Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica

Diferenciais do Curso

  • Um dos cursos mais completos na área de Fisioterapia Neurofuncional da região
  • Enfoque no atendimento do público adulto e pediátrico
  • Vivências práticas
  • Professores com experiência clínica e no mercado de trabalho
  • Professores de renome nacional na área de Fisioterapia Neurofuncional

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 418 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matrícula + 27 parcelas de R$ 389,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matrícula + 27 parcelas de R$ 311,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Formar profissionais especialistas em Fisioterapia Neurofuncional para atuação com pacientes adultos e pediátricos, para que possa atuar com discernimento, qualidade e eficiência de forma autônoma e em equipe interdisciplinar e multiprofissional, na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, contribuindo para a manutenção e melhora da qualidade de vida do indivíduo e da comunidade, com princípios e valores éticos e bioéticos.
Fisioterapeutas.
A Metodologia utilizada será de aula expositivas e aula práticas entre os alunos e também vivências práticas.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Neuroanatomia do Sistema Nervoso Central e Periférico 11h Organização do Sistema Nervoso, Estrutura e função do Córtex cerebral, diencéfalo, Medula espinal, Tronco encefálico, Cerebelo, Núcleos da Base, Vascularização do Sistema Nervoso Central.
Neurofisiologia do Sistema Nervoso Central e Periférico 11h Funções básicas, potencial de membrana, potencial de ação, sinapse, Neurotransmissores, Sistemas sensoriais, sistema motor, controle motor global, memória e sistema límbico.
Neuroplasticidade e Reabilitação 11h Plasticidade Sináptica, Aprendizagem motora, reparação e regeneração do Sistema Nervoso, Plasticidade do Sistema Nervoso na Reabilitação.
Desenvolvimento Embrionário 11h Noções do desenvolvimento embrionário humano desde a formação dos gametas até o nascimento, Início da formação do Sistema nervosa, alterações no desenvolvimento, Construção dos Circuitos Neurais
Desenvolvimento motor e cognitivo 22h Conceituação e diferenciação de crescimento e desenvolvimento, teorias de Desenvolvimento Humano, aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, estágios de crescimento e desenvolvimento físico e motor, efeitos dos exercícios sobre o crescimento e o desenvolvimento, crescimento somático e a composição corporal e maturação biológica.
Bases Biomecânicas do Movimento Humano 11h Estudo Cinesiológico e Biomecânico do Membro Superior nas atividades diárias da vida; cintura escapular e os movimentos do ombro; das Articulações do Punho, da Mão e dos Dedos; estudo cinesiológico e biomecânico do Membro Inferior nas atividades diárias da vida, análise biomecânica durante as transferências.
Avaliação Neurofuncional Adulto 11h Classificação Internacional de Funcionalidade, avaliação do sistema sensorial e motor, avaliação das deficiências e incapacidades.
Avaliação Neurofuncional na criança 11h Avaliação da função motora, desevolvimento, funcionalidade e do ambiente.
Avaliações Padronizadas em Pediatria 11h Treinamento das escalas: GMFM, GMFCS, Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) e Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) –Rosa Neto.
Avaliação da Marcha 11h Fundamentação das bases anatomofuncionais e biomecânicas da marcha humana e as principais alterações na marcha de pacientes com disfunções neurológicas.
Exames complementares 11h Estudo dos exames diagnósticos na área da Neurologia; Conhecimento das indicações e interpretação dos exames complementares solicitados; tomografias, Ressonâncias, exames laboratoriais e outros.
Fisioterapia aplicada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) 22h Aprofundar conhecimentos sobre o AVC e sua fisiopatologia, tratamento médico, as principais alterações observados nos pacientes com AVC e sua influência para a Reabilitação. Prática de manuseios.
Fisioterapia aplicada ao Traumatismo Crânioencefálico (TCE) 11h Aprofundar conhecimentos sobre o TCE e sua fisiopatologia, tratamento médico, as principais alterações observados nos pacientes com TCE e sua influência para a Reabilitação.
Fisioterapia aplicada as doenças Neurodegenerativas 11h Aprofundar conhecimentos sobre as doenças neurodegenerativas e sua fisiopatologia, tratamento médico, as principais alterações observados nos pacientes e sua influência para a Reabilitação, fisioterapia nas doenças neurodegenerativas.
Fisioterapia aplicada as Cerebelopatias 11h Aprofundar conhecimentos sobre as doenças que afetam o Cerebelo e sua fisiopatologia, as principais alterações observados nos pacientes e sua influência para a Reabilitação, fisioterapia nas cerebelopatias
Fisioterapia aplicada ao Traumatismo Raqui-medular (TRM) 11 Aprofundar conhecimentos sobre o TRM, as principais alterações observados nos pacientes e sua influência para a Reabilitação, fisioterapia no TRM.
Fisioterapia aplicada ao Envelhecimento e as Demências 11h Aprofundar conhecimentos sobre processo de envelhecimento, as demências mais prevalentes da população, intervenção fisioterapêutica nas demências.
Fisioterapia aplicada a Paralisia Cerebral 11h Aprofundar conhecimentos sobre a paralisa cerebral, sua classificação e distribuição topográfica, intervenção fisioterapêutica em crianças com Paralisia Cerebral.
Fisioterapia aplicada a Mielomeningocele e Más Formações Congênitas 11h Aprofundar conhecimentos sobre Mielomeningocele e Más Formações Congênitas e a Intervenção fisioterapêutica em crianças com essas doenças.
Fisioterapia aplicada a Doenças Neuromusculares. 11h Aprofundar conhecimentos sobre a doenças neuromusculares, evolução, principais complicações e a intervenção fisioterapêutica em crianças com DNM.
Fisioterapia nas afecções ortopédicas na criança e no adolescente. 11h Desenvolvimento do Sistema Musculoesquelético na criança e no adolescente. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Paralisia Cerebral. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Defeito de Fechamento do Tubo Neural. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Doenças Neuromusculares. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Lesão Encefálica Adquirida. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Lesão Medular. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Síndrome de Down. Fisioterapia nas afecções ortopédicas da criança com Síndrome Pós- Póliomelite. Fisioterapia nas afecções ortopédicas das Síndromes mais frequentes.
Metodologia Científica 11h Definição de Metodologia Científica, tipos de pesquisa, fisioterapia baseada em evidências, pesquisa em bases de dados, elaboração de artigo científico e revisão.
Bioestatística 11h Conceitos da estatística aplicada às ciências da saúde, distribuição normal, testes paramétricos e não paramétricos, softwares estatísticos, aplicação dos testes estatísticos.
Órteses e adaptações funcionais 22h Definição, classificação, prescrição de próteses para membros superiores e inferiores em pacientes com disfunções neurológicas, adaptações funcionais, prescrição de cadeira de rodas, adequação da cadeira de rodas.
Eletroterapia aplicada a pacientes neurológicos 11h Fundamentação da utilização dos recursos de eletroterapia na reabilitação de pacientes neurológicos. Efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, precauções, efeitos diversos e técnicas de aplicação.
Reabilitação Vestibular e desordens do equilíbrio 11h Anatomia e Fisiologia do Sistema Vestibular; controle postural, avaliação do sistema vestibular e do equilíbrio, reabilitação vestibular.
Fisioterapia Neurológica Hospitalar 11h Principais doenças neurológicas, características da fase aguda das doenças neurológicas, monitorização do paciente neurológico, posicionamento, intervenção da fisioterapia na fase aguda das doenças neurológicas, unidade de AVC e equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar.
Intervenção Precoce 11h Desenvolvimento do sistema nervoso central, principais causas de problemas durante o desenvolvimento, conceituação de um bebê de risco, riscos para o desenvolvimento: unidade de terapia intensiva neonatal, escolas, creches, domicílio; bases para intervenção precoce: o que estimular, quando estimular e para que estimular
Bobath Adulto 11h Histórico do Conceito Bobath, teoria do tratamento de pacientes com doenças neurológicas pelo Conceito Bobath, avaliação e tratamento pelo Conceito Bobath.
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP 11h Princípios do Método, técnicas específicas, padrões de facilitação e treinamento da marcha.
Realidade Virtual 11h Utilização da Realidade Virtual na Reabilitação de pacientes com doenças neurológicas, princípios da neurosciência e as evidências científicas que justificam a utilização da Realidade Virtual.
Bobath na criança 11h Histórico do Conceito Bobath, teoria do tratamento de pacientes crianças com doenças neurológicas pelo Conceito Bobath, avaliação e tratamento pelo Conceito Bobath.
Integração Sensorial 11h História da integração sensorial, bases conceituais e neurofisiológicas; Sistema somatossensorial; Aprendizado motor; Fundamentos neurocientíficos da Integração sensorial; Principais disfunções sensoriais; Tratamento – terapia de integração sensorial
Fisioterapia Aquática em pacientes neurológicos. 11h Hidroterapia como recurso terapêutico da fisioterapia. Conhecer as propriedades físicas da água e sua utilização na terapêutica aquática. Conceituar hidroterapia. Discutir métodos terapêuticos aquáticos e suas indicações em pacientes neurológicos. Vivenciar na pratica os exercícios, recursos e métodos terapêuticos aplicados na piscina. Avaliação em hidroterapia.
Método Pediasuit/Terathogs 11h História do Método PediaSuit, bases fisiológicas, indicações, protocol de intervenção e evidências científicas.
Trabalho de Conclusão de Curso - Elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual deverá ser desenvolvido sob uma das seguintes formas e orientado por Docente, Mestre ou Doutor, do curso: Artigo Científico ou Relatório Técnico Cientifico: sobre um assunto específico, vinculado à área de especialização, e resultante de uma pesquisa apresentada segundo as normas metodológicas oportunamente explicitadas.
Total 418  
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100