V E S T I B U L A R UNIT

O curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit – habilitação em Jornalismo – foi autorizado pelo MEC em 02 de fevereiro de 2007 e apesar do pouco tempo de existência têm formado profissionais que são absorvidos pelo mercado e auxiliam no desenvolvimento de Alagoas. A oferta dessa graduação na capital alagoana favorece a fixação de comunicadores formados em uma região que se destaca economicamente. Diversos setores nos municípios Alagoas apostam na contratação de comunicadores diplomados formados no Estado, que além da teoria, têm a vantagem de conhecer as particularidades da região onde estão inseridos.

A grade curricular do curso é inovadora e abrangente. Estimula práticas investigativas e extensionistas, alia ensino, pesquisa e extensão. As disciplinas envolvem conhecimentos elaboração de projetos, reportagem, fotografia, produção audiovisual, radio, cinema, tv, além de conteúdos sobre imagem, estética e semiótica, jornalismo digital, telejornalismo, radiojornalismo, entre outras áreas do conhecimento atualizadas com as tecnologias da informação e comunicação.

Outro diferencial do curso de Comunicação Social é a qualidade de seus professores, todos com atuação no mercado e na academia, fazendo com que 80% dos alunos que saem do Centro Universitário Tiradentes – Unit consigam se colocar no mercado. A importância desse fato deve-se a possibilidade do professor se atualizar com práticas emergentes que só a atuação no mercado pode proporcionar.

Os professores do Centro Universitário Tiradentes – Unit são de reconhecida competência, com títulos de mestre e doutor e experiência prática atestada pelo mercado, o que aproxima as atividades acadêmicas da realidade profissional. Por isso, estudar Comunicação Social na Centro Universitário Tiradentes – Unit é um benefício para o futuro, garantido por quem tem uma história para contar.


Nova call-to-action

Conheça nossa infraestrutura

Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista formado no Centro Universitário Tiradentes – Unit é um profissional preparado para o trabalho em cargos de, dependendo da área, de apresentador de tv, repórter, produtor, investigação jornalística, edição de tv, jornalismo online e assessor de comunicação, estas duas últimas áreas em que mais tem se empregado os jornalistas formados. Uma das boas opções tem sido o Terceiro Setor.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O comunicador, seja jornalista ou assessor de comunicação, é um profissional apto a atuar em órgãos federais, estaduais e municipais, além de empresas públicas e privadas. A sua capacitação permite o trabalho nas áreas de assessoria de comunicação, redações de tvs e jornais, agências de notícias, com marketing online, redes sociais, e em sistemas de comunicação, inclusive em negócios próprios, como blogs e produtor de conteúdo e pesquisa de online.

  • Produção e edição de impressos;
  • Assessorias de Comunicação e de Imprensa;
  • Rádio;
  • Televisão;
  • Repórter Fotográfico;
  • Webjornalismo;
  • Jornalismo Impresso.

Informações

Roberto Rivelino de Amorim, Jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas, com especialização em Linguística Textual na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e mestre em Sociedade, Tecnologias e Politicas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Áreas de pesquisa: Jornalismo Público, Jornalismo Investigativo, Narrativas Jornalísticas, Análise do Discurso e Metodologia da Pesquisa. Experiência profissional como produtor, repórter e editor em diversos jornais de Alagoas, emissoras de TV, rádio, assessoria de comunicação e implantação dos sites TNH1 e G1 Alagoas, além de revistas especializadas, com ênfase no jornalismo cultural e reportagens especiais.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Albani de Barros Mestre 15/07/2010 Parcial
  • POLITICAS DE COMUNICAÇÃO
Antônio Fernando Silva Xavier Júnior Mestre 02/02/2009 Horista
  • COMUNICAÇÃO E E. O. (T. DE DICÇÃO)
Carlos André Leão Barbosa de Macedo Especialista 02/02/2015 PARCIAL
  • MET. E TÉCNICAS PARA A PROD. DE IDÉIAS
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORIAL
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM MARKETING
Danielle Cândido da Silva Nascimento Especialista 11/11/2013 Horista
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA
  • LABORATÓRIO DE A. DE COMUNICAÇÃO
  • JORNALISMO DE REVISTA
  • PROJETO EM JORNALISMO DIGITAL
Denise Maria Oliveira do Nascimento MESTRA 12/08/2014 INTEGRAL
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM MARKETING
Janaina Galdino de Barros Mestre 01/08/2014 INTEGRAL
  • PSICOLOGIA APLICADA À COMUNICAÇÃO
Josbeth Correia Macário MESTRE 03/02/2014 PARCIAL
  • HISTÓRIA SOCIAL DA MÍDIA
  • PRODUÇÃO TEXTUAL I
  • FOTOGRAFIA
  • FOTOJORNALISMO
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO I
  • JORNALISMO ON-LINE
Luciana Tenório Costa Silva Especialista 02/09/2013 HORISTA
  • LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM JORNALISMO
  • JORNALISMO POPULAR
  • PROJETOS EM FOTOGRAFIA E VÍDEO
Luzan Beiriz Gonçalves Mestre 15/01/2008 Parcial
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • IMAGEM E SEMIÓTICA
  • TEORIAS DO JORNALISMO
Marcus Antônio Toledo de Lima Aprígio Especialista 10/09/2008 HORISTA
  • PRÁTICAS DE E. EM COMUNICAÇÃO
  • TELEJORNALISMO I
  • PROJETOS EM JORNALISMO DIGITAL
  • TELEJORNALISMO II
Maria Rachel Fiuza Moreira Mestre 03/08/2015 Parcial
  • RADIOJORNALISMO
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO III
  • LABORATÓRIO EM RADIOJORNALISMO
  • PRÁTICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Roberto Rivelino de Amorim Especialista 01/08/2014 HORISTA
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO I
  • JORNALISMO IMPRESSO
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO II
  • LABORATÓRIO EM JORNALISMO IMPRESSO
  • METODOLOGIA DA P. A. AO JORNALISMO
  • TÉCNICAS DE R. E E. P. JORNALISTICA
  • LIVRO REPORTAGEM
Sérgio Rodrigo Freitas Fernandes Especialista 03/08/2009 PARCIAL
  • COMUNICAÇÃO, MÍDIA E C. DIGITAL
Suzana Maria Dias Gonçalves MESTRA 17/07/2017 INTEGRAL
  • ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL II
Walcler de Lima Mendes Júnior Doutor 18/01/2010 INTEGRAL
  • PROJETOS EM FOTOGRAFIA E VÍDEO
  • LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM JORNALISMO

Geral

O curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes - Unit forma profissionais com conhecimentos em diversas áreas, hábeis e capazes para atuar como comunicadores capazes de contribuir com a transformação e o desenvolvimento do mercado local e regional, e de manifestar comprometimento ético-político no exercício da profissão. A formação acadêmica valoriza o respeito à diversidade e pluralidade sociais, além de uma conexão com os avanços culturais, científicos e tecnológicos.

Específicos

  • Possibilitar uma utilização crítica do instrumental teórico-prático oferecido no curso, a partir da compreensão da dinâmica dos processos comunicacionais e de suas relações com os processos sociais;
  • Desenvolver no aluno domínio das linguagens usadas no processo de comunicação e jornalístico, entendidas em suas diferentes dimensões de criação, produção, interpretação e técnica;
  • Levar o aluno a compreender, sistematizar e organizar todas as etapas de produção jornalística;
  • Oferecer condições para que o aluno possa avaliar criticamente os produtos e as práticas jornalísticas;
  • Realizar práticas de atividades extensionistas voltadas para o exercício profissional estabelecendo interação com a sociedade, baseada em um processo participativo de planejamento, educação e avaliação de atividades desenvolvidas, inspirada na reflexão coletiva sobre a realidade e no incentivo à organização social;
  • Incentivar a articulação da aprendizagem acadêmica do aluno com a experiência do trabalho profissional, levando em conta o cenário midiático em Alagoas e região;
  • Promover ações relacionadas à pesquisa em comunicação, incentivando os alunos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e demais atividades de iniciação científica, como instrumentos geradores de conhecimento da realidade e de reflexão sobre a prática jornalística;
  • Desenvolver no aluno atitudes de compromisso com a busca da verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
  • Preparar o aluno para o desempenho de funções de gerência e assessoria em veículos de comunicação, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços; e também em organizações sociais e de classe;
  • Desenvolver a capacidade criativa dos alunos, estimulando-os à investigação e ao empreendedorismo;
  • Habilitar o aluno para desenvolver projetos jornalísticos, pesquisar, planejar, criar e distribuir conteúdos para ambientes digitais de informação;
  • Preparar o aluno para desenvolver canais de comunicação digital para assessoria online, sistemas de notícia online/webjornalismo;
  • Suprir conhecimentos específicos do uso de tecnologias da informação e comunicação, utilizando critérios de usabilidade como agregador de valor nos processos de planejamento de canais de comunicação digital;
  • Capacitar o aluno para a edição de conteúdo audiovisuais utilizando ferramentas online objetivando a inserção de conteúdos e convergência de mídias em sistemas de notícia online;
  • Utilizar de forma crítica os conteúdos digitais e as ferramentas on line, objetivando uma postura ética e compromisso com a cidadania;
  • Capacitar para o trabalho individual ou em grupo, sabendo unir teoria e prática, em projetos e comunicação digital de acordo com as exigências técnicas e critérios jornalísticos de mercado, objetivando sua capacitação para o mercado de trabalho aliado a uma compreensão da importância do conhecimento científico para justificar e fundamentar o seu produto teoricamente.