imposto de Renda para quem declara

Declaração de Casamento ou Divórcio (do aluno e dos membros do grupo familiar ), se for o caso

Declaração de União Estável (Com firma reconhecida em cartório) do aluno ou do grupo familiar caso não possua o item acima, se for o caso

Declaração de não convivência  (Com firma reconhecida em cartório), se for o caso

Havendo a necessidade a IES poderá solicitar qualquer tipo de documento do aluno ou do grupo familiar