Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Fisioterapia Traumato Ortopédica e Esportiva

Diferenciais do Curso

  • Curso entre as melhores grades curriculares e espaço físico do Estado ;
  • Enfoque no atendimento do âmbito esportivo e trauma ortopédico
  • Professores com experiência clínica e referências nas áreas de atuação da Traumato Ortopedia e Esportiva;

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 385 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 27 parcelas de R$ 389,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 27 parcelas de R$ 311,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Capacitar profissionais de nível superior em fisioterapia proporcionando-os aprendizados teórico-práticos na área de traumato ortopedia e fisioterapia esportiva, para que possa atuar com discernimento, qualidade e eficiência de forma autônoma e em equipe interdisciplinar e multiprofissional, na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
Fisioterapeutas
A Metodologia utilizada será de aula expositivas e aula práticas entre os alunos e também vivências práticas.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Cinesiologia e Biomecânica 11h Estudo do movimento humano de forma analítica e global, utilizando-se conceitos da cinemática, cinética na produção dos movimentos de forma segmentada e global, abordando aspectos da integração do controle motor para a elaboração do movimento.
Fisiologia do exercício 11h Abordar os efeitos crônicos e agudos do exercício proporcionados ao corpo humano. Discutir a ciência da performance atlética humana, utilizando a aplicação de resultados de pesquisa relacionados ao treinamento e a competição.
Neurofisiologia da dor; 11h Estudo dos princípios fisiológicos gerais a partir do conceito central de homeostasia e abordagem conceitual da fisiologia da dor. Em cada um dos sistemas serão abordados a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase.
Farmacologia 11h Estudo das bases farmacológicas envolvendo a cinética e a prescrição de fármacos. Descrição do efeito dos fármacos nos sistemas vivos e seus os efeitos tóxicos. Ações alternativas na farmacologia.
Administração 11h Teorias de administração científica aplicadas à Fisioterapia. Filosofia e estrutura organizacional. Divisão de trabalho em Fisioterapia. Meios e instrumentos do processo de trabalho. Tipos de gestão. Sistema de informação. Planejamento. Processo decisório. Trabalho em equipe, conflitos, negociação.
Gestão em Marketing 11h O papel do marketing na empresa. Administrando e desenvolvendo produtos e serviços. Gestão de novos produtos e da inovação. Marketing de serviços. Estratégias de preços em produtos e serviços. Gestão estratégica da distribuição. Comunicação integrada de marketing. Venda pessoal e administração de vendas.
Bases Biomecânicas da Marcha e Corrida 11h Estudo Cinesiológico e Biomecânico da Marcha e Corrida e suas implicações junto as lesões Ortopédicas e no âmbito da Fisioterapia Esportiva.
Primeiros Socorros 11h Caracterização, funções, aspectos fundamentais. Acidentes: características e tipologia. Emergências: gravidade da lesão e condição da vítima; cuidados gerais e preliminares. Hemorragias. Ferimentos: superficiais e profundos; na cabeça; fraturas e luxações. Métodos de Respiração. Parada Respiratória. Massagem Cardíaca. Envenenamentos. Corpos estranhos. Picadas de Insetos e de Cobras. Lesões na Coluna Vertebral. Estado de Choque. Queimaduras. Transporte de Acidentados.
Fisioterapia na Disfunção Têmporo Mandibular 11h Introdução à disciplina, aprendizagem baseada em problemas, introdução ao estudo da oclusão. Sistema estomatognático. Anatomia funcional da ATM. Posições e movimentos mandibulares básicos.
Imaginologia 11h Competência básica nos diversos métodos de diagnostico por imagem. Correlação clínico-radiológico-patológica. Radiologia comparativa: convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética da anatomia normal e suas variantes. Técnicas utilizadas. Indicações e contra-indicações. Radioproteção. Utilização dos meios de contrastes. Imaginologia convencional. Métodos especiais de diagnostico por imagem dos sistemas ósteo-articular.
Reabilitação de Membros Superiores 22h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia. Tratamento fisioterapêutico nas afecções traumatológicas de membros superiores. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas.Terminologias. Doenças degenerativas. Lesões de nervos periféricos. Fratura. Entorse. Luxação. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular.
Reabilitação de Mão 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia nas lesões da mão. Tratamento fisioterapêutico nas afecções traumatológicas de mão. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas.Terminologias. Doenças degenerativas. Lesões de nervos periféricos. Fratura. Entorse. Luxação. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular.
Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas aplicadas à Coluna Cervical e Toráxica 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia e esportiva. Terapia manual nas afecções traumatológicas de Coluna Cervical e Toráxica. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas e esportivas.Terminologias. Doenças degenerativas. Lesões de nervos periféricos. Fratura. Alterações posturais. Hérnia discal. Espondilólises. Artrose. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular.
Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas aplicadas à Coluna Lombar 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia e esportiva. Terapia manual nas afecções traumatológicas de Coluna Lombar. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas e esportivas.Terminologias. Doenças degenerativas. Lesões de nervos periféricos. Fratura. Alterações posturais. Hérnia discal. Espondilólises. Artrose. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular, Lombalgia.
Fisioterapia aplicada às Lesões de Quadril 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia e esportiva. Terapia manual nas afecções traumatológicas de Quadril. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas e esportivas. Terminologias. Doenças degenerativas. Fratura de Fêmur. Artrose de Quadril. Lesões de Labrum Acetabular, Bursite Trocantérica. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular do quadril.
Fisioterapia aplicada às Lesões de Joelho 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia e esportiva. Terapia manual nas afecções traumatológicas de Joelho. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas e esportivas. Terminologias. Doenças degenerativas. Fratura de Fêmur e tíbia. Gonartrose. Condromalácia Paterar. Sindrome da Disfunção Fêmoro Paterar. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular do Joelho.
Fisioterapia aplicada às lesões de Tornozelo e Pé 11h Bases da Ortopedia em Fisioterapia. Avaliação do paciente ortopédico e traumatológico. Tratamento fisioterapêutico em ortopedia e esportiva. Terapia manual nas afecções traumatológicas de Tornozelo e Pé. Fisioterapia preventiva das afecções ortopédicas e traumatológicas e esportivas. Terminologias. Doenças degenerativas. Fratura de Tornozelo e pé. Fascite plantar. Tendinopatias, entorse de Tornozelo. Estudo e análise em pacientes com disfunções do sistema osteoarticular de Tornozelo e Pé.
PNF aplicado às lesões Ortopédicas e Esportivas 11h Para capacitação em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP), o conteúdo foi especificamente desenvolvido para um curso teórico prático que tem como objetivo: promover a formação de fisioterapeutas, para atuação com o método nas desordens Ortopédicas e Esportivas; agregação dos princípios básicos de aprendizado motor; promover atividades práticas para a aplicação das técnicas e padrões do FNP com diferentes objetivos (facilitação da marcha, disfunções biomecânicas, etc.); avaliação do paciente, procedimentos de testagem e tratamento baseados na filosofia da FNP e na terminologia da CIF.
Auriculopuntura 11h Conhecimento sobre a legislação que rege as práticas integrativas e complementares em saúde, bem como conhecimento teórico-prático sobre a Medicina Tradicional Chinesa no microssistema da orelha. Fisiologia dos órgãos na MTC, as energias do corpo, Tao, polaridade Yin / Yang, biocronologia, bioclimatologia, cinco elementos, Meridianos, métodos de diagnóstico. Introdução e pratica a auriculoterapia.
Mobilização Neural em Quadrante Superior 11h Fundamentar, através do estudo dos princípios fisiológicos e biofísicos, o recurso da Mobilização Neural em Quadrante Superior; Reproduzir e analisar criticamente a Mobilização Neural; Compreender o tratamento de disfunções ósteo-mio-articulares e neuromusculares através das diversas abordagens da Fisioterapia Manual Global; Capacitar e habilitar o aluno para a escolha da técnica adequada de tratamento para cada patologia, bem como para planejar condutas terapêuticas em terapia manual.
Mobilização Neural em Quadrante Inferior 11h Fundamentar, através do estudo dos princípios fisiológicos e biofísicos, o recurso da Mobilização Neural em Quadrante Inferior; Reproduzir e analisar criticamente a Mobilização Neural; Compreender o tratamento de disfunções ósteo-mio-articulares e neuromusculares através das diversas abordagens da Fisioterapia Manual Global; Capacitar e habilitar o aluno para a escolha da técnica adequada de tratamento para cada patologia, bem como para planejar condutas terapêuticas em terapia manual.
Órteses e Adaptações Funcionais 11h Definição, classificação, prescrição de próteses para membros superiores e inferiores em pacientes com disfunções ortopédicas, adaptações funcionais, prescrição de cadeira de rodas, adequação da cadeira de rodas..
Bandagens terapêuticas 11h Abordar a utilização, características e os tipos de bandagens, bem como seus benefícios e aplicabilidades funcionais dentro da reabilitação desportiva.
Eletroterapia aplicada as Lesões Ortopédicas e Esportivas 11h Fundamentação da utilização dos recursos de eletroterapia na reabilitação de pacientes ortopédicos e esportivos. Efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, precauções, efeitos diversos e técnicas de aplicação.
Liberações Miofasciais 22h Fundamentar, através do estudo dos princípios fisiológicos e biofísicos, o recurso da Liberação Miofascial; Reproduzir e analisar criticamente a Liberação Miofascial; Compreender o tratamento de disfunções ósteo-mio-articulares e neuromusculares através das diversas abordagens da Fisioterapia Manual Global; Capacitar e habilitar o aluno para a escolha da técnica adequada de tratamento para cada patologia, bem como para planejar condutas terapêuticas em terapia manual.
Fisioterapia Aquática 11h Desenvolvimento do Sistema Musculoesquelético na criança e no adolescente. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Paralisia Cerebral. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Defeito de Fechamento do Tubo Neural. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Doenças Neuromusculares. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Lesão Encefálica Adquirida. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Lesão Medular. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Síndrome de Down. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Síndrome Pós- Póliomelite. Fisioterapia nas afecções ortopédicas das Síndromes mais frequentes.
Treinamento Funcional aplicado às Lesões Ortopedicas e Esportivas 22h Métodos de treinamento e para aprimoramento da funcionalidade dos diferentes sistemas orgânicos e sua aplicação nas diferentes situações da prática da atividade física. Aprimorar os conceitos sobre a importância da técnica postural visando a Reabilitação Física em lesões Ortopedicas e Esportivas.
Pilates nas Lesões Ortopédicas e Esportivas 11h Métodos de treinamento e para aprimoramento da funcionalidade dos diferentes sistemas orgânicos e sua aplicação nas diferentes situações da prática da atividade física. Aprimorar os conceitos sobre a importância da técnica postural visando o aprendizado ao Método Pilates.
Metodologia Científica 22h Definição de Metodologia Científica, tipos de pesquisa, fisioterapia baseada em evidências, pesquisa em bases de dados, elaboração de artigo científico e revisão.
Bioestatística 11h Conceitos da estatística aplicada às ciências da saúde, distribuição normal, testes paramétricos e não paramétricos, softwares estatísticos, aplicação dos testes estatísticos.
Controle Motor, Controle Postural e Mobilidade. 11h Definição de Controle Motor; Teorias do Controle Motor; Aspectos Neuroanatômicos e Neurofisiológicos do Controle Motor; Base Fisiológica do Aprendizado Motor e da Recuperação da Função; Definição de Controle Postural, Desenvolvimento do Controle Postural; Controle da Mobilidade normal e anormal; Estrutura conceitual da prática clínica; Procedimento Clínico do paciente com Disfunção do Controle postural e da Mobilidade.
Total 384h  
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100