V E S T I B U L A R 2017.2

O Curso de Medicina do Unit foi autorizado através da Portaria Nº 399/2014, de 22 de julho de 2014, publicada no Diário Oficial da União.

O curso é o pioneiro no Estado na utilização do método da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Esse modelo pedagógico tem sido desenvolvido nos últimos 30 anos (inicialmente apenas pelas Universidades de MacMaster/Canadá e de Maastricht/Holanda), mas hoje é seguido por um grande número de escolas médicas no mundo. Entidades como a Associação de Escolas Médicas (ABEM) e a Associação Europeia de Escolas Médicas (AMEE) o consideram um método adequado para o aprendizado dos alunos. Nos últimos anos a Universidade de Harvard (The New Patway) adotou o PBL, o que causou impacto positivo junto às Escolas de Medicina. Atualmente, muitos especialistas acreditam que o PBL se torne o método de ensino predominante nos próximos anos.

Conheça nossa infraestrutura

O mercado de trabalho é favorável. O Conselho Federal de Saúde informou que em 2009 98,3% dos profissionais médicos estavam em atividade. Além disso, tem sido constatado um crescimento da preferência em áreas como: execução de procedimentos, postos de saúde e no Programa de Estratégia da Família. Assim, são predominantes as atividades nas instituições estaduais e municipais.

Estudar no Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O médico tem um amplo campo de atuação, que vai desde o exercício autônomo da profissão à participação no serviço público, instituições privadas, na docência e pesquisa na área da saúde. Pode também atuar na gestão, administração e no planejamento em diversas áreas do campo da saúde

  • Médico generalista, no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, enfermidades e disfunções físicas ou mentais;
  • Exercício autônomo da profissão à gestão;
  • Administração e no planejamento em diversas áreas do campo da saúde;
  • Professor.

Informações

Roberto Cordeiro de Andrade Teixeira, Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Reumatologista com titulação pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Professor assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas desde 2001 e Doutorado em Reumatologia pela UNIFESP (2014

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
VIVIANNE DE LIMA BIANA Mestre
VALTER SILVA Doutor
THIAGO SOTERO FRAGOSO Doutor
THERESA CRISTINA DE ALBUQUERQUE SIQUEIRA Mestre
TELMO HENRIQUE BARBOSA DE LIMA Doutor
TATYANA ROCHA DE MELO TOLEDO GUEDES Especialista
SUELI MARIA LEITE BORGES Especialista
SOFIA KELLY GRIMBERG Mestre
SIMONE SCHWARTZ LESSA Mestre
SANDRA HELENA RIOS DE ARAUJO Mestre
SAMIR BUAINAIN KASSAR Doutor
RODRIGO PEIXOTO CAMPOS Doutor
PATRICIA DA SILVA MONTEIRO Mestre
MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA Doutora
MARINA VIEGAS MOURA REZENDE RIBEIRO Especialista
MARCOS REIS GONÇALVES Mestre
MARCIA LUCIA DE LIMA BARROS Mestre
MARCIA ALVES PINTO LOUREIRO Especialista
LUISA ROBALINHO DE FARIA Especialista
LUCAS NOVAIS BOMFIM Especialista
LÍVIA PEREIRA NUNES Especialista
LARISSA ACIOLI PEREIRA Especialista
KÁTIA MACÁRIO SANTOS QUINTILIANO Especialista
JOSÉ DIOGO RIJO CAVALCANTE Especialista
JOÃO PAULO LOPES DA SILVA Especialista
ERNANN TENÓRIO A. FILHO Mestre
ELISABETE BACHA
DAYSE ISABEL COELHO PARAÍSO BELÉM Especialista
DANIELLA BEZERRA DUARTE Mestre
DANIELA MARTINS LESSA BARRETO Mestre
CLÁUDIA VIRGÍNIA CERQUEIRA COELHO Mestre
CINTIA GONÇALVES PONTES DE LIMA
CINTHYA PEREIRA LEITE COSTA DE ARAUJO Mestre
BERNARDO LUCENA NETO Mestre
ANNA CRISTINA DE FREITAS COELHO BARROS LIMA Especialista
ANA MARLUSIA Mestre
ANA FLÁVIA R. LEÃO MELRO Especialista
Nilza Maria Martins Amaral Mestra Integral
Fernando Antonio Pedrosa Fideliz MESTRE Integral
João Augusto Vianna Goulart Filho MESTRE HORISTA
Sabrina Gomes de Oliveira Doutor 01/02/2013 INTEGRAL
Renata Almeida Rocha Maria Especialista parcial
Nadja Romeiro dos Santos Mestre 09/02/2015 PARCIAL
Maria Rosa da Silva Especialista horista
Maria Rita Webster de Moura Especialista 03/08/2009 INTEGRAL
Magda Matos de Oliveira Especialista 02/05/2011 PARCIAL
Graciliano Ramos Alencar do Nascimento Mestre 21/07/2010 INTEGRAL
Giselle Mamede Tenório Mestre 12/03/2013 PARCIAL
Mariana Yezzi Mestre horista
Anne Laura Costa Ferreira Mestre parcial
Anacassia Fonseca de Lima Mestre 17/01/2011 INTEGRAL
Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues Mestre 01/02/2013 PARCIAL
Maria Alcina Terto Lins Mestre Regime Horista
Glauber Schettino da Silva Mestre Integral
Pedro Henrique Simonard Santos Doutor
Demetrius Lucena Sampaio MESTRE
Denise Correira Ferreira Bertoni MESTRE
Jaim Simões de Oliveira DOUTOR 03/02/2014 PARCIAL
Maria Helena Rosa da Silva ESPECIALISTA Integral
Renato Jabour PennaForte MESTRE
Rose Mary de Araujo ESPECIALISTA
Roseane Ferreira Rosalino Duarte MESTRE
FLÁVIO PEREIRA DA SILVA MESTRE
GERSON ODILON ESPECIALISTA
Camille Lemos Cavalcanti Wanderley Especialista Preceptor
Marcelo Góes Tavares Mestre HORISTA
Karolline Helcias Pacheco Acacio Mestre Horista
Raquel Lima Pedrosa Mestre Horista
ALBA MARIA BOMFIM DE FRANÇA Mestre 18/01/2010 PARCIAL
Objetivo Geral Graduar médicos com formação geral, capazes de resolver os principais problemas de saúde da população, com visão ética, humanística, compromisso social e uma continuada preocupação com o ideal da saúde do homem, na plena promoção do bem-estar físico, mental, sociocultural e político. Objetivos específicos Formar profissionais para exercer a Medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos validados cientificamente; que têm postura ética e humanística em relação ao paciente, família e à comunidade, observando os aspectos sociais, culturais, psicológicos e econômicos relevantes do contexto – baseados nos princípios da bioética. Passar aos futuros médicos conhecimentos em fisiopatologia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos necessários à prevenção, tratamento e reabilitação das doenças e agravos de maior prevalência e aspectos da saúde ao longo do ciclo biológico; saúde individual da criança, adolescência, adulto e do geronte com as peculariedades de cada sexo; saúde da família e da comunidade; doenças crônicas degenerativas; neoplasias malignas; causas externas de morbimortalidade; doenças mentais e psicossociais; doenças infecciosas e parasitárias; doenças nutricionais; doenças ocupacionais, ambientais e iatrogências Os discentes serão treinados para atuar em equipe multiprofissional, assumindo quando necessário o papel de responsável-técnico da mesma, relacionando-se com os demais membros com bases éticas. Serão capacitados para utilizar recursos semiológicos e terapêuticos contemporâneos, hierarquizados para a atenção integral à saúde, nos níveis primário, secundário e terciário. Utilizarão procedimentos semiológicos e terapêuticos, conhecendo critérios de indicação e contraindicação, limitações, riscos, confiabilidade e sua validação científica. O curso de Medicina do Unit visa a proporcionar uma visão social sobre papel do médico e capacitá-lo para que ele se envolva em atividades políticas e de planejamento em saúde. Estimular e capacitar o discente para a prática da educação permanente, especialmente em relação à autoaprendizagem. Atuar dentro do sistema hierarquizado de saúde obedecendo aos princípios técnicos e éticos da referência e contrarreferência. Os médicos formados pelo Unit serão preparados para informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas adequadas de comunicação.