Serviços

Todas as bibliotecas da rede prestam os seguintes serviços:

Apoio em Trabalhos Acadêmicos
Padronização e normalização, segundo as normas da ABNT, dos trabalhos científicos realizados pelos alunos do Centro Universitário.
Os alunos de EAD devem solicitar aos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas dos polos, de acordo com a Normativa SIB 01.

Empréstimos
Para efetuar o empréstimo é imprescindível a apresentação da identidade institucional (carteira estudantil ou crachá funcional).
Prazos para empréstimos:
Alunos de graduação (5 livros por até 7 dias corridos)
Alunos de pós-graduação (5 livros por até 10 dias corridos)
Professores (5 livros por até 10 dias corridos)
Usuário em débito com a Biblioteca fica impossibilitado de realizar empréstimos e, renovações até que seja regularizada a situação.
Livros de consulta local: máximo de 3 horas, quantidade máxima de 3 livros.

Devoluções
A devolução do material emprestado deverá ser efetuada nos balcões de atendimento da biblioteca onde foi realizado o empréstimo.
Não é necessária a apresentação da identidade institucional e pode ser realizada por terceiros.
A devolução de materiais emprestados deverá ser efetuada dentro do prazo estabelecido. O não cumprimento dessa norma implicará em cobrança de multa por dia e por material.
O valor da multa dos livros de consulta local devolvidos em atraso é o dobro do valor cobrado aos materiais com empréstimo normal.

Renovações
O livro só poderá ser renovado por no máximo 5 vezes e se o mesmo não estiver reservado para outro usuário.
As renovações poderão ser realizadas na Biblioteca pelos terminais de atendimento e consulta ou pela internet no endereço da Biblioteca.

Reservas
As reservas são realizadas somente quando não há livros disponíveis para empréstimo, ou seja, quando não estiver disponível nenhum exemplar do livro procurado, exceto o de consulta local.
As reservas poderão ser realizadas na Biblioteca pelos terminais de atendimento e consulta ou pela internet no endereço da Biblioteca.
Os usuários com endereços de e-mail cadastrados corretamente recebem aviso de chegada de material reservado. Ficando disponível para ser retirado por no máximo 24 horas.

Pesquisa Orientada
Oferece aos usuários computadores para consulta, possibilitando a verificação do material bibliográfico por título, assunto, autor ou termo livre, disponibilizando bibliotecários de referência para auxiliar na pesquisa.

Consulta
A localização dos materiais bibliográficos e não bibliográficos podem ser realizadas através dos terminais de computadores disponíveis nos setores. A pesquisa poderá ser feita por:
Autor: digitar o sobrenome;
Título: digitar o título, desconsiderando artigos e/ou preposições iniciais;
Assunto: digite a palavra-chave referente ao tema de sua pesquisa.
Além dessa possibilidade, você pode localizar a obra por área de interesse, acessando as estantes identificadas por codificação internacional. Consulte a numeração específica de sua área de pesquisa, bem como a localização de jornais locais e nacionais, dicionários, enciclopédias, catálogos e multimeios, além de monografias, teses, dissertações e periódicos especializados.

Recepção aos Calouros
No início letivo, as bibliotecas recebem os alunos calouros, promovendo a integração, apresentando seus serviços e normas através do vídeo institucional; visita monitorada e treinamentos específicos.

Biblioteca Inclusiva
O Sistema Integrado de Bibliotecas buscando facilitar o acesso a leitura e possibilitar a inclusão de pessoas portadoras deficiência propõe o espaço Biblioteca Inclusiva.

Biblioteca Virtual
O Sistema Integrado de Biblioteca disponibiliza aos usúarios diversas Bases de Dados nacionais e internacionais, com materiais em formato digital nas mais variadas áreas do conhecimento.

FICHA CATALOGÁFICA

Elaboração da Ficha Catalográfica de Teses, Dissertações, Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso antes de sua publicação de maneira a permitir a impressão de informações bibliográficas no próprio documento. A Ficha Catalográfica traz as informações fundamentais do documento: autor, título, local, assunto, número de páginas, etc. Sua principal função é permitir a identificação e localização adequada do material em uma biblioteca.

Para montar sua Ficha Catalográfica:

1. Identique o modelo adequado (TCC, Tese, Dissertação ou Monografia). Preencha os dados com as informações de seu trabalho:

2. Encaminhe por e-mail ao bibliotecário de sua Unidade:  Seu trabalho e a Ficha Catalográfica elaborada, para serem feitas as possíveis correções e a inclusão do número de classificação e notação de autor.

3. Endereço para envio:
Biblioteca Central Jacinto Uchôa
biblioteca@fits.edu.br

 

 

O QUE É ISBN?

O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

Agência Brasileira do ISBN 
Formulário de Solicitação
Tabela de Preços

O QUE É ISSN?

O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que torna o título da publicação único e definitivo . É composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN. O uso do ISSN como código identificador confere vantagens aos editores, distribuídoras e para os serviços institucionais, auxiliando no controle da publicação editorial do país e promovendo a identificação dos títulos.

Centro Brasileiro do ISSN
Formulário de Solicitação
Taxas Administrativas