CPA
A Universidade Tiradentes objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os atores que compõem o cenário educacional é primordial.
Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Instituição, sendo assim, ouví-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.
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Retorno de Avaliações
Por meio do sistema Magister, do site da Instituição, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados. Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.
Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.
A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.
Avaliação Institucional 2017
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Unit para seus amigos, familiares ou colegas de trabalho?
Notas entre 8 e 10
73,46%
Medicina
Notas entre 7 e 10
77,61%
Educação a Distância
Nota entre 7 a 10
72,42%
Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica
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Todos os questionários os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:
- 5 = Excelente
- 4 = Muito bom
- 3 = Bom
- 2 = Regular
- 1 = Insuficiente
Conheça os questionários de avaliação
1) Contribuição do plano de ensino e aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia (básica e complementar) apresentado e disponibilizado pelo professor para os seus estudos foi: |
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade) |
3) Como você avalia a frequência do professor às aulas? (Assiduidade) |
4) Avalie o professor em relação ao cumprimento do conteúdo do Plano Integrado de Trabalho (PIT), disponível no Magister. |
5) Desafio para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências críticas e reflexivas a partir de metodologias de ensino utilizadas pelo professor. |
6) Coerência entre as avaliações de aprendizagem (Provas, Medida de eficiência(ME), trabalhos práticos, relatórios, etc) e o conteúdo ministrado. |
7) Estímulo para estudar e aprender a partir da relação professor-aluno durante o semestre. |
8) Atividades apresentadas pelo professor que articulam a teoria e a prática profissional. |
9) Incentivo do professor para a utilização de livros, artigos, periódicos e demais itens para ampliação do seu conhecimento. |
10) Como você avalia a orientação de trabalhos e desenvolvimento de atividades práticas realizadas em sala de aula e/ou aquelas desenvolvidas fora de sala de aula? |
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso com os alunos? |
2) A coordenação do curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de conflito ocorridas na relação professor-aluno. |
3) Avalie o atendimento prestado pela coordenação do curso quanto a resolução de problemas. |
4) Domínio do coordenador a respeito das informações sobre a instituição e clareza no repasse aos alunos. |
5) Atendimento presencial aos discentes mantido pela coordenação de curso. |
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso? |
2) Como você avalia a atuação da coordenação do curso em relação ao acompanhamento das atividades do Programa de Formação Docente, estágios, pesquisa, extensão, monitoria e demais politicas institucionais? |
3) Como você avalia o engajamento da coordenação para o desenvolvimento do curso. |
4) Atribua um conceito a coordenação quanto às divulgações das atividades do colegiado de curso. |
5) Atribua um conceito a Coordenação de Curso quanto a divulgação de atividades do Núcleo Docente Estruturante. |
6) Qual conceito você atribui a qualidade das reuniões pedagógicas organizadas pala Coordenação de Curso? |
1) Avalie o professor quanto ao preenchimento do PIT no início de cada semestre letivo? |
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade) |
3) Avalie o professor a frequência do professor às aulas? (Assiduidade) |
4) Como você avalia a comunicação do docente com a coordenação do curso. |
5) Avalie o docente quanto à participação e envolvimento em eventos do curso (Semana do curso, Semex, Sempesq, Jornada Pedagógica, Seminários, Oficinas). |
6) Avalie a relação interpessoal do professor com os alunos? |
1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita autonomia para o autoestudo. |
2. Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem |
3. Divulgação das informações, necessárias para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem |
4. Os conteúdos trabalhados na disciplina contribuem para sua formação acadêmica. |
5. Contribuição das vídeoaulas para a facilitação de aprendizagem. |
6. Contribuição dos Podcast para a facilitação de aprendizagem. |
7. Contribuição dos objetos de aprendizagem para a facilitação de aprendizagem. |
8. Qualidade do conteúdo do livro para sua aprendizagem. |
9. Importância dos fóruns de discussão para a sua aprendizagem. |
10. Relação entre o conteúdo da disciplina e a Avaliação de autoaprendizagem (ME). |
11. Clareza e objetividade nas avaliações de autoaprendizagem (ME). |
12. Relação entre o conteúdo da disciplina e a PAS (Produção de Aprendizagem Significativa) |
13. Clareza e objetividade para elaboração da PAS (Produção de Aprendizagem Significativa) |
14. Atendimento prestado pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem. |
15. Clareza e objetividade das informações enviadas pelo professor. |
16. Contribuição do Encontro Presencial para a realização das atividades. |
17. Atendimento prestado pelo suporte técnico. |
18. Satisfação com o processo de agendamento de provas. |
19. Praticidade do Chromebook para a resolução das questões da prova agendada. |
20. Relação do conteúdo abordado na disciplina e o nível de dificuldade apresentado na prova. |
21. Satisfação geral com a disciplina online cursada. |
Composição Atual 2017
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representante da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de portaria 055/2017, e tem a seguinte composição:
Representantes Titulares:
Prof. José Adailton Barroso da Silva – Presidente.
Profª Valéria Cristina Bonini – Representante dos Coordenadores de Curso.
Profª Andréa Karla Ferreira Nunes – Representante dos docentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Prof. Alex Sandro Barreto Melo – Representante dos docentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Profª Wanessa Lordelo Pedreira – Representante dos docentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
Bruno Lima Alves – Representante dos Discentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Marília S. Nunes Cruz – Representante dos Discentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Mariana Alves Melo Santana da Silva – Representante dos Discentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
Profª Maria Ione Vasconcelos de Menezes – Representante docente do Núcleo de Ensino à Distância.
Elda Freire Lobo – Representante dos Discentes do Ensino à Distância.
Maria Verônica de Santana – Representante dos Técnico Administrativos Aracaju.
Flávio Augusto Guimarães Rocha – Representante dos Discentes do Campus Estância.
Carolina Pugliese Lima – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Estância.
Anne Karine Freire Santos – Representante dos Discentes do Campus Itabaiana.
Elisângela Barreto Peixoto – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Itabaiana.
Bruno Lamarque Nobre dos Santos – Representante dos Discentes do Campus Propriá.
Marcela Luiza Leite de Santana – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Propriá.
Maria José Guimarães Vieira – Representante da Sociedade Civil Organizada
Representantes Suplentes:
Profª Viviane Andrade de Oliveira Dantas – Representante dos Coordenadores de Curso.
Profª Janilce Santos Domingues Graça – Representante dos Docentes.
Luciana Santos Batista – Representante dos funcionários.