Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Diferenciais do Curso

  1. Parcerias  com empresas,  Estágio Clínico e Institucional, Projetos sociais e, em especial, um corpo docente altamente especializado, de reconhecida seriedade e competência profissional;
  2. Aprendendo na Prática - Projetos especiais
  3. Aquisição de instrumentos teóricos e técnicos, qualificando o profissional para intervir no processo psicopedagógico, em diferentes espaços em que ocorrem os processos de aprendizagem.

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Características

  • Carga Horária 384 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 24 parcelas de R$ 279,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 24 parcelas de R$223,20 15% de desconto para funcionários da AMA, Matrícula + 24 parcelas de R$237,15 10% de desconto para empresas parceiras a Unit, Matrícula + 24 parcelas de R$251,10

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Informações do Curso

Geral: qualificar o profissional de psicopedagogia para que possa planejar e intervir em problemas de aprendizagem numa perspectiva clínica e institucional.
Este curso destina-se aos profissionais da educação (professores e pedagogos), psicólogos e fonoaudiólogos.
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional se dará por meio de aulas expositivas na Unit/AL, aplicando métodos de ensino capazes de possibilitar que a relação ensino-aprendizagem seja garantida efetivamente, com o objetivo de permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento.
 
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Fundamentos psicopedagógicos 22 Os Fundamentos da Psicopedagogia: Objeto de estudo. Modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Visão histórica e atual da Psicopedagogia. Campos de atuação. Perspectivas. Legislação. O processo psicopedagógico: diagnóstico, intervenção e superação. A intervenção psicopedagógica no contexto escolar, clínico e cultural. Formas de atuação do psicopedagogo. As diferenças e as relações entre a Psiocopedagogia terapêutica e preventiva.
Teorias da aprendizagem 22 As contribuições das principais teorias da aprendizagem contemporâneas para o processo educacional. Escola e construção do conhecimento: as pesquisas no contexto educacional brasileiro. Abordagens Fundamentais: Cognitivismo, Behaviorismo, Construtivismo, Psicologia Desenvolvimentista,Evolucionismo e Fenomenologia.
Diversidade e inclusão educacional 22 Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para Todos.
Didática e metodologia do ensino superior 22 A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Mídias tecnologias e aprendizagem 11 Tecnologias, Mídias e Jogos Virtuais. Geração y. A utilização da web pelo psicopedagogo e por alunos. A importância do uso das ferramentas tecnológicas como contribuintes no processo de desenvolvimento e construção de conhecimento.
Inteligência emocional 11 Introdução; As inteligências múltiplas; A inteligência humana; Processos mentais; A teoria das inteligências múltiplas; As ‘inteligências’ identificadas por Gardner; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Sinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; A inteligência emocional; O que é?; Seus componentes; Como usar a inteligência emocional; Expandindo a inteligência emocional; A inteligência emocional no trabalho; A importância do feedback.
Psicomotricidade: corpo e movimento na psicopedagogia 11 Psicologia do desenvolvimento: definição, história, objeto e métodos. Dimensões biológicas, históricos, sociais e culturais do desenvolvimento psicológico. Principais abordagens do desenvolvimento humano e suas contribuições principais. Periodicização do desenvolvimento. A relação desenvolvimento e aprendizagem. Desenvolvimento psicológico e contemporaneidade.
Neurociência cognitiva e aprendizagem 22 Relação entre aprendizagem, educação, e o desenvolvimento do cérebro. O conhecimento da neurociência aplicado ao ensino e na abordagem dos problemas de aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem e suas patologias 22 Aprendizagem e Educação; O aprender e o não aprender; Distinção entre obstáculos de aprendizagem e obstáculos de escolarização; Os obstáculos da aprendizagem; obstáculos de natureza motora e cognitiva; Situação de não aprendizagem relacionada à atenção, memorização, linguagem, leitura e cálculo; O papel da Família no processo de aprendizagem. Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica. Possibilidades de intervenção docente.
Testes psicológicos, jogos, briquedos lúdicos 22 Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta.
Construção da leitura e da linguagem escrita 22 A leitura e a escrita como atividades sociais significativas. Evolução da leitura e da escrita. Processo de alfabetização. Os Transtornos da Aprendizagem Específicos: Dislexia e Disgrafia. Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades. A Escola e a aprendizagem da Leitura e da Escrita. A intervenção em Leitura e Escrita através de jogos psicopedagógicos.
Diagnóstico e intervenção psicopedagógica institucional 22 Compreender a dinâmica do processo de diagnóstico psicopedagógico institucional; os principais teóricos; os instrumentos e critérios utilizados no diagnóstico psicopedagógico institucional; o trabalho inter e multidisciplinar; a ética no processo diagnóstico; o caráter preventivo do diagnóstico institucional.
Diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica 22 Intervenção psicopedagógica – conceitualização e prática. A configuração clínica na prática psicopedagógica. Considerações gerais sobre deficiência mental e distúrbios específicos de aprendizagem. O método e a técnica na clínica psicopedagógica. Fundamentação teórica do modelo de avaliação. A função terapêutica. O vínculo afetivo na aprendizagem e na educação. As dificuldades escolares como um sintoma complexo. Proceder à construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática e/ou da leitura comentada de casos clássicos
Estágio supervisionado em psicopedagogia institucional 60 Compreender a dinâmica do processo de diagnóstico psicopedagógico institucional; os principais teóricos; os instrumentos e critérios utilizados no diagnóstico psicopedagógico institucional; o trabalho inter e multidisciplinar; a ética no processo diagnóstico; o caráter preventivo do diagnóstico institucional.
Estágio supervisionado em psicopedagogia clínica 60 O estágio clínico abre espaço para aplicação dos conhecimentos teórico-práticos do campo do conhecimento da Psicopedagogia analisando criticamente a práxis psicopedagógica, priorizando o diagnóstico e a intervenção clínica. Vivencia de um trabalho interdisciplinar junto a outros estagiários, equipe de supervisão e demais profissionais envolvidos nos serviços de atendimento, a fim de desenvolver mútua cooperação para a investigação e busca de alternativas de atendimento, orientação e/ou encaminhamento para outros profissionais no estudo de cada caso psicopedagógico.
Metodologia da pesquisa 11 A pesquisa científica: conceito, características, métodos e técnicas de pesquisa. As etapas da pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Pesquisa em Direito: conceito, classificação e métodos. Organização do Trabalho Acadêmico. Trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas, monografias, dissertações e teses. O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.
Total 384h
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100