V E S T I B U L A R UNIT

O curso de Educação Física forma profissionais aptos a promover a saúde e a capacidade física dos indivíduos e grupos por meio do ensino e da prática com atividades de exercícios físicos, na prática esportiva, na recreação e no lazer.

O profissional de Educação Física está apto para atuar no tratamento de portadores de deficiência, na preparação de atletas de diversas modalidades esportivas, na orientação e acompanhamento dos exercícios físicos.

O bacharel em Educação Física tem como mercado de trabalho as academias, hospitais, postos de saúde, ONGs, empresas, clínicas e até mesmo hotéis ou acampamentos. O profissional também pode ser personal trainer, prestar consultoria em termos de atividade física e atuar nos setores organizacionais e administrativos do esporte.

Para exercer a profissão de Educação Física é necessário possuir diploma de bacharelado em Educação Física, expedido por instituição de ensino superior credenciada e por curso reconhecido pelo Ministério da Educação, além de possui registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do Estado.

Infraestrutura

o curso de Educação Física da Unit AL possui a sua disposição a melhor estrutura física do Estado de Alagoas, bem como a mais moderna estrutura laboratorial e tecnológica, à disposição dos alunos e professores para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Corpo Docente

formado por mestres e doutores, com experiência na docência e no mercado

Monitoria

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas teóricas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Pesquisa

com o Programa de Bolsas e Voluntário de Iniciação Científica, onde os alunos realizam as pesquisas sob orientação dos professores, podendo publicá-las nos Cadernos de Graduação e apresenta-las na Semana de Pesquisa (Sempesq).

Extensão

com o desenvolvimento de projetos, atividades e ações em interação com a comunidade externa, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento regional.

Biblioteca

o curso tem a sua disposição a Biblioteca Geral e a Biblioteca Setorial das Engenharias, com acervo atualizado e ampliado semestralmente, disponível fisicamente e eletronicamente, acessível em qualquer lugar, com disponibilidade de e-books, periódicos e acesso as diversas bases de dados.

Internacionalização

parceria com instituições de ensino em todo mundo, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Empregabilidade

com o Unit Carreiras auxiliando, preparando e inserido os discentes no mercado de trabalho.

Parceria com a Google

estimulando a utilização das novas tecnologia de informação e comunicação e de novos e modernos ambientes de aprendizagem.

A todo instante as pessoas são lembradas sobre os prejuízos do sedentarismo. A valorização da qualidade de vida e do bem-estar, além da preocupação com a estética corporal, tem aquecido o mercado de trabalho para os profissionais da educação física.

O grande número de eventos esportivos sediados no Brasil contribui para a cultura da prática desportiva e para a promoção da saúde, abrindo espaços para o professor de Educação Física.

O profissional pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo, atuando na prestação de serviços no campo dos exercícios físicos, em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, Spas, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares e em órgãos públicos, com finalidades educacionais, de promoção da saúde e de melhoria do desempenho físico e esportivo.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O profissional de Educação Física atuará na aplicação do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora do rendimento físico esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. O profissional de Educação Física atuará: na promoção da saúde e da qualidade de vida, nas áreas, esportivas, recreativas e de lazer, na prática de exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, luta/arte marcial e da dança, bem como na elaboração de projetos e gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas e esportivas.

Informações

Objetivo Geral

Formar professores com competências para atuar com o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, na perspectiva da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora do rendimento físico esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.  

Objetivos Específicos

  • Desenvolver as habilidades relacionadas aos conhecimentos da prática de exercício físico no âmbito da promoção da saúde da pessoa e do coletivo, identificando a importância do professor de Educação Física na prescrição e acompanhamento dessas;
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conhecimentos de diagnósticos perfis epidemiológicos;
  • Desenvolver as habilidades relacionadas aos conhecimentos de elaboração, execução, avaliação, gestão e formulação de políticas, programas e projetos em saúde;
  • Possibilitar o domínio das habilidades relacionadas aos conhecimentos de elaboração, planejamento, orientação e execução de programas recreativos;
  • Desenvolver conhecimentos relacionados a recreação e lazer, nos processos de prescrição, e na orientação demonstrar domínio do entendimento da importância do uso correto do tempo livre do trabalho;
  • Oportunizar o domínio das competências relacionadas à elaboração, planejamento, orientação, e execução de programas de ginástica laboral em empresas e indústrias, da ginástica em academia, como também, para os programas personalizados em diferentes ambientes e no estético;
  • Formar profissionais aptos a desenvolver ações em programas específicos com a primeira infância, avaliando e diagnosticando as necessidades motoras nessa fase;
  • Capacitar profissionais no domínio das habilidades relacionadas a planejamento, prescrição, execução e avaliação de todos os procedimentos para atender de forma adequada as necessidades do idoso e da pessoa com deficiência em programas específicos;
  • Formar educadores físicos aptos a considerar as características, os interesses e as necessidades das pessoas no planejamento, na aplicação e na avaliação dos programas de intervenção profissional onde estiverem sendo aplicadas as práticas corporais sistematizadas;
  • Preparar profissionais para planejar, organizar, conduzir e avaliar processos de ensino e formação nas diversas manifestações do esporte em suas diferentes etapas evolutivas e em equipes esportivas.
  • Capacitar profissionais para interagir em equipe multiprofissional no processo de ensino e formação de especialização e rendimento;
  • Formar egressos com competências relacionadas aos conhecimentos de elaboração, organização e implementação de projetos e eventos esportivos, como também, gerenciar órgãos/setores públicos e privados, e coordenar grupos de trabalho no âmbito do esporte.