Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Teologia e Ciências Religiosas

Diferenciais do Curso

Única pós-graduação nesse formato no Estado; - Todos os professores têm vivência na área que atuam; - Aplicabilidade prática dentro dos módulos.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 374 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento
  • Benefício

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Dentre os principais objetivos dessa Pós Graduação, podemos destacar:

  • Elaborar cientificamente um saber teológico que responda às questões existenciais, sociais e religiosas do ser humano;
  • A humanização cristã e a importância do indivíduo para a sociedade;
  • Oferecer critérios de discernimento à compreensão do mundo e da vida religiosa;
  • Elaborar o saber teológico como exigência da promoção integral do ser humano;
  • Resgatar o teológico presente em todo processo de libertação e transformação da realidade, estabelecendo processos educativos a partir da ótica cristã.
Profissionais que tenham cursado bacharelado ou licenciatura em Teologia. Como também, outros profissionais que tenham nível superior em outras áreas do conhecimento e se propõem a discutir os objetivos desse curso.

O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas.

Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates de experiências.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Bases do Monoteísmo 11 Filosofia da Religião. Conceito de Sagrado. Paganismo. Passagem do paganismo ao monoteísmo. Conceito de Deus. Religião e Religiosidade. Sincretismo. Fundamentalismo religioso. Ecumenismo, Escatologia. Teologias das religiões monoteístas.
Religião, Ética, Política e Sociedade 11 Definição de ética. Diferença entre ética e moral. Consciência, Autonomia e Heteronomia. As articulações, relações e tensões entre a religião e a política. As metamorfoses políticas e religiosas, desde a Grécia Clássica até as sociedades democráticas contemporâneas. A concepção ética e liberal da separação entre política e religião. Religião, Política e Secularização. A concepção crítica das relações entre religião e política em um mundo “pós-secular” e “pós-metafísico”.
História das Religiões 22 O surgimento das religiões, contexto histórico e cultural das religiões, características e evolução das religiões, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo.
Semiótica das Religiões 22 Religião como referência do real. Religião como representação do real. Religião como substituição do real. Religião como conhecimento do real. Linguagem e abstração. O mundo como linguagem. Abrir as janelas: olhar para o mundo. O que é semiótica. Semiótica e semiologia. Fundamentos de semiótica. A teoria do signo, semiose e significação. Definição de signo. A lógica da evolução e crescimento dos signos. Categorias do pensamento e da natureza: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. Objeto e o Interpretante. Redes de classificações triádicas do Signo. Analise do signo religioso. Analise semiótica do signo religioso. Objetivo geral: Capacitar conforme a compreensão da sugestabilidade da linguagem dos símbolos religiosos como categoria semiótica.
Antropologia das Religiões 22 O animal humano como “homo religiosus”. Gênese da Antropologia Religiosa. O fenômeno religioso. A cultura religiosa na História. Antropologia Religiosa e Teologia. Antropologia Teológica Fundamental.
Sociologia das Religiões 22 O surgimento da sociologia e seu objeto de estudo. A ciência da religião e sua relação com a sociologia. As escolas sociológicas clássicas: O conceito de Religião em Durkheim, Weber e Marx. As escolas sociológicas contemporâneas: O papel da religião na sociedade contemporânea. A religião e a modernidade líquida em Bauman.
Psicologia do Fenômeno Religioso 22 Questões históricas e epistemológicas do estudo psicológico da religião. Interfaces entre psicologia e religião. Estudo da experiência religiosa enquanto processo subjetivo e complexo. Influências culturais, sociais e institucionais na vivência religiosa e o impacto da religião sobre a subjetividade. Principais escritores clássicos da Psicologia da Religião.
Fenomenologia da Religião 22 A fenomenologia da religião será problematizada a partir do pensamento dos principais pensadores da contemporaneidade. O estudo abordará o pensamento de Nietzsche, Husserl, Heidegger, Sartre, Clodovis Boff e Leonardo Boff. A proposta é apresentar por meio dos estudos teóricos o método fenomenológico, a hermenêutica existencial, a ciência da religião e o conceito de teologia.
Religião e Direitos Humanos 22 As raízes teológicas dos direitos humanos no Ocidente. Os direitos humanos modernos como secularização dos princípios cristãos. A influência da ideia de fraternidade universal na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. A contribuição das religiões mundiais para a promoção dos direitos humanos na contemporaneidade. Os fundamentalismos religiosos e os direitos humanos. Diálogo inter-religioso e direitos humanos. Uma teologia ecumênica para a paz. Sobre a ética das religiões universais e direitos humanos. É possível uma fundamentação religiosa dos direitos e das responsabilidades humanas em um mundo “pós-secular”? Religião, política e direitos humanos hoje. Multiculturalismo e pluralismo religioso no Estado secular.
Metodologia da Pesquisa 11 A Importância da metodologia no âmbito da pesquisa acadêmica. Tipos, níveis, etapas e planejamento da pesquisa científica. Diretrizes básicas para elaboração de trabalhos didáticos, acadêmicos e científicos. Normas técnicas da ABNT: NBR 14724 Apresentação do trabalho acadêmico, NBR 6023 Referências, NBR 10520 Citações, NBR 15287 Projeto de Pesquisa, NBR 10719 Relatório técnico e/ou científico, NBR 6022 Artigos Científicos. Produção científica vs. publicação em periódicos. Plataforma lattes.
Administração, Organização e Controle de Espaços Religiosos 22 Definição Planejamento. Tipos de Planejamento. Planejamento estratégico e seus elementos. Missão e Visão institucional. Matriz SWOT. Cadeia de Valor. Mapas Estratégicos. Planos de Ação. Indicadores de Desempenho. Modelo das 05 forças de Porter. Metodologias de implantação do planejamento estratégico nas organizações. Estratégias Competitivas. Implementação de Estratégias. Evolução do Planejamento Estratégico. Processo decisório. Controles Estratégicos.
Contabilidade Eclesial 22 Fundamentos Introdutórios da Contabilidade; Normas e Princípios Contábeis; Equação Patrimonial e suas Variações; Procedimentos Contábeis; Contas e Plano de Contas; Escrituração Contábil; Métodos das Partidas Dobradas; Regimes Contábeis; Balancete de Verificação; Aspectos Fiscais; Principais Livros Contábeis, Demonstrações Contábeis Aplicada ao Terceiro Setor.
Planejamento e Orçamento de Espaços Religiosos 22 Conceito de planejamento e orçamento. Finalidade do orçamento em instituições não lucrativas. Mecanismos orçamentários para instituições do terceiro setor. Prestações de Contas. Conceito de Orçamento. Planejamento Orçamentário. Mecanismos Orçamentários. Consolidação do Orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo de caixa projetado.
Constituição do Ensino Religioso no Brasil 22 História e a legislação do Ensino Religioso no Brasil. O ensino religioso na Constituição. O Ensino Religioso na Nova lei de Diretrizes e Bases Nacionais.
Alimentos Sagrados e Interdições 11 Alimentação e religião. Bebidas e alimentos sagrados. Rituais e interdições alimentares nas diversas religiões. História da alimentação. Folclore alimentar. Plantas sagradas. Sistemas alimentares e patrimônio imaterial. Representações sociais da alimentação.
Ritos e Sistemas Simbólicos 22 Mito e rito. As origens rituais da sociedade. Rito religioso como sistema de representação e sistema cultural. Eficácia simbólica do ritual como modos de significação e experiência social. Introdução às teorias semiológicas do signo: Mensagens imagéticas. O símbolo como signo. Dos signos visuais aos textos: regimes textuais da significação visual. Metodologia de análise semiótica voltadas para símbolos religiosos.
Desafios do Cristianismo Contemporâneo 22 A discussão dos pressupostos epistemológicos e hermenêuticos do Cristianismo contemporâneo (Protestantismo Histórico, Pentecostalismo, Neo Pentecostalismo, Pneumatologia , Eclesiologia, Cristologia, Ecumenismo e Antropologia Teológica) numa interface com as culturas e as dinâmicas societárias que marcam o pensamento secular e pós-secular no desenvolvimento da concepção de Espaço Público.
Projeto Final de Curso 44
Total 374
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100