Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA em Gestão de Agronegócio

Diferenciais do Curso

Professores com experiência no mercado; atendimento eficiente; a melhor estrutura de Alagoas.

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Características

  • Carga Horária 374 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 22 parcelas de 389,00
  • Benefício 20% de desconto para egresso, Matrícula + 21 parcelas de 311,20

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Informações do Curso

Geral: Com foco na gestão estratégica do agronegócio, desde o campo até a agroindústria, o curso pretende capacitar profissionais à aplicação diferenciada de ferramentas de aumento de competitividade nas empresas do setor.

Específico:
  • Proporcionar aos estudantes a possibilidade de conhecer e entender a importância de se produzir com sustentabilidade;
  • Compreender os conceitos e terminologias básicos nas áreas funcionais da empresa rural (gestão, estratégia, marketing, operações), bem como o funcionamento dos sistemas agroindustriais;
  • Apresentar as diferentes técnicas ou ferramentas de gestão que priorizam a busca de maior qualidade nos produtos e agregação de valor, frente às novas demandas da sociedade.
Empreendedores, consultores e profissionais graduados das mais diversas áreas de conhecimento que atuem ou desejem adquirir e aprimorar suas competências funcionais e habilidades em Gestão de Agronegócios.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Fundamentos de Agronegócios 22 Afinal, o que é realmente o agronegócio? Introdução ao agronegócio. Impacto das revoluções tecnológicas na agricultura. O mercado de produtos agropecuários. Mecanismos de comercialização de produtos agropecuários. A nova economia institucional e a economia dos custos de transação no ambiente do agronegócio. Elementos do agronegócio. Complexo Agroindustrial. Sistema agroindustrial. Clusters. Arranjos produtivos.
Sistemas de produção no Agronegócio 22 Estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas. Dimensão do funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, a evolução do conceito de complexo agroindustrial, organização e coordenação das cadeias produtivas em seus diferentes segmentos e agentes envolvidos.
Comercialização: Mercados e Contratos 22 Conceitos gerais de mercado. Determinantes micro e macroeconômicos dos preços. Margens de comercialização. Estrutura de mercado. Fundamentos da Teoria dos Contratos. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.
Cenários Macroeconômicos para Invest. 22 Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a competitividade das economias. Estudos dos cenários econômicos nacionais e globais. Cenários macroeconômicos e decisões de investimento. Fundamentos econômicos do comércio internacional. Instrumentos de política. Blocos econômicos e acordos internacionais.
Análise de Preços Agrícolas 22 Formação de preço em mercados competitivos e em mercados concentrados. Características de oferta e de demanda. A dimensão espacial dos preços agrícolas. A dimensão temporal dos preços agrícolas. A dimensão vertical dos preços. Risco de preço. A formação dos preços no mercado internacional.
Financiamento do Agronegócio 22 O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.
Fundamentos de Matemática Financeira 11 Conceito e aplicações de juros simples e juros compostos. Desconto de títulos. Valor do dinheiro no tempo. Equivalência de taxas de juros. Taxas Nominais e Taxas Efetivas. Equivalência de fluxos de caixa. Perpetuidades e anuidades. Sistema de amortização.
Metodologia da Pesquisa 22 O papel da ciência. Tipos de conhecimento: método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Referencias bibliográficas. Apresentação gráfica. Norma ABNT.
Logística Empresarial no Agronegócio 22 Fundamentos e conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo. Infraestrutura Logística. Corredores de Transportes. Sistemas de Terminais no Brasil. Sistemas de informação e tecnologias de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização para estudo de localização. Pesquisa Operacional. Problemas de rede: distribuição, produção, transporte. Sistemas informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados de suprimento de cadeias de produção (SCM).
Direito Agrário e Ambiental 11 Introdução à legislação agrária. Estatuto da terra. Código Florestal. Código de Águas. Legislação sobre Comércio e uso de fertilizantes e corretivos. Contratos agrários. Legislação ambiental (Lei 6.938/81). Estudo do impacto ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação permanente e reserva legal. A responsabilidade por danos ecológicos. Meios processuais de proteção ambiental.
Direito Tributário e Trabalhista 22 As formas de organização societária. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Física: rendimentos; contratos agrários; receitas/custos e despesas; apuração do resultado. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Jurídica: lucro real, presumido e arbitrado. Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. Estudos de caso. A legislação trabalhista.
Gestão de Pessoas e Desenv. de Equipes 22 A Gestão de Pessoas nas Organizações. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Seleção e Contratação. Remuneração. Avaliação de Desempenho. Análise da Descrição de Cargos e Salários. Desenvolvimento de Pessoas e Equipes nas Organizações. Liderança. Qualidade de Vida no Trabalho. Segurança no Trabalho. Gestão de Competências. Capital Intelectual. Auditoria e Controle em Recursos Humanos.
Gestão Estratégica de Projetos e Processos 11 Conceituar Planejamento, a importância do Planejamento Estratégico e da Gestão Estratégica de projetos suas fases, definir a missão, visão de projetos. Definição dos objetivos. Definição dos indicadores e metas. Técnicas de Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica. Elaboração Plano de ações – Implementação – Avaliação e Revisão – CICLO PDCA e BSC – Balanced ScoreCard.
Gestão de Custos 11 Conceitos de Custos. Classificação de custos e despesas. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das relações entre Custo – Volume – Lucro. Análise do desempenho da empresa. Avaliação econômica da empresa. Planejamento tributário.
Gestão de Riscos 11 Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.
Gestão Ambiental 11 Gestão ambiental integrada. Avaliação de impactos ambientais. Monitoramento ambiental. Tipos de estudos ambientais. Processo de licenciamento ambiental do agronegócio. Agronegócio e desenvolvimento sustentável. Recursos naturais: conservação e reciclagem. Ativos e passivos ambientais do agronegócio. Conscientização ambiental e processo participativo na gestão ambiental. Norma técnicas Ambientais e Pilares da Sustentabilidade.
Gestão da Qualidade 11 Conceitos Básicos de Qualidade e Gestão da Qualidade. Enfoques para Gestão da Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Custos da Qualidade. Histórico da Qualidade no Brasil. Ferramentas e técnicas para a Qualidade total e ambiental. Norma técnicas de Gestão da Qualidade.
Liderança e Empreend. em Agronegócios 11 Tendências no processo de tomada de decisões. Liderança e Visão. O Potencial dos Grupos. Equipes Auto gerenciadas. Líder do Futuro – Gerente Global. Aspectos Motivacionais. Gestão da Tomada de Decisões. A Reengenharia e suas Consequências. A Terceirização de Serviços. Escassez de Talentos. Marketing Pessoal. Perspectivas Atuais do Empreendedorismo.
Posicionamento Estratégico do Agronegócio 22 Estratégias do Posicionamento. Necessidade de reposicionamento do agronegócio. Opções na eficácia operacional e no mercado para aumentar a competitividade. Mapas estratégicos e prospecção de novos negócios. Consórcios e condomínios rurais. Conglomerados competitivos e clusters. Dificuldade de Implementação de estratégias no agronegócio. Ferramentas empresariais modernas. Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das Agroindústrias brasileiras. Estudos de caso.
Marketing e Gestão de Vendas 22 Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.
Inserção Internac. do Agronegócio Brasileiro 11 Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfil do negociador. O papel da OMC. As estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.
Estratégias Competitivas no Agronegócio 22 Concepção e Processo Estratégico. Gestão do Conhecimento Estratégico. Formulação das Políticas Estratégicas. Determinantes de Sucesso para Definição e Implementação do Plano de Ação Estratégico. Sistemas Agroindustriais: eficiência, qualidade e competitividade. Coordenação e gerenciamento dos SAG’s. Estratégias empresariais: formas básicas de organização das firmas, contratos e custos de transação, estratégia de crescimento de firma, parcerias e alianças, estratégicas, fronteiras de eficiência, terceirização, fusão e aquisições. Estratégias e vantagens competitivas. Gestão estratégica. Instituições, políticas públicas e organizações de interesse privado no agribusiness.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 44 Elaboração e desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com orientação de docente – Mestre ou Doutor – com temas relacionados às disciplinas do curso. Elaboração e apresentação pública do TCC.
Total 418  
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