Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria

Diferenciais do Curso

Professores renomados, com experiência no mercado financeiro e conhecedores do mercado local; Infraestrutura compatível com o padrão de exigência do nosso público alvo; vivências práticas e a presença de profissionais convidados em alguns módulos.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 429 h
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sextas-feiras: 19h às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Centro Universitário Tiradentes - Alagoas
  • Investimento Matricula + 27 parcelas de 389,00
  • Benefício 20% de desconto para egresso, Matrícula + 28 parcelas de 311,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral: Capacitar os participantes a utilizarem os conceitos fundamentais e práticos de Finanças e de Contabilidade, oferecendo o nível de conhecimento necessário para que possam exercer atividades de controle e acompanhamentos dos planos elaborados pelas empresas. Específico:
  • Propiciar o conhecimento necessário de instrumentos e ferramentas técnicas para que os participantes possam gerir e estabelecer os controles e acompanhamentos necessários ao processo decisório e de auditoria;
  • Capacitar os participantes na elaboração de planejamento financeiro, econômico e fiscal de empresas;
  • Prover os conhecimentos necessários de finanças que permitam aos participantes tomar decisões com base nas demonstrações financeiras e de participar ativamente na formulação estratégica, planejamento, implementação e controle, bem como conhecimento na aplicação das normas contábeis e de processos de auditoria;
  • Permitir os participantes estruturar informações e oferecer condições para o desenvolvimento da capacidade de reflexão, análise e síntese;
  • Promover a colaboração e a integração entre os participantes.
Profissionais com formação em Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis. Destina-se também a profissionais liberais diversos que visam abrir novas possibilidades de atuações, bem como a administradores que, embora atuem em outras áreas, percebam a importância do conhecimento de Finanças, Controladoria e Auditoria Contábil no seu desenvolvimento profissional.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Empreendedorismo 22 Conceitos de empreendedorismo e o empreendedor. Antecedentes do movimento empreendedorismo atual. Características, tipos e habilidades do empreendedor. Gestão empreendedora, liderança e motivação. Empreendedorismo no Brasil. Práticas empreendedoras. Ferramentas úteis ao empreendedor (marketing e administração estratégica). Plano de negócios: etapas, processos, elaboração e implementação. Empreendedorismo e a legislação e legalização. Megatendências.
Matemática Financeira 11 Conceito e aplicações de juros simples e juros compostos. Desconto de títulos. Valor de face e valor de mercado. Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Equivalência de taxas de juros. Equivalência de fluxos de caixa. Perpetuidades e anuidades. Sistema de amortização. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros.
Contabilidade Básica 11 Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras.: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado -DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa -DFC e Demonstração do Valor Adicionado –DVA.
Negociação e Administração de Conflitos 22 Negociação: conceitos e tipologias. Etapas do processo de Negociação. Conflito: conceitos e tipos. Formas de gerir e mediar conflitos. Variáveis no processo de tomada de decisão. Principais aspectos teóricos e práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos grupos de trabalho nas organizações, tais como competição, coesão, conflitos nas relações grupais, negociação e tomada de decisão, comunicação interpessoal e intergrupal, motivação, criatividade e inovação, liderança e relações de poder, além de propiciar um espaço para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal individual em grupo.
Planejamento Estratégico 22 Globalização e seus impactos no planejamento estratégico das organizações. Tipos de Planejamento. Evolução do planejamento. Planejamento e gestão estratégica. Princípios fundamentais do planejamento estratégico e o controle de resultados. Metodologia de implantação do planejamento estratégico nas organizações. Produtos/serviços e clientes. Visão estratégica do negócio. Missão institucional. Filosofias empresariais. Cenários. Análise do ambiente interno e do ambiente externo. Modelo das 05 forças de Porter. Matriz SWOT. Vantagens competitivas. Visão do futuro. Estratégias competitivas. Ferramentas estratégicas de gestão. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação das estratégias. Plano de Ação. Parâmetros de avaliação.
Orçamento Custo e Controle 22 Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento operacional: balanço projetado, resultado projetado, fluxo de caixa. Controle: Centro de receita e centro de custo padrão e as variações de eficiência e preço em custos variáveis e de capacidade orçamentária em custos fixos.
Metodologia da Pesquisa 11 O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Referências bibliográficas. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.
Contabilidade Avançada 22 Método de Avaliação de Investimentos. Reorganizações e Avaliações Societárias. Consolidação das Demonstrações Financeiras. Reavaliação de Bens. Correção Monetária Integral. Normas relativas à fusão, incorporação, cisão, transformação e liquidação de sociedades. Ações e Debêntures. Contabilidade Ambiental. Contabilidade das Empresas do Terceiro Setor.
Perícia Contábil 22 Fundamentos da Perícia Contábil. Plano de trabalho em perícia contábil. Laudos periciais. Perícia Judicial. Aplicações da Perícia Contábil e Perícia Arbitral. Normas Brasileiras sobre a Perícia. Fraudes em contabilidade. Instituto da prova pericial e o Novo Código Civil Brasileiro.
Gestão de Ti, Aplicada às Instituições Financeiras   22 Tecnologia da Informação (TI) aplicada às Instituições Financeiras; Governança de TI e Gestão de TI e Segurança da Informação; Legislação e Normas aplicáveis à Governança de TI e a Segurança da Informação; Risco Operacional, Erros e Fraudes; Sistemas de Gestão de Segurança da Informação.
Finanças Corporativas e Valor 22 Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel e as Funções do Administrador Financeiro. Introdução a Análise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco e Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos. Taxa Média de Retorno Contábil. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administração de Estoques. Determinação do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques.
Mercado Financeiro 22 Introdução aos mercados financeiros e de capitais; o sistema financeiro nacional. Instrumentos de Renda Fixa: Conceitos e Características. Títulos Públicos: Conceitos e Características. Instrumentos de Renda Variável: Ações – Conceito, Direitos dos Acionistas, Deveres e Responsabilidades dos Administradores das Companhias Abertas. Oferta Primária e Secundária. Precificação. Bolsa de Valores M&F. Mercado de Balcão Organizado. Liquidação e Custódia. Conceitos e Práticas de Governança Corporativa. Derivativos: Conceito e Origem, Mercado a Termo, Mercado Futuro, Mercado de Swap e Mercado de Opções. Fatores Determinantes do Prêmio da Opção de Compra. Negociabilidade. Estratégias com Derivativos: Proteção, Posição e Alavancagem. Oferta Pública de Títulos e Valores Mobiliários. Principais Instituições: Funções e Características. Aspectos Legais e Normativos. Aspectos Operacionais.
Análise de Investimentos 22 Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros. Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Seleção de projetos. Orçamento: Visão condensada do plano geral da empresa. Estimativa dos resultados futuros esperados. Execução de orçamento. Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade.
Indicadores Econômicos e Financeiros 22 Principais usuários das Demonstrações Financeiras. Analista Interno versus Analista Externo. Preparação das demonstrações Financeiras Para Análise e Seus Objetivos. Critérios de Análise das demonstrações Contábeis: Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas e Quocientes. Principais Indicadores Econômico-Financeiros: Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital, Rentabilidade e Índices Operacionais de Giro do Estoque, Prazo Médio de Pagamento e Prazo Médio de Recebimento. A Importância das Notas Explicativas. Relatório da Diretoria e Parecer de Auditoria.
Planejamento Tributário 22 Sistema Tributário Brasileiro e os impactos sobre as organizações empresariais. Planejamento Fiscal versus Evasão Fiscal, conceitos. As empresas e a “Logística Fiscal”. Gerenciamento Fiscal nas empresas. Tributos diretos e indiretos e sua abordagem quanto ao planejamento fiscal. Operações comerciais e industriais e seu aspecto tributário. Obrigação Tributária. Fato Gerador, Base de Cálculos e Alíquotas. Apuração dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crédito. Rendimentos no Exterior e Preços de Transferência. Proposta de metodologia para estudo e implantação de planejamentos fiscais.
Contabilidade Tributária 22 As fontes formais do Direito. Os tributos e seus elementos fundamentais. Tributos diretos e indiretos. Os diversos conceitos de lucro para efeitos fiscais e societários. A tributação do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas: o Lucro Presumido e Real Os benefícios indiretos, multas dedutíveis e não dedutíveis, os planos de previdência privada; as contribuições e doações e outros pontos polêmicos da legislação: efeitos sobre o cálculo dos tributos incidentes sobre o lucro. Contribuição Social sobre o Lucro: as diversas formas de tributação. O cálculo sobre a tributação Real, Presumida ou Arbitrada Os tributos indiretos. As noções fundamentais da legislação do ICMS, IPI e ISS. O efeito dos tributos indiretos na formação do preço de venda dos produtos. As contribuições fiscais incidentes sobre a receita: PIS e Cofins. As noções fundamentais das legislações correspondentes. Tributação de lucros provenientes do exterior. Principais efeitos societários e fiscais. Livros Fiscais: Livro de Registro de Entrada e Saída, Livro de Apuração do ICMS, LALUR.
Auditoria Fiscal de Tributária 22 Auditoria fiscal realizada nos Estados Federados e Distrito Federal. Presunções legais e como se opera as principais formas de sonegação. Documentos fiscais: crédito fiscal, idoneidade, transferências de mercadorias. Levantamento físico: superavaliação e subvaliação de estoques, conta mercadoria. Suprimento de caixa e levantamento financeiro. Escrita fiscal: contabilização e repercussão tributária, diagnóstico fiscal.   Fiscalizações especiais: em empresas agroindustriais, indústrias regionais, atacadistas, varejistas, cerealistas e microempresas. A utilização do SINTEGRA e a troca de informações entre os Estados e demais poderes. Fiscalização do Trânsito de mercadorias.
Economia Empresarial 22 Fundamentos de microeconomia. Curvas de demanda. Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. O comportamento maximizador do consumidor. Entendendo a demanda. O preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminação de preços. Tecnologia: a restrição tecnológica. Custos e escala de produção. As restrições de mercado. Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo. Planos de Estabilização Brasileiros. Crises Recentes.
Controladoria Empresarial 22 Sistemas de controle gerencial: governança corporativa e accountability; empresa como sistema aberto; controller; comportamento nas organizações; tipos de estrutura organizacional; contas e centros de responsabilidade. Preços de transferência: discussão orçamentária; preço de transferência baseado no mercado; preço de transferência baseado em custos; preço de transferência negociado; preço de transferência duplo; ABC - Activity Based Costing. Análise de desempenho de relatórios financeiros: metodologias de análise; normalização de relatórios financeiros; evolução financeira da empresa; segmentação dos efeitos; impacto na receita. Balanced Scorecard: implementação e gestão da estratégia; estudo do balanced scorecard; construção do balanced scorecard;   indicadores de desempenho.
Projeto Final de Curso 44 Planejamento, acompanhamento, estruturação e controle das atividades de intervenção em uma organização escolhida. Posteriormente, a elaboração de um relatório das atividades pertinentes ao projeto final, o qual deverá ser desenvolvido como um relatório técnico científico sobre a orientação de um docente, mestre ou doutor, que faça parte da equipe docente do curso. Haverá apresentação do trabalho elaborado para uma banca avaliadora.
Total 429  
Centro Universitário Tiradentes
0800 729 2100