Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Gestão Internacional e Comércio Exterior

Diferenciais do Curso

Curso inédito em Alagoas com atividades práticas de internacionalização, sobretudo para micro e pequenas empresas; Corpo docente formado por internacionalistas, juristas, analistas de comércio exterior, economistas, referências em Alagoas de no Nordeste, principalmente mestres e doutores.

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Características

  • Carga Horária 363 horas
  • Periodicidade Quinzenal
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL)
  • Investimento Matrícula + 21 parcelas de R$ 389,00 (Valor total: R$8.238,90)
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 21 parcelas de R$ 311,20 (Valor total: R$6.605,10)

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Informações do Curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Internacional e Comércio Exterior tem como principal objetivo formar especialistas, com foco em processos de internacionalização, visando prover a competência necessária para profissionais atuarem em setores públicos e privados de maneira alinhada aos desenvolvimentos e tendências da economia e política internacional. A proposta do curso é capacitar profissionais para atuarem no mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de lideranças, formulação de projetos com viés internacional, comércio exterior e análise de cenários para o crescimento local. Possibilitando a reciclagem e a melhoria do desempenho individual, pelos aspectos teóricos e práticos que envolvem a gestão de Comércio Internacional, presente em todos os setores da atividade humana e propiciar a ampliação dos campos de atuação e aprofundamento dos conhecimentos por meio da vivência prática de procedimentos atualizados e processos dinâmicos em comércio exterior e possibilitar o ganho das vantagens da inserção dos procedimentos e oportunidades geradas pela globalização dos mercados e seus reflexos nas finanças empresariais; Especificamente, a Pós-graduação busca:
  • Apresentar as condições de evolução e melhoria da capacitação técnica pelo envolvimento com a dinâmica dos mercados externos em uma das mais promissoras carreiras da atualidade e dar ao profissional da área de internacionalização as possibilidades do desenvolvimento das potencialidades intrínsecas, na prestação de serviços à iniciativa privada e pública, e no desenvolvimento dos serviços de assessoria e consultoria, contribuindo assim, para o processo de desenvolvimento do empreendedorismo;
  • Desenvolver competência técnica especializada e gerencial em comércio exterior, com foco em acordos de cooperação internacional, regras e regimes de origem, preferências tarifárias, barreiras comerciais, técnicas e fitossanitárias, entre outras, além de empoderar os discentes a respeito das ferramentas de comércio exterior brasileiras e internacionais;
  • Capacitar profissionais para lidar com projetos de internacionalização aplicáveis na área internacional de empresas, em comércio exterior, terceiro setor e/ou governos.
Profissionais com formação em áreas diversas, como internacionalistas, economistas, advogados, contadores, administradores, que buscam conhecimentos aplicados a negócios internacionais. Profissionais que estejam se preparando para assumir posições gerenciais. Empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios.
As aulas serão altamente participativas e incentivarão a diversidade de opiniões e o respeito pelas diferentes visões. Para promover a aprendizagem ativa, usaremos uma série de exercícios on-line, simulações em sala de aula e outros exercícios. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas visitas técnicas; debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Internacionalização e Negócios 22 h Internacionalização de empresas. Gestão de empresas internacionais. Análise de modelos alternativos de atuação nos diversos mercados internacionais. Utilização de alianças, instalações de plantas no exterior, joint-ventures e outras estratégias afins.
Globalização e Relações Internacionais 11 h Impactos econômicos, políticos e sociais da globalização nos estados nacionais em todo o mundo. Impactos da globalização econômica no estado-nação, ou no aumento do volume, velocidade e intensidade dos fluxos internacionais de bens, serviços, capital e trabalho ao redor do mundo. Globalização política (a criação de instituições supranacionais para a governança regional ou global) e a globalização sociocultural (a proliferação internacional de normas e gostos culturais ocidentais).
Fundamentos do Comércio Exterior 22 h Teoria e Políticas de Comércio Exterior, Globalização e Integração Econômica; O comércio internacional. O comércio internacional no Brasil. A Legislação que disciplina o comércio internacional no Brasil. A Jurisdição dos Serviços Aduaneiros. Os Regimes Aduaneiros Típicos e Atípicos. Transporte e Seguro. Integração Latino-Americana e Mercosul; Técnicas e Procedimentos em Comércio Exterior; Mercado de Câmbio, Balanço de Pagamentos; Financiamento das Exportações e Importações. Teoria da Integração Econômica. A Integração Econômica nos Continentes. Negociação Internacional. Conceito de Negociação. Globalização (Novo Contexto Econômico Mundial). Estilos de Negociação. Influências Culturais nas Negociações. Contratos Internacionais. Questões Éticas nas Negociações Internacionais.
Panorama do Comércio Exterior no Nordeste 22 h Evolução do Comércio exterior alagoano no contexto nacional e regional. Caracterização das Exportações e Importações. Principais Parceiros Comerciais. Fontes de Instabilidade do Comércio.
Economia Política Internacional 22 h Abordagens teóricas sobre a Interação entre Estado e Mercado nas Relações Internacionais. A Construção da Área de Economia Política Internacional na disciplina de Relações Internacionais. Perspectivas teóricas clássicas sobre a economia política das Relações Internacionais: o liberalismo, o nacionalismo e o marxismo. Perspectivas teóricas neoclássicas sobre a economia política das relações internacionais: o novo intervencionismo e o imperialismo. Perspectivas teóricas contemporâneas sobre a economia política das relações internacionais: o novo liberalismo, a estabilidade hegemônica, os regimes internacionais e o sistema-mundo. A economia política das finanças internacionais e as transformações na economia política global.
Gestão de operações de exportação e importação 22 h Operações no comércio exterior. Operações com câmbio. Procedimentos e normas administrativas na importação e exportação. Tributação no comércio exterior. Barreiras comerciais. Transporte internacional. Política do comércio exterior brasileiro. Estrutura das empresas transnacionais. O processo de internacionalização de empresas. Estratégias de internacionalização. Gestão de operações globais
Gestão de Pessoas em Ambientes Multiculturais 22 h O intercultural e o processo de integração de pessoas de diversas culturas. Administração da diversidade nas organizações. Novas formas de sinergia entre as empresas. A internacionalização das empresas. Mobilidade e o processo de expatriação. Perspectivas de carreira internacional. Dilemas e oportunidades de se trabalhar numa organização multinacional.
Organizações Internacionais 22 h As organizações internacionais e os outros mecanismos de estabilização do sistema internacional. O que são organizações internacionais, quais os papéis que preenchem e como funcionam. Quem são os servidores públicos internacionais. Quais os antecedentes das modernas organizações internacionais. Como surgiram as organizações internacionais modernas.
Logística Internacional 22 h Conceitos de Sistema Logístico. Gestão da cadeia de suprimento. Logística Reversa de Produtos e de Embalagens. O papel da Logística Internacional. Cadeia do transporte. Operador Econômico Autorizado (OEA). Operador Logístico. Critérios de seleção do meio de transporte internacional. Documentos e Seguro. Embalagem de exportação e importação. Transporte marítimo, aéreo, rodoviário, ferroviário e dutoviário. A multimodalidade de movimentação das mercadorias. Cadeia do transporte intermodal e Incoterms.
Marketing Global 22 h Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais. Marketing Mix aplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local. Decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais. Decisão de comunicação global ou local. Decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.
Finanças Internacionais 22 h Evolução do sistema monetário internacional. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, swaps e taxa de juros de paridade. Mercado de euromoedas. Mercado de títulos internacionais. Risco e exposição contábil. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. A dimensão internacional da estrutura de capital. Riscos internacionais e custo de capital. Administração Internacional de working capital. Fluxos internos e multinacionais.
Introdução ao Direito Internacional 22 h Introdução ao Direito Internacional. Conceito de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado. Direito Internacional Público – Parte Geral; Evolução do Direito Internacional Público. Sociedade internacional e comunidade de Estados. Fontes do Direito Internacional Público. Direito dos Tratados. Sujeitos do D. I. Público. O Estado e os elementos essenciais; Sucessão e responsabilidade internacional. Organizações Internacionais; ONU Objetivos e sistema da ONU; OEA, objetivos e sistema. Litígios internacionais e métodos de solução de conflitos. Jurisdição Internacional.
Direito e Propriedade Intelectual 11 h Instituições internacionais e dinâmica de proteção à Propriedade Intelectual. Propriedade Industrial e Intelectual. Economia, Concorrência e Propriedade Intelectual. Economia, Concorrência e Propriedade Intelectual. Análise Econômica do Direito. As Modalidades Contratuais da Propriedade Intelectual. Registro de Patentes. Patente de Invenção e Patente de Modelo de Utilidade. Dos Desenhos Industriais. Das Marcas. Da Indicação Geográfica. Direito de Autor. Software. Cultivares. Nome Empresarial. Abuso de Patentes. Tutela Jurídica da Propriedade Intelectual. Dos Crimes contra a Propriedade Intelectual. Da Transferência de Tecnologia e da Franquia. Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual.
Acordos Internacionais e Regimes de Origem 22 h Regulamentos negociados entre as partes signatárias de acordos preferenciais de comércio; Tratamento tarifário preferencial se limite aos produtos extraídos, colhidos, produzidos ou fabricados nos países que assinaram os acordos. Os elementos principais das regras de origem: critérios de origem, condições de expedição e de transporte e provas documentais. O Certificado de Origem. Normas de origem não preferenciais - conjunto de leis, regulamentos e determinações administrativas de aplicação geral, utilizados pelos países para a determinação do país de origem das mercadorias, desde que não relacionados a regimes comerciais contratuais ou autônomos que prevejam a concessão de preferências tarifárias. Regras de origem utilizadas em instrumentos não-preferenciais de política comercial. Tratamento de nação mais favorecida, direitos antidumping e direitos compensatórios, salvaguardas, exigências de marcação de origem, restrições quantitativas discriminatórias ou quotas tarifárias, estatísticas e compras do setor público.
Formação de Preço para Exportação 11 h Avaliar custos de produção e esquemas de financiamento à exportação. Tratamento interno tributário aplicável à exportação. Despesas de exportação (embalagem específica para exportação, despesas portuárias, despesas com despachantes, gastos com pessoal especializado, caso a empresa não decida pela exportação indireta, frete e seguro interno até o local de embarque, etc.). Comportamento dos consumidores e novas tecnologias.
Negociação Internacional 22 h Estratégias vencedoras em Negociação. Análise da negociação e suas abordagens. Desenvolvendo a comunicação e os estilos de negociação. Processo de negociação. Gerente enquanto um negociador. Negociações multilaterais - grupos, equipes e políades. Negociador de sucesso. Aspectos multiculturais nas negociações, enfatizando as negociações internacionais.
International Business Plan 22 h Planejamento estratégico, Gestão de riscos. Análise financeira. Elaboração do Plano de Negócios.
Jogos de Negócios 11 h Jogo de Negócio com foco na área internacional. abordando finanças internacionais, marketing internacional e logística internacional.
Trabalho de Conclusão de Curso - Para obtenção do respectivo certificado, como requisito parcial, é necessária a elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual deverá ser desenvolvido no formato de Artigo Científico e orientado por Docente Mestre ou Doutor do curso.
Total 363 h  
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