V E S T I B U L A R UNIT


Criar programas de computadores,produzir códigos, desenvolver softwares,  jogos e aplicativos, são desafios do Cientista Computacional. Ser bacharel em Ciência da Computação é aperfeiçoar o raciocínio lógico para a construção de novas tecnologias.

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Mercado de Trabalho

O setor de tecnologia da informação (TI) é crescente no Brasil, proporcionando ao Cientista da Computação um vasto mercado de trabalho. De acordo com estudo realizado pela consultoria KPMG, o Brasil é terceiro melhor mercado para indústria de TI dos EUA, por essa razão, o país tem aumento no seu parque tecnológico e na busca por profissionais qualificados. O mercado de aplicativos é o que mais cresce no seguimento de TI, pois os aparelhos celulares, tablets e Smart TV proporcionam aos usuários funções desde o acesso a redes sociais como o pagamento de contas.

O Brasil atingiu a marca de 43 milhões de usuários de smartphone, representando 17% dos celulares do País, devendo chegar a 70,5 milhões em 2017. Além disso, softwares e sistemas operacionais são encontrados em todas as áreas de atuação, como sistemas de engenharia, área de petróleo, bancos, telefonia móvel, por isso, o cientista de computação é imprescindível para o mercado de TI. Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 250 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio.

Ao concluir a graduação os salários superam os R$ 3.000,00. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 10 mil. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Desenvolver e instalar sistemas de computação, aplicativos, gerenciar bancos de dados e compiladores, são atividades do cientista computacional. A formação profissional na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde a assessoria a usuários até a criação de códigos.

O bacharel em Ciências da Computação é responsável pelo planejamento e produção dos sistemas de processamento de informação industrial e robótica. Administrar sistemas de  segurança em empresas, dominar inteligência artificial, reger a qualidade de software, são algumas das possibilidades de atuação. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

  • Criação de códigos para programas;
  • Planejamento e produção dos sistemas de processamento de informação industrial e robótica;
  • Administrar sistemas de segurança em empresas;
  • Criar inteligência artificial;
  • Reger a qualidade de softwares.

Informações

Agnaldo Cardozo Filho, Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo (2003), Mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (2007). Autor da Primeira Dissertação em Mestrados de Engenharia do Estado de Sergipe (03/2007). Em Maio de 2007 passou em 1º lugar no exame classificatório do Doutorado em Engenharia Industrial na UFBA. Atualmente é Doutorando em Engenharia de Processos na Universidade Tiradentes (2012/….). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Dessalgação, atuando principalmente nos seguintes temas: petróleo, modelagem, monitoramento, condutivimetria e salinidade. E na área de Engenharia elétrica, com ênfase em Perícias, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de energia elétrica, circuitos elétricos e eletrônica.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Alberico José de Moura Saldanha Filho Mestre 12/04/2013 Parcial
  • PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I
Anayara Gomes dos Santos Mestre 03/02/2014 Horista
  • ALGEBRA I
  • ALGEBRA LINEAR I
Davy de Medeiros Baia Doutor 01/02/2017 Parcial
  • LÓGICA MATEMÁTICA
  • ESTRUTURA DE DADOS I
  • INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Fabiano dos Santos Brião Mestre 21/01/2013 Horista
  • GEOMETRIA ANÁLICA E ÀLGEBRA VETORIAL
  • CALCULO II
  • ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL
Isaac Nunes de Oliveira Especialista 16/03/2015 Horista
  • SISTEMAS DIGITAIS
Luzan Beiriz Gonçalves Mestre 15/01/2008 Parcial
  • FILOSOFIA E CIDADANIA
Mônica Melo Gomes do Nascimento Mestre 14/01/2016 Integral
  • PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I
  • PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I
Patricia Monteiro Vasco de Almeida Mestre 14/01/2008 Parcial
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
Paulo Henrique Gomes Silva Mestre 10/02/2014 Horista
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I
  • INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II
Roberto Jorge Vasconcelos Dos Santos Doutor 15/02/2016 Parcial
  • CALCULO I
Roseane Ferreira Rosalino Duarte Mestre 02/08/2010 Parcial
  • FUNDAMENTO ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais capazes de atender as crescentes necessidades de trabalho na área de computação, com capacidade para pesquisa e criação de novas soluções científicas e tecnológicas, e que atuem na sociedade com qualidade, produtividade, ética profissional e compromisso social.

Objetivos específicos

  • Formar profissionais com capacidade de autoestudo e interesse pela aprendizagem contínua.
  • Formar profissionais com capacidade de aprendizagem de novas tecnologias.
  • Incentivar o aluno a pesquisar novos modelos computacionais.
  • Capacitar o aluno para projetar e construir modelos computacionais para aplicações de naturezas diversas.
  • Capacitar o aluno para projetar, dar suporte à segurança e gerenciar redes de computadores.
  • Capacitar o aluno para racionalizar, selecionar e administrar recursos de hardware e de software.
  • Capacitar o aluno para desenvolver sistemas aplicativos.
  • Preparar o aluno para atuar na pesquisa em áreas afins à computação.
  • Orientar o aluno para uma prática profissional compromissada com a qualidade.
  • Orientar o aluno para uma prática profissional compromissada com a ética profissional e o compromisso social.