MENU
Menu Principal

Pesquisa

O desenvolvimento tecnológico e do bem-estar da sociedade deriva da viabilização da criatividade de pesquisadores ao concretizarem seus projetos de pesquisa. Por sua vez, eles deverão estar sintonizados com os anseios da população para que o produto de seus estudos seja revertido em ações sociais que beneficiem principalmente as camadas mais carentes da sociedade alagoana.

Neste sentido, o Centro Universitário Tiradentes estimula pesquisas a partir do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e do Programa de Voluntariado em Iniciação Cientifica (PROVIC). Semestralmente é aberto pela Coordenação de Pesquisa, um edital, onde todos os professores com titulação em pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) podem apresentar suas propostas que serão avaliadas pelo Comitê Científico do Unit. Afora esta equipe, os trabalhos serão analisados por consultores ad hoc com reconhecido mérito científico. A duração de cada programa é de 12 meses. Somente um aluno regularmente matriculado na instituição, poderá ser bolsista por projeto, não podendo acumular outras bolsas ou salário.

Durante o período de vigência, as equipes de pesquisa deverão apresentar um relatório parcial e posteriormente, um relatório final ao encerrarem-se as atividades. Ambos os relatórios serão avaliados pelo Comitê Científico do Unit. Inicialmente, o produto final de cada pesquisa, deverá ser apresentado na Semana de Pesquisa e Extensão do Unit (SEMPEX), evento que ocorre anualmente. No entanto, estimula-se que as equipes de pesquisadores, apresentem em congressos nacionais e internacionais, além de publicar os resultados em periódicos científicos, entre eles, o: “Cadernos de Graduação” do Unit.

Os Grupos de Pesquisa da UNIT/AL contemplam em sua estrutura docentes e discentes grupos de estudos que possibilitem o desenvolvimento da pesquisa científica e acadêmica.

Os Grupos de Pesquisa em sua composição devem contemplar as três grandes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e Tecnológicas. E corroborar com estudos capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, através da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, e preferencialmente para os seguintes temas: inovação, empreendedorismo, ações afirmativas, patrimônio histórico e cultural, relações de etnia e acessibilidade.

GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS UNIT/AL

NOME DO GRUPO LÍDER ÁREA PREDOMINANTE CURSO DE GRADUAÇÃO
BIOPOLÍTICA E PROCESSO PENAL ANDRÉ ROCHA SAMPAIO DIREITO DIREITO
GRUPO DE ESTUDOS URBANOS AMBIENTAIS (GEUA) AJIBOLA ISAU BADIRU PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL ARQUITETURA E URBANISMO
GRUPO DE PESQUISA EM REABILITAÇÃO ESPORTIVA E MUSCULOESQUELÉTICA NATANAEL TEIXEIRA ALVES DE SOUSA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL FISIOTERAPIA
MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA DANIELA DO CARMO KABENGELE ANTROPOLOGIA PSICOLOGIA
NARRADORES JESANA BATISTA PEREIRA ANTROPOLOGIA COMUNICAÇÃO SOCIAL
OBSERVATÓRIO DE DEMOCRACIA E INTERDISCIPLINARIDADE (ODIN) LORENA MADRUGA MONTEIRO CIÊNCIA POLÍTICA DIREITO
OBSERVATÓRIO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E DE SAÚDE DIEGO FREITAS RODRIGUES CIÊNCIAS AMBIENTAIS ENGENHARIA AMBIENTAL

Disponível em http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Avisos e recomendações

  1. Os projetos recebidos até o quinto dia útil de cada mês são avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da CEP/UNIT  na reunião ordinária mensal, que acontece na última quarta-feira útil do referido mês. Os projetos recebidos após o quinto dia útil serão avaliados na reunião do mês subsequente.
  2. Reforçamos a orientação para que a submissão do projeto na Plataforma Brasil seja feita, pelo menos, dois meses antes do possível início da pesquisa (previsto no cronograma do projeto de pesquisa).

Reuniões ordinárias mensais

30 de abril de 2014
28 de maio de 2014
25 de junho de 2014
27 de agosto de 2014
24 de setembro de 2014
29 de outubro de 2014
26 de novembro de 2014
17 de dezembro de 2014

Recesso

Considerando o Período de Recesso do CEP/UNIT os projetos enviados até o início do mês de julho serão avaliados no mês de agosto.

Os projetos enviados no início do mês de janeiro serão avaliados no mês de fevereiro.

Formulários e Documentos

Roteiro de informações

Solicitação autorização

Termo de consentimento libre e esclarecido – TCLE.

Autorização para fazer pesquisa em alguma instituição

Declaração de cumprimento das normas da resolução 466/12, de publicização dos resultados e sobre o uso e destinação do material/dados coletados

 

O Comitê Científico do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL é um órgão de assessoramento da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – COPPE para assuntos relacionados ao desenvolvimento da Pesquisa Científica.

Documentos