Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA Logística e Supply Chain Management

Diferenciais do Curso

Aulas in loco (indústrias, distribuidoras, atacarejo, comércio e/ou empresas prestadoras de serviços) acompanhadas pelo professor e o gestor (ou líder da unidade) da empresa para permitir o aprendizado prático mais efetivo.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 407h
  • Periodicidade Quinzenal
  • Horário 6ªf (das 19h às 22h) e sábado (das 08h às 12h; e das 13h00’ às 17h00’)
  • Local Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL
  • Investimento Matrícula + 23 parcelas de R$ 389,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 23 parcelas de R$ 311,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Preparar o profissional para mensurar, avaliar e monitorar as operações visando alcançar as melhores práticas

Preparar o profissional para pensar a organização de forma sistêmica, estratégica, holística e sustentável, e assim identificar possíveis soluções e implicações, para tomada de decisões sólidas e fundamentadas

Aprimorar seu processo de tomada de decisão e gestão de risco

Desenvolver competência técnica especializada e gerencial para liderar e empreender projetos e mudanças internas e/ou externas

Contribuir diretamente para o aprimoramento e desenvolvimento de boas práticas de operações no campo da logística de acordo com os padrões globais de qualidade e produtividade, segurança e moral

Profissionais que tenham curso superior ou tecnológico nas áreas de administração, economia, engenharia e áreas afins; Profissionais que atuam na gestão ou operações logísticas (indústria, comércio e serviço); Profissionais que desenvolve atividades que inter-relacionam com as funções gerenciais de produção, suprimentos, vendas, marketing, tecnologia e logística; Profissionais que, dentro de um espaço bastante curto de tempo (um ou dois anos), irão ocupar posições executivas e que procuram se preparar através do nosso curso.
Aulas expositivas, apresentação e discussão de cases de sucesso (artigos técnicos aplicados e/ou vídeos), dinâmica de grupo (atividades para resolver situação-problema) e participação de convidados (executivos, gestores e/ou especialistas) para apresentação de casos reais e/ou experiência prática.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Fundamentos de Logística Empresarial 22 Fundamentos da Logística. Macroprocessos da Logística. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Gerenciamento da incerteza operacional. Ciclos de atividades da logística. Canal de Distribuição. Os pilares do ECR, CPFR e S&OP. Os pilares da Logística Enxuta. Uso de Indicadores Chaves de Performance. Discussão de Cases.
Métodos Quantitativos Aplicados à Logística 22 Análise Estática Comparativa. Problemas de Otimização. Análise Dinâmica. Programação Matemática e Teoria dos Jogos. Teoria Elementar da Probabilidade. Teoria Elementar da Amostragem. Teoria Estatística da Estimação.  Técnicas de Previsão de Demandas. Modelos de Estoques Probabilístico.  Modelos de Filas de Espera. Programação Linear de Problemas de Transporte, Designação e Operação. Grafos e Matrizes. Casos aplicados (simulação).
Pesquisa Operacional 22 Fundamentos da pesquisa operacional, Modelagem. Programação linear, método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. Introdução à teoria de Redes, aplicação: o método de Transportes. Princípios básicos de simulação. Casos aplicados (simulação).
Logística Internacional 22 Introdução ao Comércio Exterior. Exportação. Importação. Transportes Internacionais. Estratégias associativas de e de intercâmbio no comércio internacional. Operações door-to-door. Ferramentas logísticas para aplicação na cadeia de abastecimento internacional. Logística expressa. Discussão de Cases.
Jogos de Empresa 22 Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem a Logística. Uso de instrumentos de avaliação de resultados (orçamento, projeções financeiras, fluxo de caixa, demonstração de resultados e outros). Simulação de Cenários e Situação-Problema nas Operações Logísticas. Gestão de Riscos e Conflitos. Discussão de Cases.
Planejamento Estratégico 22 Conceitos de planejamento estratégico e de administração estratégica. Escolas de pensamento estratégico. Plano e Estrutura Organizacional: estratégico, tático e operacional. Metodologias de elaboração de plano estratégico. Processos motivacionais. PDCA. Trabalho em equipe. Discussão de cases.
Logística de Suprimentos 22 A função de compras. Operação do sistema de compras. A compra na qualidade e na inspeção. Condições de pagamento e desconto. A negociação das compras. Fontes de fornecimento. Análise de valor. Avaliação de Desempenho dos Fornecedores. Lote Econômico de Compras. Análise Econômica de Compras. Tecnologia da Informação de apoio às decisões de compras e vendas. Discussão de Cases.
Gestão da Produção 22 Conceito de Administração da Produção e Operações. Planejamento de produção e operações. Projeto do produto e dos processos. Localização das instalações. Layout das instalações. Planejamento da Capacidade. Planejamento e Controle da Produção. Discussão de Cases.
Gestão das Operações de Distribuição e Transporte 22 Natureza da administração da distribuição física. Distribuição física e outras áreas funcionais. Tipos e funções. Propriedade dos canais de distribuição. Centros de Distribuição. Definindo os atores dos canais de distribuição. Relacionamento na cadeia de suprimentos. Gerenciamento de transporte. Posicionamento Logístico. Operações de transporte. Tipos de transporte. Formação de Custo de transporte. Indicadores de Desempenho Logístico. Discussão de Cases.
Lean Thinking 22 As origens da mentalidade enxuta. Os princípios do pensamento lean. Os problemas da produção tradicional (empurrada). Os benefícios da produção lean (puxada). Como iniciar a jornada lean em sua empresa. Em busca do padrão. Discussão de Cases.
Custos Logísticos 22 Conceitos inerentes à gestão dos custos logísticos. Custos de Armazenagem, movimentação, embalagem, manutenção de inventário, tecnologia da informação, tributários, decorrentes de lotes e de nível de serviço, associados aos processos logísticos. Apuração do custo logístico total. Viabilidade dos custos logísticos. Ótimo de Pareto (Curva ABC). Balanced Scorecard. Valor Econômico Agregado (EVA). Casos aplicados (simulação).
Logística Reversa 22 Conceito e caracterização da logística reversa. Fluxo tradicional versus Fluxo Reverso. O processo de logística reversa e o conceito de ciclo de vida. Fatores críticos. Planejamento da distribuição da logística reversa. Fatores ecológicos, tecnológicos, econômicos e logísticos que influenciam na logística reversa. Discussão de Cases.
Sistemas de Tecnologia e Informação 22 Introdução à TI. Evolução das tecnologias no contexto logístico. As tecnologias aplicadas à logística na atualidade. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. As principais soluções (softwares) em TI Aplicada à Logística: ERP, ECR, WMS, ERC, TMS, RFID, APS, EIS, MES, MRP, EDI, DRP, DSS, CRM, Forecast e BI.  Principais softwares no mercado de segurança, telemetria, logística, rastreamento e monitoramento de veículo. Discussão de Cases.
Gestão de Pessoas e Liderança 22 Gestão de pessoas por competência. Modelo de gestão de pessoas estratégico e integrado. Liderança e chefia: conceitos e abordagens. Estilos de liderança. O Papel do líder nas organizações e no meio. Características do líder do futuro. O trabalho em equipe: fases de constituição de equipes. Clima organizacional. Cultura organizacional e poder. Avaliação de desempenho. Discussão de Cases.
Sistema de Movimentação e Armazenagem de Materiais 22 Sistemas de movimentação de materiais. Equipamentos, estruturas e máquinas. As sete etapas da armazenagem. O Sistema de Informação (WMS e outros) para a gestão de materiais. Otimizando seu depósito, almoxarifado ou centro de distribuição. Discussão de Cases.
Elaboração e Gestão de Projetos Logísticos 22 Gestão de processos. Conceitos básicos. Métodos e técnicas. Mapeamento, análise e redesenho de processos. Implantação, acompanhamento e avaliação. Perspectivas futuras frente ao modelo tradicional. Discussão de cases.
Tomada de Decisão 11 Tomada de decisão e solução de problemas. O processo decisório. Etapas do processo decisório. Tipos de decisões. Racionalidade e processo decisório. Descentralização, centralização e desconcentração. Intuição e participação. Discussão de cases.
Metodologia Científica 11 Estrutura e elaboração de projetos. Noções gerais de Metodologia Científica: tema, problema, hipótese, pesquisa experimental, descritiva e documental. Metodologia analítica e experimental. Análise de resultados. Estrutura para produzir um artigo. Normas ABNT. Normas UNIT para produção científica. Discussão de cases (artigos técnicos ou projetos).
Seminário e/ou Visitas Técnicas 33 Ferramenta de disseminação de conhecimento e aprendizagem. Consiste na apresentação por parte dos convidados de casos reais no mercado e/ou visita técnica para conhecer as práticas de gestão e operações logísticas.
Total 407
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100