V E S T I B U L A R 2018.1

O Curso de Engenharia de Produção com ênfase Sucroalcooleira, do Centro Universitário Tiradentes visa atender amplamente a crescente demanda de profissionais engenheiros com um alto nível de formação, não apenas no contexto local, regional, mas, sobretudo em caráter nacional, atendendo os anseios do Brasil no que tange a sua capacitação tecnológica e seu desenvolvimento, refletindo sua importância no contexto internacional.

A formação do engenheiro de Produção no Centro Universitário Tiradentes – Unit apresenta ênfase Sucroalcooleira concatenado com o cenário atual, no que concerne a relevância do caráter ambiental. Propõe ainda num caráter de integração técnica e profissional a interdisciplinaridade e a formação de um engenheiro de Produção com ênfase Sucroalcooleira com competências que o adequam a realidade profissional da área e o insere com perfil sociológico capacitivo às interações escola-sociedade-empresa.

Nessa perspectiva, o curso de Engenharia de Produção com ênfase Sucroalcooleira proposto pelo Centro Universitário Tiradentes – Unit, apresenta-se coadunado ao que preconiza a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, apresentando no seu currículo as cargas horárias recomendadas para os núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

O engenheiro de produção com ênfase em sucroalcooleira pode trabalhar com o planejamento da produção e a distribuição dos produtos e derivados exigidos pelo mercado sucroalcooleiro, bem como em indústrias de um modo geral.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O Engenheiro de Produção com ênfase Sucroalcooleira deve estar apto a atuar de forma interdisciplinar, integrando-se com as diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvendo trabalhos de projeto, modelagem, implantação, operação, manutenção e melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. O engenheiro de Produção com ênfase Sucroalcooleira deverá ser capacitado para atuar em qualquer parte da cadeia de produção sucroalcooleira, desde a captação da matéria-prima até a fermentação e produção do bioetanol, a prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projetos da engenharia.

  • Compreender sistemas e máquinas;
  • Aumentar faturamento e produtividade;
  • Coordenar a automatização de processos;
  • Planejar e controlar a produção;
  • Desenvolver sistemas de controle de qualidade;
  • Antecipar problemas e propor soluções.

Informações

Libel Pereira da Fonseca, é Engenheiro Químico com mais de 12 anos de atuação na indústria química, atualmente nas áreas de gestão e operação de processos produtivos. Mestre em Engenharia Química com ênfase em processos de separação, tendo atuado na área acadêmica desde 2012, lecionando em diversas Instituições como a Faculdade Tecnológica de Alagoas – FAT e Serviço Nacional do Comércio de Alagoas – SENAC/AL, assumindo a Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental do Unit em 2015. Toda sua experiência profissional tem contribuído na coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. O coordenador é professor do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Tiradentes, lecionando atualmente as disciplinas Cálculo Numérico, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica e Práticas de Extensão na área de Engenharia. Também é docente do curso de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Petróleo. Participa do comitê diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas desenvolvido pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Libel Pereira da Fonseca Mestre integral
O objetivo do curso de Engenharia de Produção com ênfase Sucroalcooleira é o de formar profissionais com enfoque dotado de conhecimentos teóricos e práticos, senso crítico, reflexivo e humanista, responsabilidade socioambiental, capacitado a elaborar, executar e analisar projetos técnicos e científicos em sua área de formação e acompanhar as evoluções tecnológicas da engenharia.