MENU

XII Fórum de Desenvolvimento Regional oferece diversos serviços


às 21h49
Centenas de pessoas aproveitaram hoje (18) os serviços oferecidos na 12º edição do Fórum de Desenvolvimento Regional realizado pelo Centro Universitário Tiradentes – Unit AL em parceria com a Defensoria Pública de Alagoas e com o Tribunal de Justiça/AL. Todos os atendimentos gratuitos e a celebração do casamento coletivo aconteceram no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

Dentro do fórum foram oferecidos serviços como limpeza de pele, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, ensinamentos sobre cuidado bucal e aplicação de flúor, vacinação, verificação da pressão arterial, orientação para prevenção de doenças, teste de glicemia, teste micológico, distribuição de preservativos, verificação de taxa de glicose, além dos serviços de emissão da primeira via de RG e CPF e o casamento coletivo.

O curso de Direito da Unit AL ofereceu no mutirão o julgamentos de processos consensuais (Divórcio consensual, Acordo de Alimentos, Regulamentação de Guarda e Visitas de forma consensual; Reconhecimento e Dissolução de União Estável Consensual), bem como de processos de Jurisdição Voluntária (Retificação de Registro Civil; Suprimento de Óbito; Alvará Judicial por óbito e de Pensão de Alimentos Retida).

O Fórum facilita a situação da população que precisa dar resolução aos seus processos. O professor do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição enfatizou a importância do mutirão, “O evento traz a resolução de 300 processos que vão dar cidadania para as pessoas que de certa forma perderam algum prazo mas que aqui poderão buscar a finalização da sua pendência com serviços de forma gratuita”.

Houve durante a programação momentos de descontração envolvendo arte e cultura, onde o grupo de Coco de Roda Sensashow demonstrou suas habilidades artísticas, envolvendo na dança, alguns colaboradores da instituição e pessoas que estavam por volta. E para a emoção de quem estava presente, o Grupo de teatro Pisa na fuló do CRAS de Messias, encenaram uma peça intitulada “A dor da infância”, onde foi contata a história de uma adolescente que sofria abuso de seu pai sem que sua mãe soubesse. O foco da apresentação foi instruir e conscientizar à população sobre a importância de denunciar através do Disk 100 e do CREAS.

Já os alunos de Odontologia decidiram ir ao encontro das crianças que estavam envolta dos animais para adoação do Grupo Pata Amada, para fazer o ensinamento sobre cuidado bucal, demonstrações de escovação e aplicação de flúor. “Essa é uma ótima oportunidade para nós alunos, e para as pessoas carentes que não sabem ao certo como funciona a limpeza bucal. É maravilhoso poder contribuir com esse serviço e ver o belo sorriso dessas crianças”, contou a estudante do 5º período de Odontologia, Luana Rana.

“Essa é uma oportunidade ímpar para alunos e professores darem as mãos e exercerem seus conhecimentos e ensinamentos científicos para o benefício da sociedade, nessa grande iniciativa social da instituição”, afirma o reitor da Unit, Dario Arcanjo de Santana.

Durante a vacinação, a estudante do 10º período de Enfermagem, Natália Oliveira, contou que por maior que fosse a saudade de seu filho recém-nascido de apenas 1 mês, a sensação de utilidade pública foi compensadora. “Fico com um aperto no peito por estar longe dele, mas esse esforço é necessário para o meu aprendizado e para o nosso futuro. Agradeço muito a Unit por essa oportunidade”, finalizou.

Casamento Coletivo

“Hoje é um dia especial e desejo que vocês lembrem para o resto de suas vidas. Maior do que o desejo de casar, é a consciência de amar a pessoa que escolhemos dividir nossos dias. Será que estamos conseguindo dizer ‘eu te amo’ para as pessoas que de fato amamos? Não esperem, digam que amam se isso de fato for genuíno. Casamento significa conviver com as diferenças, quando entendermos isso, seremos muito felizes. Casamento é um exercício de tolerância e paciência”, colocou a Juíza de Direito Emanuela Porangaba.

Compartilhe: