Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Terapia Cognitiva e Comportamental

Diferenciais do Curso

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu em Terapia Cognitivo-Comportamental com carga horária de 376 horas. Oferece diferencial que possibilita uma maior qualificação da formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, intensifica e amplia conhecimentos sobre o fazer clínico desta perspectiva teórica de referência. A especialização conta com um corpo docente constituído por profissionais de referência nacional na área e vem para atender uma demanda no mercado de trabalho alagoano carente de fomento sobre Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo uma Pós Graduação de referência no Estado.

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Características

  • Carga Horária 376 horas
  • Periodicidade Mensal
  • Horário Sextas-feiras: 18h30 às 22h e Sábados: 8h às 12h e 14h às 18h
  • Local Centro Universitário Tiradentes – Alagoas
  • Investimento Matrícula + 24 parcelas R$649,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, 24 parcelas de R$ 519,00, totalizando R$12.456,00

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Informações do Curso

Formar profissionais com amplo domínio da teoria prática, princípios éticos e pesquisas recentes em Terapia Cognitivo Comportamental, além de sua aplicação em diferentes populações e contextos clínicos e institucionais, no formato individual e em grupo.
Profissionais graduados em Psicologia e Medicina. O Departamento de Psicologia oferecerá aos alunos do curso de especialização uma prática, como estagiários no Centro de Psicologia Aplicada - CPA. Esse estágio só poderá ser realizado pelos graduados em Psicologia. Os Alunos com graduação em Medicina poderão fazer o curso, mas não poderão realizar esta prática, obtendo a certificação de Curso de Extensão e não de Especialização.
A metodologia empregada será do tipo ativa que envolve a iniciativa do estudante, alcançando dimensões afetivas e intelectuais o que a torna mais a aprendizagem sólida e contextual. Mediante esta metodologia o profissional desenvolverá um ensinamento crítico e reflexivo o que facilitara seu desenvolvimento prático. Abaixo segue uma breve descrição das variadas estratégias educacionais utilizadas, para alcançar a integração entre teoria e prática:
  1. Aulas expositivas interativas: As aulas expositivas serão apresentadas em formato de palestra e comunicação do relato de experiência de profissionais da área para incentivar o estudo individual e debates em grupo.
  2. Estudos de caso: O estudo de caso é uma ferramenta importante pois articula conhecimentos teóricos com a prática profissional. Tem como objetivo estimular os estudantes a refletir sobre impasses da prática.
  3. Discussões em grupo: O formato de discussão em grupo assume prioridade com a utilização das metodologias ativas pois, além de fomentar a discussão e consolidação do conteúdo, desenvolve habilidades interpessoais e de comunicação que serão a base do trabalho em equipe ao longo da vida profissional.
  4. Estudos dirigidos: Os estudos dirigidos acontecerão em casos específicos mediante solicitação e aprovação da coordenação geral da pós-graduação. Serão desenvolvidos na modalidade à distância e presencial.
  5. Vivência profissional supervisionada: Atividade realizada no Centro de Psicologia Aplicada – CPA. A atividade tem como objetivo inserir o profissional em uma experiência real de atendimento clínico.
  6. Visitas Técnicas: A visita técnica, embora não obrigatória, é uma possibilidade ao longo do curso que além de proporcionar o reconhecimento do cenário de prática auxilia na ampliação do futuro campo de atuação profissional.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Fundamentos Teóricos das Terapias Cognitivas 11 Mapear o campo das abordagens Cognitivo-Comportamentais; aprofundando suas premissas filosóficas, teóricas e técnicas, passando pelos aspectos históricos e discutindo as direções futuras das teorias que compõem a abordagem. Além de traçar um paralelo entre as diferentes abordagens, analisar suas contribuições para as áreas clínica, educacional, organizacional e social.
Fundamentos Teóricos e Práticos da Terapia Comportamental 11 Apresentar a base histórica, filosófica, princípios teóricos e práticos da Teoria Comportamental.
Ética e Fundamentos Práticos das Terapias Cognitivas: Conceitualização de caso 11 Promover a reflexão crítica sobre a importância da atuação ética no contexto da Psicoterapia , caracterizar e discutir sobre os aspectos teóricos e práticos para realização do processo de conceitualização de caso.
Fundamentos Práticos das Terapias Cognitivas: Avaliação 11 Identificar as melhores estratégias e os melhores instrumentos para a avaliação dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Fundamentos Práticos das Terapias Cognitivas: Técnicas 11 Abordar aplicação dos conceitos das terapias cognitivas e comportamentais no contexto clínico, suas principais técnicas (cognitivas e comportamentais) e intervenções utilizadas na psicoterapia individual ou em grupo com adultos.
Treinamento de Habilidades Sociais 11 Identificar os fatores que contribuem para a qualidade dos relacionamentos interpessoais e analisar as relações interpessoais à luz do campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais.
Psicofarmacologia e Terapia Cognitiva dos Transtornos de Ansiedade 22 Reconhecer os fundamentos do tratamento farmacológico associado à prática psicoterápica sob o referencial cognitivo-comportamental e informar sobre os fundamentos teóricos e práticos das Terapias Cognitivas para os Transtornos Ansiedade.
Terapias Cognitivas e Mindfulness 11 Informar sobre aplicação dos conceitos das Terapias Cognitivas e Mindfulness no contexto clínico.
Terapia Cognitiva dos Transtornos Depressivos 11 Abordar aplicação dos conceitos teóricos e práticos das Terapias Cognitivas para Depressão e Suicídio.
Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares 11 Apresentar os princípios teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicado aos Transtornos Bipolares.
Terapia Cognitiva dos Transtornos da Alimentação e Obesidade 11 Mostrar os fundamentos da teoria e da prática da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicado aos Transtornos da Alimentação e Obesidade.
Terapia Cognitiva do Transtorno Obsessivo- Compulsivo 11 Aborda os princípios teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicado ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Terapia Cognitiva da Esquizofrenia 11 Apresentar os fundamentos teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a Esquizofrenia.
Terapia Cognitiva dos Transtornos Relacionados à Substâncias e Transtornos Aditivos 11 Expor os princípios teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicado aos Transtornos relacionados a substâncias e transtornos aditivos.
Terapia Cognitiva para Dependência de Internet e Jogos Eletrônicos 11 Apresentar os princípios teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicado a dependência de internet e jogos eletrônicos.
Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência 22 Caracterizar e discutir, partindo de uma visão de desenvolvimento ao longo da vida, os diferentes problemas comportamentais, cognitivos e emocionais que podem ocorrer como fruto da interação de variáveis do indivíduo e do ambiente. Instrumentalizar a realização. de intervenções (cognitivas e comportamentais) e ações de prevenção na infância e adolescência.
Terapia Cognitiva do TDAH e Transtornos Disruptivos 11 Explicar os fundamentos teóricos e práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Transtornos Disruptivos.
Psicologia Escolar e Terapia Cognitivo-Comportamental 11 Apresentar os princípios da Psicologia Escolar e a aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Psicologia da Saúde e Terapia Cognitivo-Comportamental 11 Compreender as bases epistemológicas das Terapias Cognitivas que compõe a Psicologia da Saúde e que auxiliam na compreensão, análise, desenvolvimento e atuação profissional
Psicologia do Esporte e Terapia Cognitivo Comportamental 22 Abordar a intersecção entre a Psicologia do Esporte e a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos 11 Apresentar aplicação dos princípios, conceitos e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental no contexto grupal.
Terapia Cognitiva Sexual 11 Demonstrar a aplicação dos princípios, conceitos e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental na abordagem da sexualidade
Terapia de 3ª Geração: Terapia do Esquema 11 Conhecer os aspectos teóricos e recursos técnicos da Terapia. do Esquema.
TCCs e Transtornos de Personalidade 11 Fornecer condições que permitam a compreensão dos principais elementos advindos das TCCs. Compreendendo os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais da personalidade na visão de Beck, Young e Marsha Linehan.
Terapias de 3ª Geração: Terapia Comportamental Dialética 11 Proporcionar conhecimento teórico e prático sobre Terapia Comportamental Dialética (DBT).
Terapias de 3ª Geração: Terapia Focada na Compaixão 11 Proporcionar conhecimento sobre Terapia Focada na Compaixão e o processo de aplicação da compaixão na psicoterapia.
Investigação e Pesquisa Científica 30 Metodologia científica como estratégia de produção do conhecimento em Terapia Cognitivo Comportamental.
Estágio Supervisionado 44 Prática Clínica da Terapia Cognitivo-Comportamental no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UNIT e intervenções com crianças, adolescentes e adultos (individual e grupo).
Total 376  
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