V E S T I B U L A R 2018.1

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit apresenta um currículo inovador que sistematiza teorias, reflexões e práticas acerca do processo de formação profissional do arquiteto e urbanista, além de traduzir a filosofia organizacional e pedagógica da unidade acadêmica, suas diretrizes e estratégias de desenvolvimento e atuação a curto, médio e longo prazo. Nessa direção, visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos, metodológicos, éticos e políticos por meio de ações institucionais, pautadas na reflexão-ação-reflexão.

O Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit encontra-se articulado com as bases legais e concepção da formação profissional específica que propicia ao estudante o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da capacidade de observação, criticidade e questionamento, sintonizado com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, assim como com os avanços científicos e tecnológicos.

Empresa Júnior

A AEC Júnior - Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharias do Centro Universitário Tiradentes, é uma Empresa formada por alunos, que orientados por seus professores apoiadores realizam projetos da área da construção civil. Visando o crescimento de gestão empresarial e desenvolvimento da relação teoria e prática do curso de graduação.

A empresa é constituída por 5 diretorias: Presidência, Vice Presidência, Administrativo-Financeiro, Marketing e Projetos. São áreas geridas pelos respectivos diretores, junto a seus gerentes e assessores. Atualmente, a AEC Júnior abrange os cursos de Arquitetura e Engenharias do UNIT, e busca, em seus membros, desenvolver os valores empresariais dentro do Centro Universitário.

Com apenas um ano de mercado, a AEC Júnior já realizou diversos projetos dentro da área de construção civil e busca engrandecer seu portfólio com a realização atual de projetos nas áreas de ambiental, mecatrônica, petróleo, produção e elétrica. Todos os projetos desenvolvidos por membros que cursam as áreas envolvidas e projetos assinados pelos mestres e doutores que apoiam a AEC Júnior.

Conheça nossa infraestrutura

A proposta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit estrutura sua matriz curricular com o objetivo de se adequar às diretrizes institucionais e às necessidades e tendências nacionais. Além da adequação às diretrizes, esta formulação priorizou uma sistemática para melhor adequação às habilitações profissionais e à contextualização das demandas do século XXI.

Para tanto, o curso de Arquitetura e Urbanismo formará profissionais com um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas, aptos a atuar profissionalmente em todos os segmentos da arquitetura e do urbanismo com uma visão ampla e global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais do indivíduo e da coletividade, com o objetivo de conservar o patrimônio natural e cultural, e de atuar na concepção e construção de espaços de vivência mais humanizados.

Nesse contexto, o UNIT assume plenamente a sua responsabilidade social de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional, oferecendo uma infraestrutura moderna de laboratórios de ensino, corpo docente com sólida formação acadêmica e profissional, acervo bibliográfico atualizado, visitas de campo orientadas,  palestras técnicas e eventos específicos.

Em um estado carente em vários aspectos como Alagoas o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unit fornece ao estudante o instrumental prático com um profundo embasamento teórico para que ele possa usar sua criatividade e engenhosidade para superar as dificuldades estruturais existentes. Neste sentido o curso adota um viés centrado nos aspectos construtivos e urbanísticos buscando a inovação através da pesquisa e da extensão, tendo assim uma pertinência e relevância social e científica, ambicionando trazer um novo patamar na arquitetura e no urbanismo do estado.

No UNIT, esta relevância social e científica se traduz em um curso de Arquitetura e Urbanismo atualizado com o que se faz no mundo mas também calcado em uma dimensão investigativa, científica, e sobretudo realista das condições locais para as quais são necessárias propostas de mudança de um quadro social adverso. Trata-se, portanto, de um curso planejado, estruturado e operacionalizado para oferecer ao estado e à região Nordeste profissionais habilitados e preparados sob a égide de uma formação generalista balizada no compromisso com as questões arquitetônicas e urbanísticas da região, levando em conta aspectos como: desenvolvimento sustentável; preservação do meio ambiente, do patrimônio arquitetônico histórico e cultural e desenvolvimento de projetos e ações voltadas para o habitat popular – aspectos que incidem diretamente na construção de cidades mais humanizadas. 

A região Nordeste, assim como todo o território nacional vem aumentando expressivamente a necessidade e demanda por profissionais arquitetos e urbanistas. Neste contexto, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit propicia uma inserção no mercado de trabalho da região, pois prepara seus alunos para que desenvolvam estágios em escritórios, construtoras, órgãos públicos, dentre outros. Diante desse contexto e das tendências nacionais e internacionais, busca contribuir com uma formação generalista, cobrindo o máximo das atribuições previstas em lei mas elegendo três focos principais de ensino, pesquisa e extensão:

I – a construção civil, sobretudo do habitat popular;

II – o planejamento urbano e regional voltado para o desenvolvimento de pequenas e médias cidades;

III – a conservação e intervenção no patrimônio construído e natural através de atuação nas questões infraestruturais.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O Arquiteto e Urbanista desenvolverá atividades relevantes, aplicando os princípios das habilidades e competências na construção do conhecimento nos seguintes campos de atuação: arquitetura e urbanismo; arquitetura de interiores; arquitetura paisagística; patrimônio histórico, cultural e artístico; planejamento urbano e regional; da topografia; da tecnologia; dos sistemas construtivos e estruturais; de instalações e equipamentos; do conforto ambiental e do meio ambiente, estudo e avaliação dos impactos ambientais.
Nestes setores o arquiteto e urbanista pode realizar as seguintes atividades:

  1. Supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
  2. Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
  3. Estudo de viabilidade técnica e ambiental;
  4. Direção de obras e de serviço técnico;
  5. Desempenho de cargo e função técnica;
  6. Treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
  7. Assistência técnica, assessoria e consultoria;
  8. Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem e avaliação pós-uso;
  9. Desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
  10. Elaboração de orçamento;
  11. Produção e divulgação técnica especializada;
  12. Execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
  • Projetar, construir ou reformar casas, prédios e edifícios;
  • Preservação de patrimônios históricos;
  • Desenvolvimento de produtos como móveis e utensílios;
  • Planejar as condições de acústica, temperatura e ventilação de ambientes;
  • Projetos de iluminação de grandes espaços;
  • Planejar cidades, incluindo suas ruas, parques, praças e jardins;
  • Organizar espaços internos de navios, motor home, estúdios de TV e cinema;
  • Consultoria;
  • Professor.

Informações

Flávia Campos Cerullo, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Desenvolve projetos de pesquisa pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem da Universidade Federal de Alagoas desde 2003, trabalhando com temas relacionados ao Urbanismo Colonial e Patrimônio Cultural. Atuou entre 2009 e 2010 como consultora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para o desenvolvimento de Planos de Ação para Cidades Históricas em Alagoas. Entre 2011 e 2012 trabalhou com gestão do Patrimônio Cultural como arquiteta e coordenadora do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Penedo, AL. Atualmente é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em pesquisa e gestão do Patrimônio Cultural, material e imaterial, atuando também nos temas: teoria e história da arquitetura e do urbanismo; conceituação, representação e percepção do espaço habitado.

Monica Peixoto Vianna, Arquiteta e Urbanista pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), em 2003. Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, em 2006. Doutora em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em 2012. Trabalhou entre 2006 e 2008 como arquiteta e urbanista autônoma, desenvolvendo serviço técnicos especializados, como projetos executivos e acompanhamento de obras, junto ao escritório Graco Projetos, Empreendimentos e Construção, em São Carlos-SP. Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), em Maceió-AL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: núcleos residenciais operários, história da habitação e da urbanização no Brasil, planejamento regional, patrimônio industrial, CESP e desmonte. Contato: arquitetura@fits.edu.br

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
AJIBOLA ISAU BADIRU Doutor Integral
Alexandre Guimarães Duarte Mestre Regime Horista
Antônio Ricardo Z. do Nascimento Mestre Parcial
Bianca Machado Muniz Mestre Regime Parcial
Felipe Bomfim Cavalcante do Nascimento Especialista Regime Parcial
Fernando Alves Honaiser Mestre Regime Parcial
Flávia Campos Cerullo Mestre
Joana Teixeira Barbosa Especialista
Letícia Brayner Ramalho Mestre Regime Parcial
Luzan Beiriz Gonçalves Mestre Regime Parcial
Mara Rubia de Oliveira Araújo Mestre Regime Parcial
Maria Alcina Terto Lins Mestre Regime Horista
Maria Elisa Moreira Alves Mestre Regime Horista
Monica Peixoto Vianna Doutora Regime Integral
Renan Durval A. da Silva Mestre Regime Horista
Ronaldo Gomes Alvim Doutor Regime Integral
Sammea Ribeiro Granja Damasceno Costa Mestre Regime Parcial
Vivaldo Ferreira Chagas Junior Especialista Regime Parcial

Objetivos do Curso

Os objetivos do curso são decorrentes da análise da realidade e dos posicionamentos assumidos nos referenciais e expressam as finalidades da ação educativa proposta pelo curso.  

Objetivo Geral

Formar profissionais no campo da arquitetura e urbanismo, conscientes da responsabilidade social e do comprometimento com o desenvolvimento regional, através do empreendedorismo, da criatividade, da prática, da crítica, da reflexão e da transformação em consonância com a realidade na qual está inserido. Embora tenha caráter generalista, ressalta-se que a formação está orientada para uma prática profissional que englobe tanto o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo (incluindo a conservação do patrimônio construído e natural através de atuação nas questões infraestruturais e ambientais) quanto a construção civil (sobretudo do habitat popular). Além disso, o curso enfatizará a formação de um profissional capaz de participar na formulação do planejamento urbano e regional, voltado especialmente para o desenvolvimento de pequenas e médias cidades.  

Objetivos Específicos

  • Capacitar o profissional para atuar na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
  • Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social fundamental em prol das populações ainda não alcançadas pelo saber próprio do arquiteto e urbanista;
  • Desenvolver  trabalhos e pesquisas que envolvam conhecimentos acerca da produção da habitação popular e de outros temas de interesse;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e desenvolvam ou resgatem técnicas construtivas e outros saberes locais e regionais;
  • - Utilizar tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas da comunidade;
  • - Propiciar a aquisição de conhecimentos universais e conhecimentos específicos no campo da arquitetura e urbanismo;
  • Desenvolver a consciência da responsabilidade ecológica, do desenvolvimento sustentável e da promoção da conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico;
  • Estimular a criatividade, a auto-gestão e a flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequarem às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.
  • Produzir um espaço de debate e ação em relação ao espaço arquitetônico e urbano construído no estado de Alagoas desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente na construção desses espaços.
  • Implantar e organizar atividades relativas à arquitetura e urbanismo visando ao desenvolvimento de uma massa crítica na sociedade para fazer face aos inúmeros desafios do estado de Alagoas;
  • Suprir a carência por profissionais em áreas pouco usuais de atuação mas de competência do arquiteto e urbanista, tais como infraestrutura, construção civil, topografia, tráfego e meio ambiente.