Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA em Gestão da Qualidade

Diferenciais do Curso

Docentes com experiência teórica e prática em Gestão da Qualidade e suas especificidades; Estudos de Cases de Sucesso em Acreditação e Auditorias; Infraestrutura compatível com o padrão de exigência do nosso público alvo; vivências práticas e a presença de profissionais convidados em alguns módulos.

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Características

  • Carga Horária 407
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h +Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes – Alagoas
  • Investimento Matrícula + 26 parcelas de 389,00
  • Benefício 20% de desconto para egresso, Matrícula + 26 parcelas de 311,20

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Informações do Curso

Dentre os principais objetivos desse MBA, podemos destacar:  
  • Propiciar o conhecimento necessário em práticas direcionadas para o planejamento, execução e controle das atividades ligadas à Gestão da Qualidade.
  • Capacitar os discentes com ferramentas técnicas e estabelecer parâmetros necessários para tratar de assuntos peculiares ao Modelo de Excelência em Gestão- MEG e todas as suas perspectivas.
  • Direcionar uma atenção especial para a ISO 9001, suas normatizações e especificidades na Gestão da Qualidade.
Esse curso destina-se a profissionais que exerçam funções ligadas à Gestão da Qualidade, em instituições públicas ou privadas.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como: Estudos de casos, jogos e simulações, conferências, aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos, trabalhos em grupos, aulas práticas em laboratório, debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA EMENTAS
Empreendedorismo e Inovação 11 Importância da criação de negócios para a economia nacional. Identificação de oportunidades de negócios. A função do empreendedor. Características do empreendedor. Preparação de plano de negócios. Estudos de viabilidade mercadológica. Estudo de viabilidade financeira. Gerência financeira - fluxo de caixa. Balanço. Custos para pequenos negócios. Sistema Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas. Papel e serviços da agência local. Crédito e linhas de financiamento. Aspectos legais para formação de empresas. Gestão da qualidade e inovação.
Planejamento Estratégico 22 Definição Planejamento. Tipos de Planejamento. Planejamento estratégico e seus elementos. Missão e Visão institucional. Matriz SWOT. Cadeia de Valor. Mapas Estratégicos. Planos de Ação. Indicadores de Desempenho. Modelo das 05 forças de Porter. Metodologias de implantação do planejamento estratégico nas organizações. Estratégias Competitivas. Implementação de Estratégias. Evolução do Planejamento Estratégico. Processo decisório.
Negociação e Administração de Conflitos 22 Negociação: conceitos e tipologias. Etapas do processo de Negociação. Conflito: conceitos e tipos. Formas de gerir e mediar conflitos. Variáveis no processo de tomada de decisão. Principais aspectos teóricos e práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos grupos de trabalho nas organizações, tais como competição, coesão, conflitos nas relações grupais, negociação e tomada de decisão, comunicação interpessoal e intergrupal, motivação, criatividade e inovação, liderança e relações de poder, além de propiciar um espaço para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal individual em grupo.
Planejamento e Controle de Produção 22 Anatomia de um problema. Modelagem e representação do conhecimento. Fluxo geral de informação e decisão na gestão da produção. Técnicas de previsão de vendas. Séries temporais. Características e tipo de estoques. Classificação ABC. Planejamento agregado da produção. Modelos matemáticos. Princípios da programação da produção. Programação reversa. Gráficos de Gantt. Sequenciamento da produção.
Gestão de Produtos e Estoques 22 Logística Empresarial. Planejamento e Programação de Estoques. Política de estoques: estoque mínimo, máximo, segurança e ciclo. Seleção de Fornecedores. Classificação de estoques. Curva ABC para gestão de estoques. Modelos de previsão de demanda.
Gestão em Supply Chain: Otimização da Cadeia de Logística e Distribuição 22 Visão Sistêmica em Logística e Cadeias de Suprimentos. Hierarquia de decisões em Logística e Cadeias de Suprimentos. Nível de serviço e custo total. Indicadores logísticos. Planejamento nas operações logísticas. Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas na gestão da cadeia de suprimento (supply chain management). Interface entre sistemas de e-business, ERP, CRM, S&OP e Lean Management e Logistics. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuição.
Gestão de Serviços e Processos 22 Estudo da administração estratégica de serviços: conceitos gerais e aplicabilidade. Importância da administração se serviços na economia. Operações de serviços. Comportamento do consumidor de serviço. Avaliação da qualidade do serviço pelo cliente. Estratégias de operações de serviços. Projeto do sistema de serviço. Planejamento do sistema de serviços. Organização do sistema de serviço. Controle do sistema de serviço. Qualidade e melhorias em sistemas de serviços.
Gestão de Custos e Análise de Investimentos 22 Valor presente líquido. Método do Custo-Benefício. Método da Anuidade Uniforme Equivalente. Taxa interna de retorno. Taxa Interna de Retorno Incremental. Payback Simples e Descontado. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Indicadores Econômicos - Financeiros. Previsões Financeiras.
Gestão da Qualidade e Desenvolvimento Sustentável 22 Homem e meio ambiente, conscientização, desenvolvimento sustentável. Desafios, empresas e desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa. Poluição ambiental, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, poluentes orgânicos persistentes. Conceitos Básicos de gestão de processos produtivos. Conceitos Básicos de Qualidade e Gestão da Qualidade. Princípios da Questão Socioambiental. Crise da Sociedade de Produção e Consumo. Sustentabilidade e Desenvolvimento.
SGQ- Sistema de Gestão da Qualidade 22 Informação e gestão organizacional. Processo decisório e características da informação. Inteligência organizacional e organização inteligente. Gestão da informação: o ciclo de gerenciamento de informação. Tecnologia informática e sistemas de informação. Reengenharia. Gestão de qualidade. Gestão de risco. Garantia da qualidade de software e informação.
Metodologia da Pesquisa 11 O papel da ciência. Tipos de conhecimento: método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Referencias bibliográficas. Apresentação gráfica. Norma ABNT.
Indicadores de Desempenho e da Qualidade 22 Sistema de gestão empresarial. Planejamento estratégico. Avaliação de desempenho: por que usar indicadores, antigos paradigmas, dimensões, níveis, gerenciamento por diretrizes. Compreender os conceitos de Sistemas de Desempenho usando o Balanced Scorecard nas perspectivas Financeira, Clientes, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento e a partir desta metodologia, desenvolver indicadores de performance empresarial.
Marketing de Relacionamento 22 Evolução dos conceitos do marketing relacionamento. Relacionamento com mercado consumidor. Relacionamento com mercado organizacional. Tecnologias para relacionamento. Dimensões para avaliação de relacionamento.
Auditoria em Qualidade 22 Os princípios de auditoria e da NBR ISO 19011. Auditoria: conceitos e classificação. Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão da qualidade. Perfil e atuação do auditor da qualidade. Papel do setor de Auditoria em qualidade. Planejamento, condução, execução e relatório de auditorias. Programa 5S. Ferramentas da Qualidade.
Certificações em Gestão da Qualidade 22 Princípios da Qualidade; Importância e os desafios dos modelos de certificação para as Organizações; Tipos de Certificações: aplicação e desafios; Relação entre a Gestão de Pessoas, dos Processos e de Resultado no contexto das Certificações; Estratégias da Gestão da Qualidade para a conquista e manutenção das Certificações.
Projetos Estratégicos em Gestão da Qualidade 22 Planejamento e Gestão estratégica. Gestão de processos na organização.  Gestão da Qualidade e Gerenciamento da Rotina. Definição das fases de um projeto e sua gestão estratégica. Estudo de viabilidade. Administração e ciclo de vida de projetos.
Padrões Internacionais de Qualidade 22 Entendimento dos conceitos e da evolução dos Padrões Internacionais da Qualidade. Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos. Certificação da Qualidade Nacional e Internacional. Tendências dos padrões internacionais da qualidade.
Projeto Final de Curso 44 Planejamento, acompanhamento, estruturação e controle das atividades de intervenção em uma organização escolhida. Posteriormente, a elaboração de um relatório das atividades pertinentes ao projeto final, o qual deverá ser desenvolvido como um relatório técnico científico sobre a orientação de um docente, mestre ou doutor, que faça parte da equipe docente do curso. Haverá apresentação do trabalho elaborado para uma banca avaliadora.
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