MENU

XIV Corrida do Fogo aconteceu hoje(30) em Jaraguá

Cursos de Fisioterapia e Nutrição participaram do evento levando serviços como alongamentos, resfriamento e hidratação aos atletas

às 23h47
Compartilhe:

A Faculdade Integrada Tiradentes- Fits- esteve presente, por meio dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, em mais uma ação que leva saúde à população Alagoana. Nessa ocasião, na XIV Corrida do Fogo realizada pelo Corpo de Bombeiros de Maceió, uma atividade que faz parte do calendário anual de eventos do órgão visando divulgar ações esportivas do Corpo de Bombeiros, bem como integrar a sociedade à corporação militar, promovendo uma troca social.

A organização do evento acredita que é possível educar e promover o desenvolvimento de jovens de várias classes sociais, por meio do atletismo, oportunizando um afastamento da marginalidade e incentivando-os à prática esportiva.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA FITS

O curso de Fisioterapia da Fits ofertou serviços de aferição de pressão arterial (pré e pós-corrida), alongamento (pré e pós-corrida), resfriamento pós-corrida e teste da pisada. Para a coordenadora do curso, Ana Luiza Exel, a Fits propicia ao corpo estudantil um envolvimento muito grande com a sociedade local, em ações como esta. “Para os alunos de Fisioterapia, essa é a oportunidade de poder colocar em prática ensinamentos teóricos vistos em sala de aula. Para os iniciantes, estudantes do segundo período, é o momento de troca de conhecimentos com alunos mais antigos… Para o atleta, a técnica de resfriamento e alongamento pós-corrida ajuda na prevenção de micro lesões”, avalia a coordenadora Ana Luiza Exel.

Para o atleta Juliano Dias, que participou da corrida na categoria 5km, a ação da Faculdade leva bem-estar ao atleta que após uma carga intensa de esforço físico pode ter seus músculos relaxados com o resfriamento. “Essa técnica realizada é fundamental para a recuperação muscular e evitar lesão. Acredito os alunos têm uma chance incrível de atuar como profissionais num evento desse porte”, destaca o participante Juliano Dias.

Já o curso de Nutrição trouxe um aparato fundamental para a ação. Informação. A coordenadora do curso, Theresa Siqueira, expôs a importância da hidratação para os maratonistas. “Produtos como água de coco e frutas com grande teor de água devem ser parceiros dos atletas. Levamos informação, que é o mais importante. Muitas pessoas que estão praticando exercícios físicos, como a corrida, esquecem de como é importante estar hidratado e ter uma alimentação correta, antes e depois da prova”, salienta a coordenadora Theresa Siqueira.

Alisson Santa Rosa, terceiro período de Nutrição e participante da Corrida do Fogo, avalia que é essencial que o competidor esteja hidratado e bem alimentado. “Todo ano participo da corrida do fogo, e percebi que nessa edição o evento estava melhor preparado e bem equipado, principalmente, pelo pessoal do meu curso de Nutrição da Fits, que trouxe alimentos e água para os atletas. Uma atividade física aliada à boa alimentação dá excelentes resultados”, comemora Alisson que completou a prova em 25 minutos.

PESQUISA

Segundo um artigo publicado na revista Espanhola, Nutrición Hospitalaria, um estudo conduzido por dois investigadores da Universidade do País Basco, demonstrou que os atletas que geralmente possuem mais volume de sangue e massa muscular têm, também, níveis mais elevados de água corporal – 60% a 65% contra 55% a 59%, no caso das pessoas com mais gordura – mantendo um nível normal de hidratação. De acordo com os pesquisadores, é importante seguir protocolos corretos de hidratação antes, durante e depois da atividade física, assim como conhecer as limitações que a prática desportiva nos pode trazer. Entre as funções que a água tem em relação à atividade física está manter mais estável o volume sanguíneo e a temperatura corporal para um melhor funcionamento físico do organismo. As consequências da desidratação, na prática de exercício físico, são várias e podem conduzir a graves problemas de saúde.

O QUE FAZER EM CASO DE DESIDRATAÇÃO?

1. Encontre uma sombra e proteja-se do sol;

2. Se possível, molhe o corpo com água;

3. Beba líquidos em pequenas quantidades de cada vez;

4. Em casos extremos, procure ajuda médica.

 

Compartilhe: