Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Diferenciais do Curso

Visitas técnicas para aproximar ainda mais o pós-graduando da realidade da área onde pretende atuar. Intercâmbio com entidades classicistas, poder público, empresas e consultorias empresarias. Projeto de Intervenção Institucional. Consultoria de carreira (coaching): ao final do curso, traçando metas e preparando os alunos para o crescimento profissional.

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Características

  • Carga Horária 396 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 26 parcelas de R$ 389,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 26 parcelas de R$ 311,20

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Informações do Curso

Geral:

Capacitar o aluno para a gestão empresarial, propiciando-lhe o conhecimento dos principais métodos e técnicas administrativas, seus conceitos, princípios de utilização, motivações, ferramentas da qualidade e das estratégias da tecnologia da informação.
Profissionais da área de Gestão de Pessoas, assistentes sociais, psicólogos, administradores de empresas e demais profissionais que atuem direta ou indiretamente na gestão de pessoas.
Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em empresa; debates; elaboração de projetos de intervenção institucional, workshops, participação em eventos.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Planejamento Estratégico 22 Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico; Estratégias; Estratégias de cooperação; Formulação de estratégias competitivas; Metas; Objetivos; Missão; Visão; Cenários estratégicos;
Empreendedorismo e Inovação 22 Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado.
Diagnóstico e Consultoria 22 A importância da consultoria empresarial para as organizações. A visão sistêmica da empresa. Os ramos de atividades específicos. O contexto da consultoria. O profissional como consultor. As fases do projeto de consultoria. O planejamento estratégico da empresa cliente.
Treinamento e Desenvolvimento 22 Diagnóstico de necessidades. Planejamento de objetivos e atividades do treinamento. Qualificação do instrutor. A comunicação entre o instrutor e os treinandos. Conceito e natureza da aprendizagem. Conhecimento tácito e conhecimento explícito. Princípios de aprendizagem aplicados ao treinamento. Intensidade e freqüência de treinamento. Métodos de treinamento em grupo. Avaliação de treinamento. Avaliação das habilidades e atitudes do treinando. A relação custo/benefício do treinamento.
Coaching, Mentoring, Couselling e Storing como ferramenta na Gestão de Pessoas. 22 Conceitos de Coaching e liderança. Ganhos do Coaching como estilo de Liderança. Diferenciação e Comparação de Modelos de Gestão. Correlação de Modelos de Liderança e Coaching. Comunicação de Liderança e gaps generacionais. Feedback e desenvolvimento. A efetividade racional do Líder. Diferenciais cognitivos na resposta ao stress e adversidades. Desenvolvimento de resiliência. Estrutura de liderança do líder-coach.
Gestão de Conflitos e Estratégias de Negociação 22 Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses; Técnicas de administração de conflitos; Negociação; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos; Sindicalismo e negociação; Negociação e Relações Econômicas; Negociação em Reuniões de Negócios; O Processo de Mediação.
Comunicação Empresarial e Endomarketing 11 Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, inclusive planos de comunicação. A empresa em um contexto geral, dando ênfase aos sistemas e processos organizacionais, validade e produtividade, gestão de recursos (humanos, financeiros, materiais, de produção e marketing).
Cultura e Clima Organizacional 11 Gestão de clima organizacional; pesquisa de clima organizacional; ferramentas de gestão para o levantamento de opiniões; modelos de diagnóstico do clima organizacional; diretrizes de melhoria; o que faz um bom clima na organização; conceito de clima empresarial; ambiente em constante mudança; necessidade de medir o grau de satisfação ou insatisfação das pessoas na empresa; quem está envolvido no processo de clima e como são conduzidas as equipes pesquisadas.
Inteligência Emocional e Relações Interpessoais nas Organizações 11
Elaboração e Gerenciamento de Projetos 22 Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Ampliar os conhecimentos e orientar sobre as etapas, processos e eficácia da Gestão de Projetos.. importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Sistema de Remuneração e Benefícios 22 Conhecimento de cada função do conjunto de Cargos da empresa; Descrição de Cargos; Requisitos necessários que os ocupantes dos Cargos devem atender; Remuneração e Remuneração Estratégica; Plano de Carreira; Análise, Desenhos e Avaliação de Cargos; Estrutura e Pesquisa Salarial.
Ética e responsabilidade Socioambiental 11 Ética Profissional. A responsabilidade socioambiental e a função empresarial. A evolução do conceito e das práticas de responsabilidade socioambiental. Elaboração e avaliação de projetos de responsabilidade socioambiental empresarial. Alinhamento do Modelo de gestão e práticas de responsabilidade socioambiental. Melhores práticas de responsabilidade socioambiental.
Criatividade e Inovação Organizacional 22 O conceito de criatividade. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de idéias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de Inovação; Etapas do Processo de Inovação; e Inovações Sustentáveis.
Aspectos Legais e Contratuais da Gestão de Pessoas: Legislação Trabalhista 22 Estudo sobre a Legislação Trabalhista com enfoque em Admissão e Demissão de empregados, Jornadas de trabalho, Aviso Prévio e Verbas Rescisórias, Quadro de Funcionários, Folhas de Pagamento de Empregados, empregadores e autônomos, Homologações de Rescisões Contratuais, Noções gerais de Direito do Trabalho. Princípios. Fontes. Relação de emprego. Contrato de trabalho. Remuneração e salário. Duração do trabalho. Descansos remunerados. Extinção do contrato de trabalho. Temais atuais de Direito do Trabalho. Análise comparada entre CLT e 8.112. Negociação trabalhista e flexibilização; Terceirização e tratamento previdenciário.
Seleção de Talentos por Competência 22 Conceitos de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Compreensão das diversas formas de Recrutamento Interno e Externo; Desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de Seleção de Pessoas; Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores; Análise periódica do Turn Over nas organizações.
Gestão de Saúde e Qualidade de Vida 22 Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; modelos de gestão integrada; cultura e clima organizacional,Gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional.
Liderança e Desenvolvimento de Equipes 11 Liderança e desenvolvimento de equipes Ementa Liderança. Conceitos e abordagens. Estilos de liderança orientados para responsabilidades e resultados. O trabalho em equipe: fases de constituição de equipes. Dinâmica de equipes. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes. E-learning
Comportamento Organizacional 22 Fundamentos de comportamento organizacional. Fatores individuais e suas influências nos comportamento. Fatores organizacionais e suas influências nos comportamento dos grupos e individuais. Comportamento organizacionais: conceitos e teorias, visão estratégica e sistêmica, facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupos, liderança) e macro (estrutura organizacional cultura e ambiente, aplicação nas organizações contemporâneas).Temas contemporâneos sobre comportamento nas organizações.
Metodologia de Pesquisa I 11 Processo de Pesquisa; Elaboração do projeto de Pesquisa; Métodos Quantitativos e Qualitativos; Formulação de Hipóteses; Variáveis; Plano de Pesquisa; Instrumentos de Coleta de Dados; Formas de Coleta, Normas da ABNT, Relatório de Pesquisa; Redação da Monografia
Projeto de Intervenção Institucional 44 Projeto será desenvolvido à aplicação prática das técnicas extraídas ao longo do curso ao case real, a partir da intervenção institucional, cujos detalhes serão oportunamente disponibilizados aos discentes.
Trabalho de Conclusão de Curso - Elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual deverá ser desenvolvido sob uma das seguintes formas e orientado por Docente, Mestre ou Doutor, do curso:
Artigo Científico ou Relatório Técnico Cientifico: sobre um assunto específico, vinculado à área de especialização, e resultante de uma pesquisa apresentada segundo as normas metodológicas oportunamente explicitadas.
Total 396  
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