Biblioteca Virtual

O SIB disponibiliza acesso ao conteúdo digital de livros eletrônicos, periódicos, normas, assinadas e com acesso aberto para Comunidade Acadêmica, através da Biblioteca Virtual.

As bases assinadas são acessadas fora da Universidade, através do Magister com login e senha.

1.1. BASES DE DADOS ASSINADAS



Base de informações médicas, baseada em evidências, revisada por pares, publicada por uma companhia médica chamada UpToDate, Inc.

Base de dados de pesquisa jurídica da Editora Revista dos Tribunais/Thomson Reuters que reúne: doutrina, jurisprudência, legislação, súmulas, notícias e outros conteúdos da área de Direito. É hoje, sem dúvida, a mais completa e poderosa base de pesquisa jurídica no âmbito nacional.


3.600 títulos de livros eletrônicos de várias editoras e em diversas áreas do conhecimento.


Livros da Editora Cengage para área de exatas, engenharias e negócios.


Livros em outras línguas indicados nos cursos (exatas).

Livros eletrônicos nacionais da área de saúde, da editora Atheneu.

1. EBSCO (Eletronic Book Services Corporation) A Biblioteca assina as seguintes bases de dados:

  • Academic Search Premier fornece texto completo para mais 4.700 publicações, incluindo texto completo de mais de 3.600 revistas especializadas analisadas por especialistas. Os arquivos em PDF são datados de 1975. Este banco de dados multidisciplinar cobre virtualmente todas áreas do conhecimento.
  • Medline é a fonte mais abrangente do mundo de texto completo para periódicos médicos, fornecendo texto completo para mais de 1.450 periódicos indexados no MEDLINE. Com mais de 1.400.000 artigos de texto completo datando desde 1965. MEDLINE é a ferramenta de pesquisa definitiva para literatura médica.
  • Dentistry & Oral Sciences Source fonte de pesquisa para todas as áreas relacionadas à odontologia, incluindo assistência odontológica pública, endodontia, dor e cirurgia facial, odontologia, patologias/cirurgias/radiologias oral e maxilofacial, ortodontia, odontologia pediátrica, periodontia e prostodontia. O banco de dados é atualizado semanalmente no EBSCOhost.

O acesso a ESBCO é online, ilimitado e gratuito aos docentes e discentes, sendo possível realizar pesquisas através do Portal Magister do Centro Universitário Tiradentes e da Universidade Tiradentes.

2. American Chemical – ACS

O Sistema de Bibliotecas disponibiliza, através de assinatura junto à Coordenação do Portal de Periódicos da Capes, o acesso à base de dados da American Chemical Society – ACS contendo a coleção atualizada e retrospectiva de 36 títulos de publicações científicas editadas pela renomada Instituição. A ACS oferece acesso às mais importantes e citadas publicações periódicas na área de química e ciências afins. Adicionalmente, provê acesso a mais de 130 anos de pesquisas em química e 750.000 artigos de publicações periódicas desde o primeiro número do “Journal of the American Chemical Society”, publicado em 1879.

Open Library

O Open Library disponibiliza mais de um milhão de obras em cerca de 50 idiomas para download ou leitura on-line nos formatos PDF, ePub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu.

No acervo, é possível encontrar desde clássicos como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, “Macbeth” de William Shakespeare e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes a publicações históricas de museus, universidades, instituições religiosas, além de textos jurídicos.

Scientific Periodicals Eletronic Libary

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library, é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento, o Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica. Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

Compõem objetivos do Spell:

  • Organização da Base de Dados de Periódicos: acesso à produção veiculada em múltiplas fontes e localização facilitada de artigos ou tópicos de interesse por meio de uma única plataforma web, atualizada dinamicamente;
  • Visibilidade da Produção Científica: disponibilização do conteúdo publicado em periódicos cadastrados, facilitando a pesquisa e uso do conhecimento produzido em distintas áreas do conhecimento, promovendo a visibilidade de periódicos e pesquisadores;
  • Democratização do Acesso à Informação: disponibilização ampla e irrestrita do conteúdo existente no Spell, em consonância com o movimento internacional de Open Access Journals;
  • Produção de Indicadores de Uso dos Periódicos: facilitação da produção de estatísticas de uso e acesso aos periódicos, bem como de análises bibliométricas e cientométricas.

Publicações INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como missão institucional subsidiar o processo decisório das políticas educacionais. Para isso, produz e dissemina informações de avaliação, estatísticas, bem como estudos e trabalhos relevantes para a comunidade educacional. As publicações produzidas pelo Inep têm como objetivo tornar disponíveis todas essas informações. Aqui, os usuários podem obter os trabalhos editados, que estão organizados conforme a linha editorial do Inep. Eles podem ser buscados por título, autor, resumo, ano e palavras-chave, com a opção de download. É permitida a reprodução total ou parcial das publicações, desde que citada a fonte.

Clicando nesse link você terá acesso gratuíto a essas publicações:

http://www.publicacoes.inep.gov.br/resultados.asp?cat=5

Scielo Livros

Liderado pelas editoras da Fiocruz, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual Paulista e Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, o projeto “SciELO Livros”, lançado no mês de março, disponibilizou aproximadamente 300 livros, científicos e técnicos, para download. O projeto visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Os livros, que estão disponíveis nos formatos ePUB e PDF, são formatados de acordo com padrões internacionais e podem ser lidos no próprio site ou baixados integralmente sem nenhum custo. Confira os livros disponíveis em:

http://books.scielo.org/indice-de-titulos/

A Enciclopédia tem vários tipos diferentes de conteúdo, a maioria dos quais pode ser reutilizado sob uma licença Creative Commons. Os tipos de conteúdo disponível no EoE incluem:

Artigos – escritos e editados colaborativamente por voluntários EOE sobre uma variedade de temas relacionados com a terra, seus ecossistemas e sua relação com a sociedade. Cateogories separadas de artigos incluem lugares , que são artigos sobre sites específicos geográficas do mundo, e biografias , que são artigos curtos sobre pessoas que fizeram contribuições significativas para o nosso conhecimento sobre os ambientes da Terra e como eles funcionam.

Definições – breves definições de alguns dos conceitos mais comuns e importantes relacionados a ambientes da Terra.

Discursos – discursos importantes entregues por conhecidos indivíduos sobre temas relacionados com os aspectos físicos, sociais e econômicos do meio ambiente.

Relatórios – relatórios significativos por organismos internacionais, como as Nações Unidas, ou outras agências governamentais ou não-governamentais que aumentar a compreensão e as discussões das grandes preocupações ambientais.

Ebooks – livros de interesse que já estão em domínio público ou para quem a EoE recebeu a autorização do editor para postar aqui. Regras de direitos autorais podem ser aplicadas.

Imagens, vídeos e arquivos de som – imagens, vídeos e arquivos sonoros (podcasts e outros) pode ser autônomo arquivos ou conectado a um artigo, e como artigos, deve ser aprovado por um editor Tópico antes de ser publicado.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com Portal do Conhecimento.

Para os autores das teses e dissertações, a Biblioteca Digital é uma oportunidade única de exibição dos trabalhos, de forma rápida e fácil. Esse fator abrirá perspectivas de crescimento profissional cada vez maiores. A mesma oportunidade será dada aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, tanto no Brasil, quanto em qualquer lugar do mundo com acesso disponível à Internet.

funag

A Fundação Alexandre de Gusmão edita publicações nas áreas da Política Externa Brasileira e Relações Internacionais. Com o objetivo de aproximar governo, academia e sociedade, a Funag disponibiliza seu acervo para download gratuito