V E S T I B U L A R 2018.1

O Curso de Graduação em Odontologia aplicará metodologias e critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem e do próprio curso. Esta prática acontece em consonância com o sistema de avaliação e a dinâmica curricular definidos por esta IES, com base na Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002.

O curso formará Cirurgiões-Dentistas ligados à realidade dos profissionais de saúde, da área de ensino, do mercado de trabalho e, principalmente, às necessidades de saúde da população.

Conheça nossa infraestrutura

A odontologia apresenta um mercado de trabalho promissor e em crescimento. O Conselho Federal de Odontologia criou nos últimos anos alguns cursos de especialização, tais como Odontologia do Trabalho, Odontogeriatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Implantodontia, Disfunção Temporofacial e Dor Orofacial. Esta ampliação de novas áreas permite o surgimento de profissionais especialistas em segmentos com enfoques inovadores e de maior atenção e pesquisas no campo da saúde bucal.

O cirurgião-dentista tem competência para atuar nos âmbitos ambulatorial (privado e público) e hospitalar. Ressaltando-se que, na dimensão do serviço público, o profissional da Odontologia pode atuar diretamente na realização de procedimentos clínicos e preventivos, bem como na gestão do serviço, constituindo mais uma possibilidade de campo de trabalho para a profissão. O resultado é a soma de esforços na Estratégia de Saúde da Família, núcleo de um programa governamental de proporção ainda maior denominado Brasil Sorridente.

Na Região Nordeste, todos os Estados possuem maior proporção (Cirurgião-dentista/população) do que a sugerida pela OMS (1:1.500).

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O cirurgião-dentista tem como função básica a prevenção das principais doenças buco-maxilo-faciais que acometem a população. Pode exercer as suas atividades em serviços públicos, governamentais ou estaduais, ou em qualquer instituição que tenha como objetivo os aspectos preventivos e de promoção da saúde da população.

Como profissional liberal, está apto a exercer suas atividades em hospitais e pronto-socorros, clínicas particulares e consultórios, prevenindo e mantendo a saúde bucal, curando doenças e restabelecendo a estética, fonação e a função mastigatória.

Pode atuar ainda em instituições de ensino e pesquisa, realizar perícias legais em questões jurídicas, tendo em vista seu conhecimento a respeito das estruturas dento-maxilo-faciais relacionadas à área de atuação odontológica. O curso permite também exercer atividades em instituições públicas e privadas na área de Odontologia do Trabalho, controlando o absenteísmo, lidando com questões de cunho psicológico, questões ergonômicas e de segurança e com legisperícia.

Informações

RAPHAELA FARIAS RODRIGUES, Doutora e Mestra (2013) em Ciências Odontológicas Aplicadas pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), atua no desenvolvimento de pesquisa e auxiliou os docentes durante as aulas teóricas, laboratoriais e clínicas da graduação através do estágio do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE - 2011, 2012, 2013, 2014). Especialista em Dentística (2012) pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo/ HRAC-USP (Centrinho). Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010), tendo participado de projetos de extensão nas áreas de Saúde Coletiva e Odontopediatria e também das monitorias nas disciplinas de Odontopediatria e Radiologia durante a Graduação.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Ana Cláudia Garcia de Mendeiros Andre Doutor 01/08/2007 HORISTA
Ana Lídia Soares Cota DOUTOR PARCIAL
ANA PAULA TENÓRIO DE SÁ PONTES MESTRE INTEGRAL
AURO DE JESUS RODRIGUE DOUTOR PARCIAL
Bruno de Castro Figueirêdo MESTRE Horista
CAMILA NUNES CARVALJO SORGATO MESTRE INTEGRAL
Cristine D'Almeida Borges MESTRE Parcial
DANIELLA MASCARENHAS CALIXTO BARROS MESTRE INTEGRAL
Danielle Torres Azevedo Lyra DOUTOR PARCIAL
Danilo Cavalcante Fernandes Mestre PARCIAL
DANNYELE CYNTHIA SANTOS PIMENTEL NICÁCIO ESPECIALISTA INTEGRAL
Dayse Andrade Romão DOUTOR 16/01/2017 PARCIAL
Emillianno de Gusmão Gonçalves ESPECIALISTA PARCIAL
Fernanda Carvalho de Rezende MESTRE HORISTA
Henrique Pereira Barros MESTRE INTEGRAL
Hibernon Lopes Lima Filho DOUTOR Parcial
IDIANE BIANCA LIMA SOARES RUSU MESTRE PARCIAL
ISABEL CRISTINA BARRETO SILVA DOUTOR PARCIAL
João Augusto Vianna Goulart Filho MESTRE INTEGRAL
Joedy Maria Costa Santa Rosa Lima DOUTOR PARCIAL
JOHNNY HOLANDA DE GAUW MESTRE INTEGRAL
JORGE RENATO JOHANN DOUTOR PARCIAL
Joyce Silva Lima DOUTOR HORISTA
Juliana Patrícia Soares Barbosa ESPECIALISTA HORISTA
KATHIA SILENE SANTOS DO NASCIMENTO ESPECIALISTA INTEGRAL
Laís Lemos Cabral ESPECIALISTA PARCIAL
LAURA MELLO FIGUEIREDO MESTRE INTEGRAL
Luciano Schwartz Lessa Filho Doutor HORISTA
Marcelo Góes Tavares DOUTOR PARCIAL
Marcus Antônio Brêda Júnior MESTRE PARCIAL
MARIA DA CONCEIÇÃO MELO ARAÚJO MESTRE INTEGRAL
Maria Luiza Figueiredo Heine DOUTOR 03/08/2015 PARCIAL
Mariana Alencar Nemezio DOUTOR Parcial
MARIANA CAVALCANTE COSTA ESPECIALISTA INTEGRAL
Mariana Yezzi Mestre PARCIAL
MICAELLE TENÓRIO GUEDES FERNANDES MESTRE INTEGRAL
Patricia Monteiro Vasco de Almeida MESTRE PARCIAL
PEDRO JORGE CAVALCANTE COSTA MESTRE PARCIAL
Pedro Thalles Bernardo de Carvalho Nogueira MESTRE PARCIAL
Rafael Vital dos Santos DOUTOR 03/11/2015 HORISTA
Rafaela Andrade de Vasconcelos DOUTOR PARCIAL
RAFAELA BRANDÃO DA SILVA ALMEIDA MESTRE INTEGRAL
RAPHAELA FARIAS RODRIGUES DOUTOR INTEGRAL
RENATA LOPES LIMA MESTRE INTEGRAL
ROSA VIRGÍNIA LOPES DA MATTA MESTRE PARCIAL
Sarah Lerner Hora ESPECIALISTA PARCIAL
SERGIO RICARDO P. ACCIOLY ESPECIALISTA PARCIAL
Vânio Santos Costa MESTRE HORISTA
VERÔNICA TEIXEIRA MARQUES DOUTORA INTEGRAL
Vitor de Goes Lima Dantas DOUTOR 06/04/2015 HORISTA
Formar profissionais de Odontologia dotados de sólidos conhecimentos teóricos-científicos e práticos, com formação humanística e ética, visando à melhoria do quadro de saúde buco-dental da comunidade, por meio de ações educativas, preventivas e curativas, tanto no âmbito individual como no coletivo. Além de desenvolver a capacidade administrativa, de gerenciamento e espírito de liderança nos serviços de saúde comunitária.