Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Enfermagem em Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Diferenciais do Curso

A proposta do curso é dentro do mercado profissional, desenvolver a prática segura na assistência do paciente, com a proposta de assistir com qualidade e segurança dentro dos protocolos em que os guidelines apontam a necessidade de mudanças na prática assistencial para que dentro do quadro de profissionais egressos, seja dada a devida relevância aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso prestando uma assistência baseada em evidências e prática de assistência segura ao paciente através da integração do conteúdo teórico-prático no estágio vivencial que ocorre no final do curso.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 385 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 24 parcelas de R$ 349,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 24 parcelas de R$ 279,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Atualizar e capacitar os profissionais envolvidos nos atendimentos de pessoas em estado grave, no âmbito pré-hospitalar ou hospitalar. A proposta do curso é dentro do mercado profissional, desenvolver a prática segura na assistência do paciente, para que dentro do quadro de profissionais egressos, seja dada a devida relevância aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.
O curso é voltado para a assistência ao paciente, o que torna necessário que o público alvo seja de profissionais graduados em enfermagem.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. Cabe ao professor de cada módulo fornecer material de acompanhamento das aulas até o prazo máximo de uma semana para que os alunos possam acompanhar previamente o conteúdo a ser abordado. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Aspectos Éticos, Bioéticos, Filosóficos, Políticos e Legais em Saúde 11 Conhecer e discutir os aspectos históricos e contemporâneos relacionados a ética, bioética, aspectos filosóficos, políticos e legais além de refletir sobre discernimento acerca da necessária conduta ética multiprofissional de que deve ser o prestador de Serviços em Saúde em Urgência e Emergência, bem como debater sobre a Política Nacional de Atenção as Urgências, Projeto Quali-SUS e Classificação de Risco de Manchester, buscando proporcionar o conhecimento do estudo de meios e processos que habilitem o profissional que compõe a equipe interdisciplinar.
Processos e Estratégias do Cuidar do Cuidador buscando Equilíbrio, Saúde e Bem-Estar 11 Fornecer subsídios teóricos e vivenciais para a equipe interdisciplinar de forma que os mesmos aprendam estratégias de cuidar de si mesmo para cuidar do outro, minimizando os efeitos nocivos do estresse e das doenças psicossomáticas desencadeadas nos serviços de Urgência, Emergência e UTI.
Assistência Multiprofissional no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Fixo I 33 Primeiras condutas utilizadas às vítimas de incidentes ou acidentes traumáticos ou causas clínicas, usando como modelo APH, móvel e fixo. Assistência da equipe multidisciplinar prestada a esse paciente enfermo, fornecendo e discutindo conhecimentos como: Avaliação de Cena, Biomecânica do Trauma, Prevenção do Trauma, Sistema de Triagem START, Logística de funcionalidade e atribuições de cada profissional das unidades móveis e fixa no APH, Atendimento Inicial ao Politraumatizado em Pediatria, Adulto, Gestante e Idosos, Tipos de Transporte, uso do KED, retirada rápida de veículos e de capacete, Formas de Imobilização, Liberação e Controle de vias Aéreas, Afogamento, Tipos de Choque e Reposição Volêmica, Suporte Básico e Avançado de Vida no APH a vítimas de Parada Cardiorrespiratória.
Assistência Multiprofissional no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Fixo II 22 Conhecer os cuidados com o Recém-Nascido (RN) após o parto, PCR em RN, principais urgência neonatais e pediátricas; Conhecer aspectos relacionados às urgências obstétricas e aspectos fisiológicos, patológicos, discutindo algumas urgências obstétricas como: DPP, placenta prévia e doenças hipertensivas especificas da gestação; Conhecer aspectos relacionados as urgências no idoso, enfatizando o trauma no idoso e noções em urgências psiquiátricas.
Bases Fisiopatológicas em Pacientes Críticos 22 Conhecer alterações fisiopatológicas em pacientes críticos como: adaptação, dano e morte celular, breve revisão de imunologia, distúrbios imunológicos, alterações do equilíbrio ácido-básico, alterações do equilíbrio hídrico e eletrolítico, distúrbios hematológicos, genéticos, endócrinos, oncológicos, infecciosos e parasitários.
Bases Farmacológicas Aplicadas a Pacientes Críticos 22 Proporcionar ao profissional, fundamentos teóricos básicos sobre fármacos e medicamentos, visando aplicá-los no dia-a-dia do Serviço de Urgência, Emergência e UTI, aprimorando as bases do conhecimento técnico e científico, com ênfase na correlação farmacocinética-farmacodinâmica, necessário para uma abordagem apropriada e oportuna em urgências farmacológicas. Além disso, despertar no profissional a necessidade de sua atuação em equipe multidisciplinar para propiciar o uso racional dos medicamentos para pacientes em estado crítico.
Avaliação Clínica Aplicada ao Paciente Crítico 22 Discutir e conhecer os aspectos relacionados à aplicabilidade da avaliação clínica ao paciente crítico como: anamnese, exame físico, balanço hídrico, interpretação de exames laboratoriais, exames de imagem e funcionamento de Bombas de Infusão, bem como entendendo a avaliação clínica e condutas frente às intoxicações exógenas e alimentar e acidentes por animais peçonhentos.
Assistência Multiprofissional na Terapia Intensiva 22 Conhecer a fundamentação para elucidação dos cuidados de saúde pelos diversos profissionais intensivistas ao paciente grave; Avaliar as manifestações clínicas em pacientes com necessidades emergências em UTI; Monitorar os principais parâmetros de gravidade das urgências em UTI; Cuidar do paciente numa atenção integral, humanizada e multidisciplinar; Atentar para os princípios estabelecidos pela ética e bioética profissional no processo de cuidado e trabalho emergencial em UTI.
Biossegurança, Epidemiologia e Bioestatística Aplicadas às Urgências, Emergências e Terapia Intensiva 11 Estudo do processo saúde-doença do ambiente profissional possibilitando a compreensão das principais doenças adquiridas em campos de prática de urgência e emergência, bem como UTI, seus vetores, agentes etiológicos, classe de risco, visando a construção de mapas de riscos como instrumental na prevenção de acidentes, discutindo sobre a instrumentalização e discussão da importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos, bem como realizar discussão e demonstração de condutas indicadas em primeiros socorros. Além disso, apresentar e discutir os principais indicadores epidemiológicos e bioestatísticos aplicados a esses setores.
Metodologia Científica e do Ensino Superior I 11 Discutir aspectos relevantes da importância textual para a elaboração cientifica e de caráter individual sobre o artigo em produção.
Metodologia Científica e do Ensino Superior II 11 Discutir aspectos relevantes da importância textual para a elaboração cientifica e de caráter individual sobre o artigo em produção.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Cardiovascular 22 Humanização e Sistematização da Assistência Multiprofissional em Urgências, Emergências nas Afecções do Aparelho Cardíaco, bem como os cuidados aos pacientes críticos com distúrbios cardíacos internos em UTI. Estudo do eletrocardiograma, ecocardiograma, principais distúrbios em cardiologia, arritmias, Parada Cardiopulmonar e a assistência prestada dentro das novas atualizações da Associação Americana de Cardiologia para a Reanimação no contexto intra-hospitalar.   Discutir os principais distúrbios Hematológicos, enfatizando as situações de urgência e emergência.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Neurológico e Distúrbios Psiquiátricos 22 Discussão em Urgências e Emergências nas Afecções do Sistema Nervoso, bem como fornecer subsídios teórico-prático nos principais distúrbios psiquiátricos, incluindo prática de tipos de contenções a pacientes com distúrbios psiquiátricos.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Renal 22 Imunohematologia (I): Bases moleculares dos antígenos de grupos sanguíneos, visão geral dos testes moleculares em imunohematologia; Sistema ABO sistema Rh e suas Complexidades, significado clínico dos anticorpos, laboratório de imunohematologia avançada, sistema Kell e Kx, sistema Duffy, sistema Kidd, sistema MNS, sistema Diego, técnicas moleculares para análise imunohematológicas, doença hemolítica do feto e do recém-nascido, anemia hemolítica autoimune: investigação clínica e sorológica.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações dos Sistemas Respiratório e Metabólico 22 Conhecer aspectos pertinentes a Humanização e Sistematização da Assistência de profissionais em Urgência, Emergência nas Afecções do Sistema Respiratório, bem como afecções que estão relacionadas no âmbito da Terapia Intensiva, discutindo tipos de modalidades de ventilação mecânica e as atribuições da equipe multiprofissional.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico Politraumatizado 22 A disciplina contemplará os vários tipos de trauma levando em consideração seus diversos aspectos, que vão desde a prevenção até as intervenções necessárias para o seu diagnóstico, manuseio adequado, medidas terapêuticas e assistência. Assistência da equipe multiprofissional, visando Humanização nas Urgências e Emergências traumáticas: neonatais, pediátricas, adulto, gestante e idoso, discutindo aspectos como: Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Trauma Abdominal, Trauma Raquimedular, Trauma de Extremidades, Amputações Traumáticas, Fraturas e Imobilizações, bem como a assistência prestada a estas vítimas em UTIs.
Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI 11 Conhecer os aspectos epidemiológicos, prevenção, tipos de indicadores e marcadores para o controle e avaliação de infecção na UTI, visando a diminuição dos níveis de infecção e possibilidades de infecções cruzadas em situações de urgências.
Relacionamento Interpessoal e Comunicação Humana 11 Discutir aspectos relevantes da importância do relacionamento interpessoal e comunicação humana, como conceitos e tipos de relações, conceitos e tipos de comunicação, estratégias para promover um trabalho de qualidade em equipe interdisciplinar.
Aspectos Emocionais do Trabalhador em Unidades de Emergência e UTI 11 Discutir aspectos relevantes da importância do relacionamento interpessoal e comunicação humana, como conceitos e tipos de relações, conceitos e tipos de comunicação, estratégias para promover um trabalho de qualidade em equipe interdisciplinar.
Gestão em Serviços de Saúde de Baixa, Média e Alta Complexidade 11 Conheceras teorias do gerenciamento para atuar nos serviços de Urgência, Emergência e UTI, considerando que a logística é subsidiada por aspectos pessoal e de recursos, bem como pela aplicabilidade da metodologia de planejamento e organização do processo dos diversos níveis de saúde (baixa, média e alta complexidade), visando uma assistência e logística de qualidade ao paciente em estado crítico.
Estágio Vivenciado 33 Desenvolver habilidades em campo   na assistência ao paciente crítico   no que se refere a compreensão de como se deve realizar uma avaliação clínica de pronto atendimento. Proporcionar o aluno a vivencia de atuar traçando condutas emergencistas , e/ou intensivistas de acordo com os Guidelines previamente discutidos durante as disciplinas cursadas anteriormente.   Poder esclarecer ao aluno os critérios de intervenção precoce, e alta na dinâmica assistencial do paciente de urgência e emergência.
Trabalho de Conclusão de Curso - O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 385  
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100