Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA em Gestão Hospitalar, Clínicas e Consultórios

Diferenciais do Curso

Docentes com experiência teórica e prática de Gestão em Saúde e suas especificidades; Estudos de Cases de Sucesso com organizações de pequeno, médio e grande porte; Infraestrutura compatível com o padrão de exigência do nosso público alvo; vivências práticas e a presença de profissionais convidados em alguns módulos.

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Características

  • Carga Horária 418 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes – Alagoas
  • Investimento Matrícula + 27 parcelas de 389,00
  • Benefício 20% de desconto para egresso, Matrícula + 27 parcelas 311,20

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Informações do Curso

Dentre os principais objetivos desse MBA, podemos destacar:  
  • Propiciar o conhecimento necessário em práticas de gestão, direcionadas para o planejamento, execução e controle das atividades ligadas às instituições de saúde.
  • Capacitar os discentes com ferramentas técnicas de gestão e estabelecer parâmetros necessários para tratar de assuntos peculiares à economia da saúde e seus desdobramentos.
  • Direcionar uma atenção especial para a qualidade, auditoria e acreditação em hospitais, clínicas e consultórios. De forma dinâmica e inovadora
Esse curso destina-se a profissionais que exerçam funções ligadas à gestão em instituições da área de saúde, como: Médicos, enfermeiros, administradores, economistas e contabilistas que atuem em hospitais, clínicas e/ou consultórios.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como: Estudos de casos, jogos e simulações, conferências, aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos, trabalhos em grupos, aulas práticas em laboratório, debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Ética e Responsabilidade Sócio Empresarial 11 O campo da Ética. Ética, Moral, Princípios e Valores Humanos. Dilemas éticos. Valores e virtudes. A Ética e o dever. Relativismo ético. Identificação do problema ético. Ética e credibilidade organizacional. A ética e a sua influência no modelo de gestão. Etiqueta Corporativa. Ética nos Negócios e no Trabalho. Códigos de Ética Corporativa. Os principais dilemas éticos nas organizações públicas e privadas brasileiras. Ética na Prestação dos Serviços Públicos e Privados de Saúde. Normas do SUS e conduta ética. Bioética.
Gestão Ambiental e Desenv. Sustentável 11 O homem e o meio ambiente, conscientização, desenvolvimento sustentável. desafios, empresas e desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa. chuva ácida, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, crise da água, poluentes orgânicos persistentes. Serviço hospitalar e os impactos ambientais, estudos de casos, energia elétrica, água, resíduos totais e resíduos infectantes.
Políticas Públicas e SUS 22 Estado de Bem-Estar e o Desenvolvimento Econômico. Federalismo Fiscal. Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas Públicas em Saúde. Base Estratégica de Formulação de Políticas Públicas: o Plano Plurianual.
Assistência Social Aplicada à Saúde 22 O Assistente Social no controle social. Assessoria, qualificação e formação profissional. Objeto e objetivo do Serviço Social. A importância da participação dos usuários no planejamento, elaboração e aplicação das políticas sociais. A importância do Assistente Social na área de saúde. O atendimento de forma humanizada. Reflexão da prática profissional através da educação permanente nas unidades de saúde. Diferença entre a ação profissional na área privada e pública. O Trabalho do Assistente Social no contexto hospitalar. Transversalidade e a interdisciplinaridade no cenário da saúde.
Psicologia Aplicada à Saúde 22 Introdução ao estudo da Psicologia. Objeto de Trabalho. Fundamentos e abordagens psicológicas na promoção da saúde, considerando a tríade paciente, família e profissional de saúde. Humanização na saúde. Relação profissional x paciente. O paciente e a hospitalização.
Gestão Estratégica na Saúde Suplementar 22 Principais correntes estratégicas. O sistema de saúde. A saúde suplementar brasileira. Competição versus cooperação entre os atores da saúde suplementar brasileira. Relacionamento com operadoras e processos comerciais. Mensurando e avaliando a atuação na saúde suplementar.
Planejamento Estratégico 22 Definição Planejamento. Tipos de Planejamento. Planejamento estratégico e seus elementos. Missão e Visão institucional. Matriz SWOT. Cadeia de Valor. Mapas Estratégicos. Planos de Ação. Indicadores de Desempenho. Modelo das 05 forças de Porter. Metodologias de implantação do planejamento estratégico nas organizações. Estratégias Competitivas. Implementação de Estratégias. Evolução do Planejamento Estratégico. Processo decisório.
Metodologia da Pesquisa 11 O papel da ciência. Tipos de conhecimento: método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Referencias bibliográficas. Apresentação gráfica. Norma ABNT.
Direito Empresarial 22 Noções de Direito Empresarial. A atividade da empresa, o empresário individual e as sociedades empresárias e o estabelecimento como conjunto de ativos utilizados para a atividade empresarial. Conceito de Direito Empresarial. Marcas e Patentes. Formas de Sociedades. Sociedades Empresariais.
Contabilidade Empresarial 22 Fundamentos Introdutórios da Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, usuários, campo de aplicação, atos e fatos administrativos; Normas e Princípios Contábeis; Procedimentos contábeis; contas e plano de contas: conceito, função, classificação das contas. Metodologia prática para entender os registros contábeis noções de débito e crédito, métodos das partidas dobradas. Aspectos sobre a situação financeira versus situação econômica, regimes contábeis. Apuração contábil do resultado e elaboração do Balancete de Verificação; Demonstrações econômico-financeiras: Balanço Patrimonial – BP; Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração do Resultado Abrangente – DRA, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado - DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC e Demonstração do Valor Adicionado – DVA.
Economia Empresarial e Mercado 22 Introdução à Economia. Conceitos de economia. A organização e o funcionamento das economias de mercado. As principais leis e teorias econômicas. As questões micro e macroeconômicas da atualidade. Oferta e demanda. Moeda, juros e renda. Noções de Economia Internacional.
Orçamento, Custo e Controle 22 Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento operacional: balanço projetado, resultado projetado, fluxo de caixa. Controle: Centro de receita e centro de custo padrão e as variações de eficiência e preço em custos variáveis e de capacidade orçamentária em custos fixos.
Gestão de Estoque e Medicamentos 22 Introdução aos princípios básicos organizacionais do serviço de farmácia. Conceitos de produtos médico-hospitalares. Sistema de distribuição de medicamentos em unidades de saúde. Instrumento de controle de gestão de estoque. Planejamento e programação de estoques.
Análise de Investimentos 22 Valor presente líquido. Método do Custo-Benefício. Método da Anuidade Uniforme Equivalente. Taxa interna de retorno. Taxa Interna de Retorno Incremental. Payback Simples e Descontado. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão.  Indicadores Econômicos - Financeiros. Previsões Financeiras.
Gestão da Qualidade em Saúde 22 Princípios e práticas fundamentais da gestão da qualidade em saúde. Conceitos chave da gestão da qualidade em saúde. Estruturas, sistemas e processos de gestão da qualidade na área da saúde. Estratégias para a qualidade no segmento hospitalar e de saúde. Gestão da Segurança do Paciente. Ferramentas da Qualidade, Certificações da qualidade em saúde.
Marketing Estratégico e de Serviços 22 O Ambiente empresarial do século XXI. O novo papel do marketing no desempenho organizacional. Conceitos centrais de marketing. Valor e satisfação do cliente. Planejamento Estratégico de Marketing.
Controle Estratégico e Estatístico em Saúde 22 Conceitos básicos de estatística. Tabelas e gráficos. Fontes de dados e informações. Comunicação de dados estatísticos. Análise e interpretação de indicadores de saúde. Tipos de sistemas para análise e controle de dados.
Projeções e indicadores auxiliando a gestão estratégica.
Gestão da Inovação e Novos Modelos Competitivos em Saúde 22 O Conceito de Inovação. Tipos de Inovação. Modelos de Inovação. A Evolução da Tecnologia na Saúde e a Estagnação da Gestão da Saúde. Tendências e Desafios para a Saúde e Oportunidades de Inovação. Gestão Inovadora na Saúde na Prática.
Criatividade e Desenvolvimento Humano 11 O conceito de criatividade. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações.
Acreditação e Auditoria em Saúde 22 Fundamentos da Acreditação. Metodologias de Acreditação. Estrutura e lógica do modelo brasileiro de Acreditação. Itens auditáveis nos modelos de Acreditação. Avaliação no modelo brasileiro de Acreditação: auditorias externas, auditorias internas de processo e auditorias clínicas.
Projeto Final de Curso 44 Planejamento, acompanhamento, estruturação e controle das atividades de intervenção em uma   organização escolhida. Posteriormente, a elaboração de um relatório das atividades pertinentes ao projeto final, o qual deverá ser desenvolvido como um relatório técnico científico sobre a orientação de um docente, mestre ou doutor, que faça parte da equipe docente do curso. Haverá apresentação do trabalho elaborado para uma banca avaliadora.
Total 418  
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