Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Treinamento Físico Esportivo e Individualizado

Diferenciais do Curso

A proposta do curso é capacitar o aluno para atuar na prescrição do treinamento físico esportivo individualizado. O desenvolvimento dessa habilidade se dará a partir de aulas teóricas e práticas ministradas por um corpo docente com vasta experiência profissional e acadêmica de diversas áreas do País. Além disso, a grade curricular conta com aulas práticas específicas de CrossFit, treinamento funcional e práticas esportivas, as quais serão utilizadas as instalações do CF MCZ localizado na Rua Barão de Jaraguá, que possui o aparato técnico-científico necessário para a realização de tais atividades e conteúdo.

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Características

  • Carga Horária 374 horas
  • Periodicidade Quinzenal
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL)
  • Investimento Matrícula + 22 parcelas de R$ 350,00 (Valor total: R$7.769,90)
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 22 parcelas de R$ 245,00 (Valor total: R$5.459,90)

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Informações do Curso

O curso de especialização em Treinamento Físico Esportivo e Individualizado possibilitará um espaço de estudo, reflexão e pesquisa em métodos de treinamento físico, proporcionando aos profissionais da área da reabilitação e do alto rendimento esportivo, a análise e a reflexão crítica dos conceitos, valores e práticas em busca de novas perspectivas de intervenção na sociedade gerando a possibilidade do profissional atuar com um olhar interdisciplinar; desenvolvendo referencial teórico–prático, facilitando uma atuação mais especializada de sua ação profissional.
Profissionais da área da saúde graduados em Educação Física, Fisioterapia ou Medicina que atuem ou pretendam atuar na área da prescrição e monitoramento de treinamentos físicos de alto desempenho ou voltados à promoção da saúde e reabilitação física.
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Esportivo e Individualizado se dará por meio de aulas expositivas na Unit/AL, aplicando métodos de ensino capazes de possibilitar que a relação ensino-aprendizagem seja garantida efetivamente, com o objetivo de permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. Para tanto, serão aplicadas metodologias de ensino que abordem as seguintes ferramentas de ensino-aprendizagem: estudos de casos; discussões e análise crítica de literatura científica; simulações; mesa-redonda; debates; seminários; tutorias em estudos dirigidos; pesquisa em plataformas/bases dados; além de incentivar a busca de ações práticas baseadas em evidências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Fisiologia Geral e do Exercício 22 h Introdução ao estudo dos sistemas cardiorrespiratório e muscular: parâmetros, terminologia e respostas em situação de repouso e exercício.
Neurofisiologia e controle motor 11 h Introdução ao estudo do sistema do sistema nervoso central e periférico: parâmetros, terminologia e níveis de controle motor em situação de repouso e exercício ou de saúde e doença.
Bioenergética no esporte e exercício 11 h A importância da bioenergética ou vias anaeróbias e aeróbia de produção de ATP e suas diferentes potências nas diferentes atividades físicas. Os nutrientes, classificação, função e armazenamento. Metabolismo dos nutrientes. Combustível no trabalho muscular.
Recursos ergogênicos no exercício e esportes 11 h Orientação nutricional. Suplementação dietética antes e depois das atividades físicas. Radicais livres e os antioxidantes. Recursos fitoterápicos; Nutrição para a saúde, dieta balanceada, alimentos funcionais. Nutrição para o desempenho, nutrição antes do exercício, nutrição durante o exercício, nutrição após exercício. Nutrição para controle de peso e composição corporal.
Biomecânica e Avaliação do Movimento Humano aplicado ao treinamento físico 22 h Investigação e análise do movimento humano usando a física, particularmente a mecânica, como ferramenta para esta análise. Anatomia do aparelho locomotor (teoria e prática). Biomecânica dos tecidos ósseo e articular; Biomecânica Neuromuscular; Biomecânica Funcional; Análise Cinesiológica: Membros Superiores; Análise Cinesiológica: Membros Inferiores + Coluna vertebral; Métodos aplicados a medição de variáveis cinemáticas, cinéticas, eletromiograficas e antropométricas; Modelos em biomecânica; Biomecânica das Lesões Músculo-esqueléticas; Biomecânica do Andar e Correr; Princípios do Meio Líquido; Prevenção de lesões musculares e articulares e melhoria do rendimento físico e desportivo.
Fisiologia e avaliação do exercício físico aeróbio 22 h Discussão dos principais conceitos fisiológicos, para o entendimento da bioenergética corporal em repouso e em exercício e desta forma prescrever a dose de exercício aeróbio ideal estabelecido individualmente; Analisar, criticar e questionar as atuais concepções de atividade física verificando sua veracidade fisiológica, além de estabelecer entendimento fisiológico para futuras concepções; Estabelecer, a partir de conhecimento científico, os limites fisiológicos dos mais diferentes indivíduos, respeitando suas características individuais aeróbias.
Fisiologia e avaliação do exercício físico contra resistência 22 h Evolução e determinantes da capacidade anaeróbia muscular com a idade; Respostas agudas e crônicas cardiovasculares e respiratórias ao treinamento de força (bioquímicos e fisiológicos, neurais e hipertróficas); Características da prescrição do treinamento de força para idosos (intensidade, frequência, repetições e séries); Precauções no treinamento de força em grupos com necessidades especiais; Elaboração de programas de treinamento (tipos de séries, periodização).
Treinamento físico e crescimento, desenvolvimento e maturação biológica de crianças e adolescentes 22 h Conceitos de crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Influência do exercício sobre os estágios de crescimento e desenvolvimento físico e motor da criança e do adolescente. Maturação biológica. Elaboração de programas de treinamento (tipos de séries, periodização) baseados em evidências.
Avaliação postural e possíveis soluções corretivas no aparelho musculoesquelético de atletas e não-atletas 22 h Introduzir ao aluno conceitos sobre postura corporal e sobre a relação entre a prática de exercícios físicos e a profilaxia e diminuição das alterações posturais. Fornecer conceitos e instrumentos para a elaboração de programas de atividades físicas adaptadas as pessoas com disfunções músculo esqueléticas: fibromialgia, osteoartrite e osteoporose por meio da abordagem das evidências científicas da área.
Gestão de Academia e Marketing pessoal 11 h Desenvolver ações de melhoria e modernização nas práticas de trabalho e gerenciamento a partir da aplicação de ferramentas própria e com auxilia da tecnologia da informação; Compartilhar práticas modernas de gestão esportiva (planejamento); Criar um ambiente de relacionamento (net working) pró-ativo entre os profissionais interessados nos estudos futuros do tema “Profissionalização da Gestão Esportiva”. Proporcionar ao aluno o conhecimento teórico dos conceitos, princípios e das principais ferramentas relacionadas à administração mercadológica, como forma de proporcionar o discernimento para o seu competente domínio conceitual e prático/operacional, para detectar e atender as necessidades de mercado; Aprofundar os conhecimentos na área de marketing esportivo, compreendendo o ambiente, mercado e potencialidades do esporte como produto; Capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de gestão de marketing esportivo; Estudar as estratégias desenvolvidas pelas organizações ligadas ao esporte (entidades esportivas, clubes, equipes, empresas, assessorias).
Metodologia da Pesquisa em Ciência do Exercício e do Esporte 22 h Discutir elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento da pesquisa científica na área da saúde. Definir os tipos de estudos na área da saúde e suas relações com as formas de análise de dados. Realizar levantamento bibliográfico nas bases de dados em saúde. Descrever os tipos de artigos científicos e realizar delineamento de projetos de pesquisa para elaboração de artigo científico na área das Ciências do Exercício e Esporte.
Bases teóricas e práticas de Prescrição da Ginástica de academia 22 h Vivência orientada e estudo crítico dos diferentes métodos de ginástica em academia. Concepção do corpo em uma aula. Proposta metodológica para iniciantes e avançados. Análise biomecânica dos exercícios de membros inferiores e superiores, glúteos e abdômen. Tipos de abordagem muscular. Planejamento e organização em ginástica. Macrociclo, mesociclo e microciclo na ginástica.
Metodologia e Prescrição das Atividades Aquáticas 22 h Conceitos, objetivos, aspectos fisiológicos da imersão em meio líquido. Direcionamento e atendimento a grupos especiais dentro do contexto aquático. Uso das atividades aquáticas para fins profiláticos. Estrutura e planejamento das sessões.
Metodologia e Prescrição de treinamento físico personalizado para grupos especiais 22 h Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre os aspectos científicos e atuais relacionados à fisiologia, fisiopatologia, caracterização e avaliação da diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, envelhecimento, obesidade e síndrome metabólica. Benefícios, riscos e cuidados na prescrição e adaptação de exercícios aeróbios, resistidos e de alongamento para pessoas com necessidades particulares. Formas de prevenção e tratamento dos distúrbios da saúde.
Medidas e protocolos de avaliação no esporte de alto rendimento e na saúde 22 h Familiarizar o aluno aos testes utilizados na prática da avaliação das capacidades físicas; apresentar ao aluno as vantagens e limitações dos diferentes procedimentos relacionados à avaliação e dar subsídios para que o aluno possa escolher e realizar o teste mais apropriado para a avaliação das diferentes capacidades físicas.
Neurociência aplicada ao alto rendimento esportivo e reabilitação 22 h Aplicação dos conhecimentos neuroanatômicos e neurofisiológicos no entendimento do rendimento físico e motor. Discussão das mais novas evidências científicas do uso de técnicas de neuromodulação para fins ergogênicos no Esporte de alto rendimento e para reabilitação física.
Bases teóricas e metodológicas do Treinamento Funcional 22 h A teoria do treinamento é importante para toda e qualquer prática sistematizada de atividade física, seja ela de atletas de alto rendimento ou de pessoas que praticam atividade física por lazer e saúde. O entendimento da organização do treinamento permite otimizar o rendimento para obtenção de maiores níveis de performance. A prescrição de treinamento é um momento delicado na atuação com treinamento de força, pois exige que o profissional associe todas as variáveis para elaborar o que o praticante vai fazer, por que e como. Elaborar diversas planilhas de treinamento para praticar as adaptações necessárias no dia a dia nos treinamentos visando o ganho de força.
Princípios básicos e avançados dos exercícios com peso livre 22 h Análise dos padrões de movimento demonstrando as disfunções, fraquezas e pontos de performance. Discussão a respeito dos conceitos de Anatomia Funcional e "Sistema de Movimento Humano" e suas repercussões nas limitações de entendimento do funcionamento do corpo; Principais disfunções músculo-esqueléticas: Avaliação e Exercícios Corretivos; Padrão de movimento desejado - eficiência técnica e melhoria do desempenho: Experimentação e Abordagem sobre os principais exercícios para membros superiores, inferiores e corrida; Entendimento a cerca da metodologia de treinamento físico que mais cresce no Brasil e no Mundo (CrossFit); Aula prática de exercícios complexos – agachamento e variações, levantamento terra, stiff e variações.
Bases Metodológicas do Levantamento de Peso Olímpico 22 h Análise dos padrões de movimento contidos na modalidade de levantamento de peso olímpico (LPO). Discussão à respeito dos pontos de performance e análise cinemática dos movimentos clássicos do LPO. Estratégias de treino e montagem de aulas para atletas e não atletas.
Seminários avançados em pesquisa 11 h Realização de seminários multidisciplinares os quais envolvem algum parâmetro do treinamento esportivo e personalizado, podendo ser de cunho teórico ou experiência prática na área. Apresentações das propostas de trabalhos de conclusão de curso dos discentes.
Trabalho de Conclusão de Curso - Para obtenção do respectivo certificado, como requisito parcial, é necessária a elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual deverá ser desenvolvido no formato de Artigo Científico e orientado por Docente Mestre ou Doutor do curso.
Total 374 h  
Centro Universitário Tiradentes
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