Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching

Diferenciais do Curso

Além de fazer uma especialização diferenciada, você simultaneamente estará fazendo uma formação completa em Coaching com certificação internacional, o que agregará um grande diferencial competitivo à sua carreira e uma nova formação profissional como Coach, uma das profissões que mais crescem no mundo. Ao aliar o desenvolvimento de competências de gestão às práticas efetivas do Coaching, com certeza, seus resultados serão ainda mais extraordinários.Treinamento vivencial, onde o você é Coach e Coachee nas disciplinas especificas de Coaching, aumentando assim o grau de aprendizado. Conteúdos e ferramentas exclusivas de Coaching Empreendedor e Coaching Sistêmico Generativo que traz metodologia de profundo autoconhecimento para uma mudança sistêmica.

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Características

  • Carga Horária 407 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 23parcelas de R$ 489,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 23 parcelas de R$ 391,20

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Informações do Curso

Geral:

Capacitar o aluno com as competências de liderança, de gestão de pessoas e formação de times de alta performance, ensinando-o a lidar com informações e atividades para melhor tomada de decisões e visão estratégica, por meio de técnicas e métodos validados, além das habilidades de carisma, comunicação e negociação para maior êxito profissional, e da capacidade de planejamento e organização para maior produtividade e eficiência, tudo bem vivenciado com base em ferramentas praticas integradas aos fundamentos do coaching.
Profissionais da área de Gestão de Pessoas, assistentes sociais, psicólogos, gestores em empresas, empreendedorese demais profissionais que atuem direta ou indiretamente na gestão de pessoas.
Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em empresa; debates; elaboração de projetos de intervenção institucional, workshops, participação em eventos.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Planejamento Estratégico 22 Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico; Estratégias; Estratégias de cooperação; Formulação de estratégias competitivas; Metas; Objetivos; Missão; Visão; Cenários estratégicos;
Empreendedorismo em Gestão de Pessoas 22 Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado.
Aspectos Legais e Contratuais da Gestão de Pessoas: Legislação Trabalhista 22 Estudo sobre a Legislação Trabalhista com enfoque em Admissão e Demissão de empregados, Jornadas de trabalho, Aviso Prévio e Verbas Rescisórias, Quadro de Funcionários, Folhas de Pagamento de Empregados, empregadores e autônomos, Homologações de Rescisões Contratuais, Noções gerais de Direito do Trabalho. Princípios. Fontes. Relação de emprego. Contrato de trabalho. Remuneração e salário. Duração do trabalho. Descansos remunerados. Extinção do contrato de trabalho. Temais atuais de Direito do Trabalho. Análise comparada entre CLT e 8.112. Negociação trabalhista e flexibilização; Terceirização e tratamento previdenciário.
Comunicação Empresarial e Endomarketing 11 Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, inclusive planos de comunicação. A empresa em um contexto geral, dando ênfase aos sistemas e processos organizacionais, validade e produtividade, gestão de recursos (humanos, financeiros, materiais, de produção e marketing).
Sistema de Remuneração e Benefícios 22 Conhecimento de cada função do conjunto de Cargos da empresa; Descrição de Cargos; Requisitos necessários que os ocupantes dos Cargos devem atender; Remuneração e Remuneração Estratégica; Plano de Carreira; Análise, Desenhos e Avaliação de Cargos; Estrutura e Pesquisa Salarial.
Seleção de Talentos por Competência 22 Conceitos de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Compreensão das diversas formas de Recrutamento Interno e Externo; Desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de Seleção de Pessoas; Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores; Análise periódica do Turn Over nas organizações.
Gestão de Saúde e Qualidade de Vida 22 Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; modelos de gestão integrada; cultura e clima organizacional,Gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional.
Diagnóstico e Consultoria em Gestão de Pessoas 22 A importância da consultoria empresarial para as organizações. A visão sistêmica da empresa. Os ramos de atividades específicos. O contexto da consultoria. O profissional como consultor. As fases do projeto de consultoria. O planejamento estratégico da empresa cliente.
Treinamento e Desenvolvimento 22 Diagnóstico de necessidades. Planejamento de objetivos e atividades do treinamento. Qualificação do instrutor. A comunicação entre o instrutor e os treinandos. Conceito e natureza da aprendizagem. Conhecimento tácito e conhecimento explícito. Princípios de aprendizagem aplicados ao treinamento. Intensidade e frequência de treinamento. Métodos de treinamento em grupo. Avaliação de treinamento. Avaliação das habilidades e atitudes do treinando. A relação custo/benefício do treinamento.
Elaboração e Gerenciamento de Projetos 22 Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Ampliar os conhecimentos e orientar sobre as etapas, processos e eficácia da Gestão de Projetos..importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Metodologia de Pesquisa I 11 Processo de Pesquisa; Elaboração do projeto de Pesquisa; Métodos Quantitativos e Qualitativos; Formulação de Hipóteses; Variáveis; Plano de Pesquisa; Instrumentos de Coleta de Dados; Formas de Coleta, Normas da ABNT, Relatório de Pesquisa; Redação da Monografia
Metodologia de Pesquisa II e Projeto Final de Curso 33 Projeto será desenvolvido à aplicação prática das técnicas extraídas ao longo do curso ao case real, a partir da intervenção institucional, cujos detalhes serão oportunamente disponibilizados aos discentes.
Comportamento Organizacional 22 Fundamentos de comportamento organizacional. Fatores individuais e suas influências nos comportamento. Fatores organizacionais e suas influências nos comportamento dos grupos e individuais. Comportamento organizacionais: conceitos e teorias, visão estratégica e sistêmica, facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupos, liderança) e macro (estrutura organizacional cultura e ambiente, aplicação nas organizações contemporâneas).Temas contemporâneos sobre comportamento nas organizações.
Ética e responsabilidade Socioambiental 11 Ética Profissional. A responsabilidade socioambiental e a função empresarial. A evolução do conceito e das práticas de responsabilidade socioambiental. Elaboração e avaliação de projetos de responsabilidade socioambiental empresarial. Alinhamento do Modelo de gestão e práticas de responsabilidade socioambiental. Melhores práticas de responsabilidade socioambiental.
Professional & Life Coaching 66 Definição de Coaching e Coach; O Papel do Coach; História e Evolução do Coaching; Bases, Conceitos e Fundamentos; Princípios da Psicologia Positiva; Crenças Limitadoras; Self e Life Coaching; Princípios da PNL, Áreas de Atuação do Coach; Resultados Esperados no Coaching; Ferramentas Básicas de Coaching; Avaliação do Profissional Coach; Coaching Sistêmico Generativo;Ferramentas Avançadas de Coaching; Atendimento individual em Coaching; Avaliação do Processo de Coaching; Levantamento de Estado Atual e Estado Desejado em Coaching; Perfil Comportamental em Coaching; Avaliação Comportamental em Coaching; Avaliação do Coach. Princípios da Hipnose Ericksoniana.
Leader& Business Coaching   33 Definições,Ferramentas e técnicas de Leader e Business Coaching;   Características de Lideres e Equipes de Alta Performance; Princípios de Neurocoaching; Assessments para o mundo empresarial; Conceitos e   Competências de Coaching na Liderança; Avaliação 360°; Pesquisas e mercado do Coaching; Princípios absolutos do coaching; Habilidades e Perguntas poderosas do Coach; Autofeedback e Autogestão; Coaching Empreendedor; Coaching Financeiro; Tríade do tempo e Produtividade; Comunicação eficaz; Tomadas de Decisão/Desenvolvimento de Competências; Alinhamento Estratégico; Coaching Aplicado a Cenários Competitivos; Estrutura Focada na Solução; O Papel do Leader e Gestor Coach; Ferramentas exclusivas para o LeaderCoach; Metas e Indicadores; Performance Esperada; Coaching nas Organizações; Plano de Ação para Implantar a Cultura Coaching.
Técnicas de Aplicação   22 Metodologia intensiva e experiencial que propõe durante as disciplinas de Coaching vivenciar praticas e ferramentas que integram os estilos americano e europeu de fazer Coaching. Tudo com acompanhamento e supervisão de Trainers Master Coaches altamente treinados e capacitados para esclarecer dúvidas que possam surgir.
CARGA HORARIA
DISCIPLINAS DE GESTÃO DE PESSOAS 286
DISCIPLINAS DE COACHING 121
TOTAL 407
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0800 729 2100