MENU

Você sabe quem foi Nise da Silveira?

Nise é reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria

às 15h01
Compartilhe:

A médica Nise da Silveira é conhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e aos tratamentos psiquiátricos. Mas você sabia que ela nasceu na capital Alagoana? 

Nascida em Maceió em 15 de fevereiro de 1905, a médica psiquiátrica dedicou sua vida para ciências e aos estudos com doentes mentais.Além disso, ela foi pioneira em manifestar sua oposição aos tratamentos da época como: eletrochoque, isolamento, lobotomia e outros. 

Ela também foi a primeira pessoa a declarar apoio à luta antimanicomial e defendia o tratamento humanizado, a importância do contato com os animais e como o ser humano necessitava expressar seus sentimentos através da arte, especificamente por meio da pintura.

Mas antes mesmo de deixar seu legado na história da psiquiatria nacional, Nise já deixava seu nome registrado durante a graduação, sendo a única mulher em sua turma. E em seu trabalho de conclusão ela estudou sobre o “ensaio sobre a criminalidade da mulher no Brasil”. 

Entre 1936 e 1937, Nise foi acusada e presa de se envolver com o comunismo e manter livros subversivos. Na cadeia, a médica conheceu o também alagoano Graciliano Ramos. 

Sua história foi tão importante que em 2015 a médica ganhou um filme bibliográfico chamado “Nise – o coração da loucura”. 

Compartilhe: