V E S T I B U L A R UNIT


O curso de Arquitetura e Urbanismo na Unit apresenta um currículo inovador que sistematiza teorias, reflexões e práticas acerca do processo de formação profissional do arquiteto e urbanista, além de traduzir a filosofia organizacional e pedagógica da unidade acadêmica, suas diretrizes e estratégias de desenvolvimento e atuação a curto, médio e longo prazo. Nessa direção, visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos, metodológicos, éticos e políticos por meio de ações institucionais, pautadas na reflexão-ação-reflexão.

O Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit encontra-se articulado com as bases legais e concepção da formação profissional específica que propicia ao estudante o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da capacidade de observação, criticidade e questionamento, sintonizado com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, assim como com os avanços científicos e tecnológicos.

Há também disciplinas que abordam saberes relacionados aos fundamentos da vida em sociedade, cujo objetivo é propiciar conhecimentos e criar uma identidade própria, ética e cidadã em todos os alunos


ebook_eng_arquitetura_e_urbanismo

Empresa Júnior

A AEC Júnior - Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharias do Centro Universitário Tiradentes, é uma Empresa formada por alunos, que orientados por seus professores apoiadores realizam projetos da área da construção civil. Visando o crescimento de gestão empresarial e desenvolvimento da relação teoria e prática do curso de graduação.

A empresa é constituída por 5 diretorias: Presidência, Vice Presidência, Administrativo-Financeiro, Marketing e Projetos. São áreas geridas pelos respectivos diretores, junto a seus gerentes e assessores. Atualmente, a AEC Júnior abrange os cursos de Arquitetura e Engenharias do UNIT, e busca, em seus membros, desenvolver os valores empresariais dentro do Centro Universitário.

Com apenas um ano de mercado, a AEC Júnior já realizou diversos projetos dentro da área de construção civil e busca engrandecer seu portfólio com a realização atual de projetos nas áreas de ambiental, mecatrônica, petróleo, produção e elétrica. Todos os projetos desenvolvidos por membros que cursam as áreas envolvidas e projetos assinados pelos mestres e doutores que apoiam a AEC Júnior.

Conheça nossa infraestrutura

A proposta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit estrutura sua matriz curricular com o objetivo de se adequar às diretrizes institucionais e às necessidades e tendências nacionais. Além da adequação às diretrizes, esta formulação priorizou uma sistemática para melhor adequação às habilitações profissionais e à contextualização das demandas do século XXI.

Para tanto, o curso de Arquitetura e Urbanismo formará profissionais com um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas, aptos a atuar profissionalmente em todos os segmentos da arquitetura e do urbanismo com uma visão ampla e global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais do indivíduo e da coletividade, com o objetivo de conservar o patrimônio natural e cultural, e de atuar na concepção e construção de espaços de vivência mais humanizados.

Nesse contexto, o UNIT assume plenamente a sua responsabilidade social de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional, oferecendo uma infraestrutura moderna de laboratórios de ensino, corpo docente com sólida formação acadêmica e profissional, acervo bibliográfico atualizado, visitas de campo orientadas,  palestras técnicas e eventos específicos.

Em um estado carente em vários aspectos como Alagoas o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unit fornece ao estudante o instrumental prático com um profundo embasamento teórico para que ele possa usar sua criatividade e engenhosidade para superar as dificuldades estruturais existentes. Neste sentido o curso adota um viés centrado nos aspectos construtivos e urbanísticos buscando a inovação através da pesquisa e da extensão, tendo assim uma pertinência e relevância social e científica, ambicionando trazer um novo patamar na arquitetura e no urbanismo do estado.

No UNIT, esta relevância social e científica se traduz em um curso de Arquitetura e Urbanismo atualizado com o que se faz no mundo mas também calcado em uma dimensão investigativa, científica, e sobretudo realista das condições locais para as quais são necessárias propostas de mudança de um quadro social adverso. Trata-se, portanto, de um curso planejado, estruturado e operacionalizado para oferecer ao estado e à região Nordeste profissionais habilitados e preparados sob a égide de uma formação generalista balizada no compromisso com as questões arquitetônicas e urbanísticas da região, levando em conta aspectos como: desenvolvimento sustentável; preservação do meio ambiente, do patrimônio arquitetônico histórico e cultural e desenvolvimento de projetos e ações voltadas para o habitat popular – aspectos que incidem diretamente na construção de cidades mais humanizadas. 

A região Nordeste, assim como todo o território nacional vem aumentando expressivamente a necessidade e demanda por profissionais arquitetos e urbanistas. Neste contexto, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit propicia uma inserção no mercado de trabalho da região, pois prepara seus alunos para que desenvolvam estágios em escritórios, construtoras, órgãos públicos, dentre outros. Diante desse contexto e das tendências nacionais e internacionais, busca contribuir com uma formação generalista, cobrindo o máximo das atribuições previstas em lei mas elegendo três focos principais de ensino, pesquisa e extensão:

I – a construção civil, sobretudo do habitat popular;

II – o planejamento urbano e regional voltado para o desenvolvimento de pequenas e médias cidades;

III – a conservação e intervenção no patrimônio construído e natural através de atuação nas questões infraestruturais.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O Arquiteto e Urbanista desenvolverá atividades relevantes, aplicando os princípios das habilidades e competências na construção do conhecimento nos seguintes campos de atuação: arquitetura e urbanismo; arquitetura de interiores; arquitetura paisagística; patrimônio histórico, cultural e artístico; planejamento urbano e regional; da topografia; da tecnologia; dos sistemas construtivos e estruturais; de instalações e equipamentos; do conforto ambiental e do meio ambiente, estudo e avaliação dos impactos ambientais.
Nestes setores o arquiteto e urbanista pode realizar as seguintes atividades:

  1. Supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
  2. Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
  3. Estudo de viabilidade técnica e ambiental;
  4. Direção de obras e de serviço técnico;
  5. Desempenho de cargo e função técnica;
  6. Treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
  7. Assistência técnica, assessoria e consultoria;
  8. Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem e avaliação pós-uso;
  9. Desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
  10. Elaboração de orçamento;
  11. Produção e divulgação técnica especializada;
  12. Execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
  • Projetar, construir ou reformar casas, prédios e edifícios;
  • Preservação de patrimônios históricos;
  • Desenvolvimento de produtos como móveis e utensílios;
  • Planejar as condições de acústica, temperatura e ventilação de ambientes;
  • Projetos de iluminação de grandes espaços;
  • Planejar cidades, incluindo suas ruas, parques, praças e jardins;
  • Organizar espaços internos de navios, motor home, estúdios de TV e cinema;
  • Consultoria;
  • Professor.

Informações

Sammea Ribeiro Granja Damasceno Costa, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2008). É Mestre em Dinâmicas do Espaço Habitado pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (2011) na linha de pesquisa Concepção, Construção e Adequação do Espaço Habitado, onde analisou o comportamento térmico em habitações situadas no contextos climáticos da zona bioclimática 8. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas na área de Tecnologia. Arquiteta projetista atuante na cidade de Maceió/AL desde março de 2009. Atualmente é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de Arquitetura, Desempenho Térmico, Arquitetura Bioclimática e Habitação.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Ajibola Isau Badiru Doutor 01/08/2013 Integral
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Alexandre Guimarães Duarte Doutor 01/08/2014 HORISTA
  • Topografia
Antonio Ricardo Zaninelli do Nascimento Mestre 17/08/2015 Horista
  • Instalações Elétricas
  • Instalações e Infraestrutura Urbana
AURO DE JESUS RODRIGUE DOUTOR PARCIAL
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
Bianca Machado Muniz Mestre 01/02/2013 Horista
  • Desenho e apreeensão do Espaço
  • Teoria e Crítica da Arquitetura e da Cidade III
  • Teoria e Crítica da Arquitetura e da Cidade V
  • Técnicas retrospectivas I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Catarina Agudo Menezes Doutor 17/07/2018 Horista
  • Ateliê cidades I
  • Práticas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III
  • TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DA CIDADE I
  • ATELIÊ CIDADES II
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL III
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
CLÉSCIA LIMA FERREIRA DOUTOR PARCIAL
  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLOGICOS
Cristine Matos Dantas Mestre 11/04/2016 Parcial
  • Conforto Ambiental II
  • Paisagismo
  • INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Erika Paiva Tenório de Holanda Mestre 03/02/2014 Horista
  • Construção e estrutura do edifício I
  • Construção e estrutura do edifício II
Fábio Henrique Sales Nogueira Mestre 02/05/2017 Horista
  • Ateliê de projetos institucionais
  • ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DA FORMA
  • TRABALHO E CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Fabiola de Carvalho Montenegro Mestre 06/03/2014 Horista
  • Linguagem e Representação Técnica I
  • Linguagem e Representação Técnica II
  • ATELIÊ DE PROJETOS COMERCIAIS
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Fernando Alves Honaiser Mestre 22/07/2013 Parcial
  • Análise e Contrução da Forma
  • Percepção do Habitat
  • Ateliê de projetos habitacionais II
  • ATELIÊ DE PROJETOS DE ARQUITETURA VERTICAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Franciany Prudente de Melo França Mestre 08/04/2013 Parcial
  • LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA II
  • ATELIÊ DE PROJETOS HABITACIONAIS II
  • PRÁTICAS DE EXTENSÃO NA ÁREA DE ARQUITETURA E URBANISMO
  • TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I
  • TÉCNICAS RETROSPECTIVAS II
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
GISELY VIEIRA BATISTA MESTRE PARCIAL
  • TUTOR PRESENCIAL
IRAZANO DE FIGUEIREDO P. NETO MESTRE PARCIAL
  • CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
ISABEL CRISTINA BARRETO SILVA DOUTOR PARCIAL
  • EMPREENDEDORISMO
Janaina Accordi Junkes Doutor 01/04/2014 Integral
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Joana Teixeira Barbosa MESTRE 10/02/2014 HORISTA
  • EXPRESSÃO GRÁFICA E DIGITAL II
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PLANEJAMENTO DA CONSTRUÇÃO
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Jonas Rafael Duarte Cavalcante Mestre 02/04/2018 Horista
  • CONSTRUÇÃO E ESTRUTURA DO EDIFÍCIO III
KATHIA CILENE SANTOS NASCIMENTO MESTRE 01/03/2011 PARCIAL
  • LIBRAS
Lana Souza Costa Brandão Mestre 17/07/2018 Horista
  • TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DA CIDADE II
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PLANEJAMENTO DA CONSTRUÇÃO
  • ATELIÊ DE PROJETOS ESPECIAIS
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Letícia Brayner Ramalho Mestre 01/08/2014 Horista
  • Introdução à produção do espaço
  • Desenho e apreensão do espaço
  • ATELIÊ DE PROJETOS INSTITUCIONAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Mara Rúbia Araújo Holanda Mestre 06/03/2014 Parcial
  • LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA II
  • INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO
  • CONFORTO AMBIENTAL I PAISAGISMO
Maria Luiza Figueiredo Heine DOUTOR 03/08/2015 PARCIAL
  • FILOSOFIA E CIDADANIA
Melissa Mota Alcides Mestre 01/08/2016 Horista
  • Ateliê de projetos habitacionais II
  • Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo IV
Milena Bandeira de Melo Mestre 07/08/2017 Horista
  • Instalações prediais hidráulicas e sanitárias
  • Fundamentos de análise estrutural
Mônica Peixoto Vianna Doutor 21/01/2013 Parcial
  • TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DA CIDADE VI
  • PRÁTICAS DE PESQUISA NA ÁREA DE ARQUITETURA E URBANISMO
  • TRABALHO E CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
RANIERY SILVA GUEDES DE ARAÚJO MESTRE PARCIAL
  • TUTOR PRESENCIAL
Renan Durval A. da Silva Mestre 13/04/2015 Horista
  • PRÁTICAS DE ARQUITETURA E URBANISMO I
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL I
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II
  • PRÁTICAS DE ARQUITETURA E URBANISMO IV
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Renata da Costa Barbosa Medeiros Mestre 02/05/2016 Horista
  • Introdução à tecnologia da construção
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PLANEJAMENTO DA CONSTRUÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Sammea Ribeiro Granja Damasceno Costa Mestre 06/08/2013 Integral
  • Conforto Ambiental I
  • Práticas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Vivaldo Ferreira Chagas Junior Especialista 06/03/2014 Horista
  • Cultura, paisagem e cidade
  • EXPRESSÃO GRÁFICA E DIGITAL II
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL IIII
  • FORMAÇÃO CIDADÃ
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Objetivos do Curso

Os objetivos do curso são decorrentes da análise da realidade e dos posicionamentos assumidos nos referenciais e expressam as finalidades da ação educativa proposta pelo curso.  

Objetivo Geral

Formar profissionais no campo da arquitetura e urbanismo, conscientes da responsabilidade social e do comprometimento com o desenvolvimento regional, através do empreendedorismo, da criatividade, da prática, da crítica, da reflexão e da transformação em consonância com a realidade na qual está inserido. Embora tenha caráter generalista, ressalta-se que a formação está orientada para uma prática profissional que englobe tanto o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo (incluindo a conservação do patrimônio construído e natural através de atuação nas questões infraestruturais e ambientais) quanto a construção civil (sobretudo do habitat popular). Além disso, o curso enfatizará a formação de um profissional capaz de participar na formulação do planejamento urbano e regional, voltado especialmente para o desenvolvimento de pequenas e médias cidades.  

Objetivos Específicos

  • Capacitar o profissional para atuar na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
  • Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social fundamental em prol das populações ainda não alcançadas pelo saber próprio do arquiteto e urbanista;
  • Desenvolver  trabalhos e pesquisas que envolvam conhecimentos acerca da produção da habitação popular e de outros temas de interesse;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e desenvolvam ou resgatem técnicas construtivas e outros saberes locais e regionais;
  • - Utilizar tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas da comunidade;
  • - Propiciar a aquisição de conhecimentos universais e conhecimentos específicos no campo da arquitetura e urbanismo;
  • Desenvolver a consciência da responsabilidade ecológica, do desenvolvimento sustentável e da promoção da conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico;
  • Estimular a criatividade, a auto-gestão e a flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequarem às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.
  • Produzir um espaço de debate e ação em relação ao espaço arquitetônico e urbano construído no estado de Alagoas desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente na construção desses espaços.
  • Implantar e organizar atividades relativas à arquitetura e urbanismo visando ao desenvolvimento de uma massa crítica na sociedade para fazer face aos inúmeros desafios do estado de Alagoas;
  • Suprir a carência por profissionais em áreas pouco usuais de atuação mas de competência do arquiteto e urbanista, tais como infraestrutura, construção civil, topografia, tráfego e meio ambiente.