Dúvidas Frequentes

O Enade é obrigatório?

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação estabelecido pelo Ministério da Educação. O aluno inscrito para fazer o Enade que não comparecer para fazer a prova não poderá receber o certificado de conclusão de curso.

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade faz parte do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quais os instrumentos básicos do Enade?

  • A prova
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova
  • O questionário do estudante
  • O questionário da coordenação do curso/habilitação

Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Quais as áreas já avaliadas pelo Enade?

Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química
Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Em 2011: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Em 2012: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo e Turismo; Gestão Comercial; Gestão de Recursos humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

Em 2013: Enfermagem e Serviço Social.

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2014?

Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2014 os cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; e Zootecnia; a) Agronegócio; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental; e Radiologia.

Quando será realizado o Enade 2013?

Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2014 os cursos que conferem diploma de Bacharel: Arquitetura e Urbanismo, Eng. Ambiental e Sanitária, Eng. Civil, Eng. de Petróleo, Eng. de Produção, Engenharia de Mecatrônica.
Licenciatura: Ciências Biológicas (Licenciaturas), Educação Física (Licenciatura)
Tecnológicos: Redes de Computadores.

Quando será realizado o Enade 2014?

A prova será aplicada no dia 23 de novembro de 2014 (domingo), com início às 13 horas (horário de Brasília).

Quais os estudantes habilitados a participar do Enade?

Ingressantes (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos): aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014.

Concluintes (Bacharelado e Licenciaturas): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.

Concluintes (tecnológicos): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição.

O que se entende por “Estudantes Ingressantes”?

Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do ENADE. Esses alunos serão inscritos pela instituição de ensino, mas não realizarão a prova do Enade

O que se entende por “Estudantes Concluintes”?

Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Os alunos concluintes realizarão a prova do Enade

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do certificado de conclusão de curso, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

Qual a situação do estudante habilitado ao Enade que não realizou a prova?

O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Como o estudante selecionado, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao Enade?

O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá ser inscrito em Enades subsequentes para regularizar a situação.

Quais os estudantes dispensados do Enade 2014?

Ficam dispensados do Enade 2014 os estudantes de cursos não contemplados na Portaria Normativa nº 8, de 14 de março de 2014.

I – os estudantes dos cursos descritos no art. 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2014; e

II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2014, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

O Enade 2014 será aplicado no dia 23 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).