O que é o Enade?

O Enade é um exame concebido para aferir o desempenho de estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), quanto a formação geral, habilidades e competências necessárias para a formação e exercício profissional.

Trata-se de um exame confiável, testado e utilizado há mais de 10 anos, desenvolvido por especialistas em educação e formação profissional.

Através da Avaliação do Enade é possível saber:

  • qual o seu desempenho com relação aos programas de aprendizagem previstos para o seu Curso.
  • como está a sua preparação para o exercício profissional no que se refere a competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento da formação geral e profissional.

Ao fazer a prova do Enade você estará comparando o seu curso com outros cursos da sua cidade, do seu estado, da sua região e do Brasil. Estará também verificando seu desempenho em relação a:

  • suas habilidades de adequação à evolução do conhecimento
  • suas competências para entender temas ligados a realidade brasileira, realidade mundial e a outras áreas do conhecimento
  • seu progresso nos itens que contribuem para sua formação e assimilação de competências
  • seu progresso para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão.

Ao obter um desempenho acima da média, você estará ampliando oportunidades de estudantes de famílias de baixa renda terem acesso a educação superior através de programas como Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni),

O Enade deve ser uma responsabilidade social compartilhada entre os estudantes, os professores e os dirigentes da instituição. Lembre-se: o “Prestígio Acadêmico” da sua faculdade, poderá ser um diferencial importante na sua disputa de vaga no mercado de trabalho.

Enade: uma questão do seu interesse. Quem não se empenha no Enade está enganando a si próprio. Você comprometido, resultado obtido!