V E S T I B U L A R 2017.2
Técnico em Massoterapia

PRONATEC Técnico em Massoterapia

  • O Profissional Técnico em Massoterapia

O técnico em Massoterapia é o profissional de saúde que realiza massagens ocidentais e orientais com a finalidade de promover relaxamento, saúde e bem-estar. O profissional formado por este curso poderá atuar em espaço próprio, ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética, beleza e bem-estar, clínicas médicas, hospitais, casas de repouso e centros de convivência para idosos, clubes desportivos ou sociais, hotéis, condomínios, saunas, spas, academias, centros de fitness e em programas de qualidade de vida oferecidos pelas empresas a seus trabalhadores e programas sociais voltado à promoção da saúde coletiva.

  • Perfil do Egresso

– O profissional será capaz de promover ações de orientação, prevenção, promoção, manutenção da saúde e melhoria de qualidade de vida da comunidade através do trabalho terapêutico com massagens ocidentais e orientais e terapias complementares e integrativas, com base na avaliação massoterapêutica, de acordo com as necessidades do cliente, visando à qualidade e à ética no atendimento.

  • Campo de Atuação

Poderá atuar em espaço próprio, ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética, beleza e bem-estar, clínicas médicas, hospitais, casas de repouso e centros de convivência para idosos, clubes desportivos ou sociais, hotéis, condomínios, saunas, spas, academias, centros de fitness e em programas de qualidade de vida.

Gestão do PRONATEC

Gerência: Prof. Marcos Vasconcelos Costa –   E-mail marcos_costa@unit.br

Assesoria: Marise Matos Correia –   E-mail marise_matos@unit.br

  • Corpo Docente

Composto por professores com vasta experiência profissional, formação acadêmica na área e capacitados para a docência em cursos técnicos.

  • Avaliação da Aprendizagem

A avaliação de aprendizagem é composta por atividades individuais e/ou em grupo e por provas teóricas e/ou práticas. A Avaliação de aprendizagem de cada disciplina é dividida em duas Unidades. A avaliação da 1ª. Unidade tem peso de 40% da média final e a avaliação da 2ª. Unidade tem peso de 60%. A média final para aprovação em cada disciplina é 6,0.

Será considerado aprovado automaticamente na disciplina cursada o estudante que obtiver cumulativamente:

I – Presença, no mínimo, em 75% da carga horária da disciplina e

II – Média de Aproveitamento, igual ou superior a 6,0 (seis) pontos na UP1 e UP2;

Será considerado reprovado na disciplina cursada o estudante que obtiver:

I – Frequência inferior a 75% da carga horária;

II – Média inferior a 4,0 (quatro) pontos resultante da UP1 e UP2;

III – Nota da Prova Final inferior a 6,0 (seis) pontos.

Será considerado apto a realizar a Prova Final o estudante que obtiver média resultante da UP1 e UP2, igual ou superior a 4,0 (quatro) pontos, e inferior a 6,0 (seis) pontos.

I – A prova final valerá de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.

II – A Prova final abrangerá todo o conteúdo da disciplina abordado no semestre.

III – Para aprovação na Prova Final, o estudante precisará obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos, resultante da média aritmética entre a média do semestre e a nota obtida na Prova final.

IV – Para fins de registro, prevalecerá o maior resultado obtido pelo estudante, considerando a média resultante da UP1 e UP2 ou o resultado da prova final;

O estudante poderá realizar no mesmo dia até duas provas finais, dentre as disciplinas pertencentes ao período do curso em que se encontra matriculado.

Os Critérios de Avaliação de Estágio seguirão regulamento próprio.

  • Frequência

É exigida e controlada a frequência às aulas. O aluno que acumular mais de 25% de faltas numa determinada disciplina será reprovado nessa disciplina, mesmo que obtenha nota de aprovação na avaliação de aprendizagem.

  • Horário das aulas

Para cursos no período vespertino: De 13:00 às 15:00 e das 15:10 às 17:10h

Para cursos no período matutino:    De 08:00 às 10:00 e das 10:10 às 12:10h

Para cursos no período noturno: De 17:50 às 19:50 e das 20:00 às 22:00h

Os alunos deverão estar atentos ao cumprimento do horário de início e término das aulas.