O vídeo aaaa irá solucionar as dúvidas mais comuns sobre o Enade 2015
O curso de Direito do Unit promoveu a 1ª etapa da Gincana do Conhecimento entre os dias 29 e 31 de agosto. A ação, realizada pelo Núcleo Docente Estruturante, com colaboração dos professores André Sampaio, Patrícia Paula e Mariana Falcão, tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do 9º e 10º período e prepará-los, por meio de atividades lúdicas, para a realização da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade.
Os alunos foram divididos em grupos e realizaram atividades distintas, como provas de conhecimentos e trabalhos de responsabilidade social. Durante a atividade de responsabilidade social, arrecadaram 89kg de alimentos que serão entregues a instituições carentes. A segunda etapa da Gincana acontece dia 19 de setembro.
01/02 | Palestra sobre os objetivos do ENADE |
01/10 | Mini Curso: Curso de Formação Geral AVA |
08/10 | Mini Curso: Interpretação de Questões Específicas Prof. Marco André |
15/10 | Mini Curso: Gestão Estratégica Prof. Paulo Imbuzeiro |
22/10 | Mini Curso: Gestão de Inovação e Empreendedorismo Prof. Fabiano Duarte, Prof. Paulo Marinho |
23/10 | Visita Técnica: Cooperativa Pindorama Prof. Paulo Marinho |
29/10 | Mini Curso: Estatística para Administradores Prof. Lícia de Cerqueira |
05/11 | Mini Curso: Gestão de Recursos Humanos aplicado à administração Estratégica Prof. Marco André |
12/11 | Mini Curso: Gestão de Marketing Estratégico Prof. Antônio Estanislau |
19/11 | Mini Curso: Gestão de Finanças corporativas Prof. Edilson Santos |
29/09 | Palestra sobre os objetivos do ENADE Coordenador/NDE |
29/09 | Mini Curso: Curso de Formação Geral AVA |
02/10 | Visita Técnica: Vitamassa -Caruaru Prof. Paulo Imbuzeiro |
07/10 | Mini Curso: Interpretação de Questões Específicas Prof. Marco André |
22/10 | Mini Curso: Gestão organizacional e Empreendedorismo Prof. Paulo Marinho, Prof. Fabiano Duarte |
30/10 | Mini Curso: Gestão de RH Prof. Marco André |
03/11 | Mini Curso: Direito em RH Prof. Fernanda Karolina |
11/11 | Mini Curso: Gestão de Recursos Humanos aplicados Prof. Marco André |
19/11 | Mini Curso: Gestão de Carreira Prof. Fabiano Duarte |
13/10 - DAS 18:30 AS 22:00 | SALA 40 C |
14/10 - DAS 18:30 AS 22:00 | SALA 26 D |
17/10 - DAS 9:00 AS 12:20 | ATELIÊ 39 D |
07 e 21 de outubro | 18:30 as 20:10 | Professor: Joana Teixeira |
26D |
16 de outubro | 18:30 as 20:10 | Professor: Paulo Almeida |
40C |
10 de setembro | Curso de Atualização em Pesquisa em Psicologia | Professor: José Rodrigues Rocha júnior |
Centro de Psicologia Aplicada |
15 de setembro | Curso de Atualização em Pesquisa em Psicologia | Professor: Raquel de Lima Pedrosa |
Centro de Psicologia Aplicada |
21 de setembro | Curso de Atualização em Psicologia Jurídica e em Interpretação em Estatística | Professores: Anne Nayara de Almeida Andre Fernando Fermoseli |
Centro de Psicologia Aplicada |
28 de setembro | Debate: Politica Pública, Educação e Cidadania | Professor: Diego Freitas |
Centro de Psicologia Aplicada |
23/09 | OFICINA DE PRODUÇÃO GRÁFICA (Visita técnica) | Professora Marcella Smith e Leonardo Fireman |
Visita técnica à gráfica Jaraguá |
29/09 - 19h | OFICINA DE MÍDIAS SOCIAIS | Profissionais: Mariana Lima |
sala 16S |
30/09 - 19h | OFICINA DE ATUALIDADES | Professores: Valná Dantas |
sala 16S |
01/10 - 19h | WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO | Maurício Oliveira – SEBRAE-AL | Sala 16S |
17/10 | OFICINA DE FOTOGRAFIA | Professora Marcella | |
PUBLICITÁRIA (Visita técnica) | Professor: Smith |
22 e 23/10 | Oficina para resolução de questões de Contabilidade Geral e Estrutua | Prof. Esp. Jardson | UNIT - Sala 42 C |
13 e 20/10 | Oficina para resolução de questões de Contabilidade custos / empresarial | Prof. Msc. Alexandra Vieira | UNIT - Sala 42 C |
03/10/2015 | Oficina para formulação de questões de provas contextualizadas | Prof.ª Sandra Gonçalves e Prof. Luzan Beiritz | UNIT - Sala 25 A |
24/10/2015 | Aula de Atualização 2 | Prof. Msc. Douglas | UNIT - Sala 42 C |
31/10/2015 | Aula de Atualização 3 | Prof. Esp. Marielza Santo | UNIT - Sala 42 C |
07/11/2015 | Aula de Atualização 4 | Prof. Esp. Jardson Guedes | UNIT - Sala 42 C |
14/11/2015 | Aula de Atualização 5 | Prof. Esp. Jardson Guedes | UNIT - Sala 42 C |
21/11/2015 | Aulão | Prof. Esp. Jardson Guedes; Prof. Msc. Douglas (convidado); Profa. Marielza Santos; Profa. Lívia Angelo; Profa. Sandra Gonçalves; Profa. Danielle Galdino | UNIT - Sala 42 C |
03/10/2015 | Oficina para formulação de questões de provas contextualizadas | Prof.ª Sandra Gonçalves e Prof. Luzan Beiritz | UNIT - Sala 25 A |
Palestra do Prof. Charlyton Vasconcelos do CRA: Gestão Financeira e os Desafios da Crise Econômica.
Palestra do Prof. Dr. Paulo Imbuzeiro da UNIT: Gestão Estratégica Como Diferencial Competitivo.
Palestra do Secretário de Trabalho Emprego do Estado Prof. Rafael de Goes Brito: Os desafios da Gestão Pública e a Empregabilidade.
Palestra do Prof. Carlos Conce do Instituto Carolos Conce: Comunicação e Performance – Pilares Para uma Gestão de Sucesso.
Apresentação dos Objetivos do ENADE – Prof. Paulo Marinho Gomes.
Apresentação do UNIT Carreira: Profa. Daniella Brandão.
Alunos dos Cursos de RH.
Panorâmica do Evento no Auditório.
Palestra do Prof. Eduardo Sampaio: “A importância do domínio da linguagem no ambiente corporativo”
Alunos de RH e Administração presentes na Palestra e na Oficina
Alunos de Publicidade, Design e Psicologia participando da palestra
Alunos de Publicidade, Design e Psicologia participando da palestra
data | assunto | competência |
---|---|---|
22/05 a 15/06 | Divulgação instruções técnicas baixar o manual | INEP |
12/06 | Divulgação das diretrizes para as provas | INEP |
15/06 | Abertura do período de enquadramento dos cursos descritos no artigo 1º da Portaria Normativa nº 08 de 14/04/2014, nas respectivas áreas de abrangência | IES |
15/06 a 26/06 | Período de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores (art. 8º da Portaria Normativa nº 03 de 06/03) para regularização da situação do componente curricular | IES |
06/07 a 07/08 | Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2015 (art. 9º da Portaria Normativa nº 03 de 06/03) | IES |
12/08 a 21/08 | Período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES Consultar | INEP |
12/08 a 31/08 | Período para retificação ou inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2015 (art. 11º da Portaria Normativa nº 03 de 06/03) | ESTUDANTE/IES |
12/08 a 31/08 | Período para alteração de localidade de prova para estudantesamparados pelo artigo 13º da Portaria Normativa nº 03 de 06/03 | IES |
18/09 | Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados | INEP |
21/10 a 22/11 | Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante, consulta ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante acessar o site | ESTUDANTE |
22/11 | Aplicação das provas do Enade 2015 | INEP |
dezembro | Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular | INEP |
Verificar seu desempenho em relação:
Vantagens de um bom desempenho no Enade
Ao obter um bom conceito no Enade você estará:
Você sabia que ao obter um bom desempenho na prova do Enade estará:
O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação estabelecido pelo Ministério da Educação. O aluno inscrito para fazer o Enade que não comparecer para fazer a prova não poderá receber o certificado de conclusão de curso.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade faz parte do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.
Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2011: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2012: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo e Turismo; Gestão Comercial; Gestão de Recursos humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2013: Biomedicina, Educação Física (Bacharelado); Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; Odontologia; Serviço Social.
Em 2014: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Eng. Ambiental, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. de Mecânica, Eng. de Produção, Sistema de Informação, Ciências Biológicas, Geografia, História (Presencial e EAD), Letras Português, Letras Português Espanhol (EAD), Matemática, Educação Física, Pedagogia (Presencial e EAD), Informática (Presencial e EAD), Tecnológicos de Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.
Bacharel em: a) Administração; b) Administração Pública; c) Ciências Contábeis; d) Ciências Econômicas; e) Comunicação Social - Jornalismo; f) Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; g) Design; h) Direito; i) Psicologia; j) Relações Internacionais; k) Secretariado Executivo; l) Teologia; m) Turismo
Tecnólogo em: a) Comércio Exterior; b) Design de Interiores; c) Design de Moda; d) Design Gráfico; e) Gastronomia; f) Gestão Comercial; g) Gestão da Qualidade; h) Gestão de Recursos Humanos; i) Gestão Financeira; j) Gestão Pública; k) Logística; l) Marketing; m) Processos Gerenciais.
A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015 (domingo), com início às 13 horas (horário de Brasília).
Ingressantes (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos): aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2015.
Concluintes (Bacharelado e Licenciaturas): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.
Concluintes (tecnológicos): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição.
Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do ENADE. Esses alunos serão inscritos pela instituição de ensino, mas não realizarão a prova do Enade.
Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Os alunos concluintes realizarão a prova do Enade
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do certificado de conclusão de curso, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.
O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).
O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá ser inscrito em Enades subsequentes para regularizar a situação.
Ficam dispensados do ENADE 2015 os estudantes de cursos não contemplados na Portaria Normativa nº 8, de 6 de Março de 2015.