MENU

Você sabe quais os primeiros passos para ser um pesquisador?

A Unit Alagoas, através de seu programa de iniciação científica, proporciona ao aluno o primeiro contato com o universo da pesquisa

às 18h35
Compartilhe:

O Brasil é considerado um país emergente dentro do ramo científico. Por isso, o incentivo dentro da área de pesquisa tem sido fortemente propagado dentro do cenário acadêmico. Além disso, esses programas são essenciais para os alunos que desejem se destacar dentro do universo da graduação.

Mas você já parou para pensar quais os primeiros passos para se tornar um pesquisador? Dentro do universo acadêmico, uma das formas para iniciar uma futura carreira como cientista está nos programas institucionais de bolsas, voltadas para a iniciação científica ou tecnológica e de inovação. São programas com pesquisas e projetos desenvolvidos pelos estudantes, acompanhados pelos professores e financiados pela própria instituição de ensino, ou por agências públicas de fomento à pesquisa, como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as fundações estaduais de amparo à pesquisa, Fapeal/AL

Além disso, o aluno Unit Alagoas possui acesso direto aos editais de bolsas que são destinados para alunos de graduação engajados em pesquisa e orientados por professores da própria instituição. 

Porém, para ser aceito nesses programas, o estudante deve preencher alguns pré-requisitos, como: estar matriculado em alguma das unidades da Unit, entre o primeiro e penúltimo período de algum dos cursos oferecidos; o  projeto de pesquisa que deve ser bem construído e orientado por um professor da universidade, que seja mestre ou doutor; ter um histórico escolar compatível com o solicitado em edital + rendimento nas disciplinas; além do histórico do aluno – pesquisador, o currículo do professor orientador também será avaliado. 

Você pode obter mais informações sobre o universo da pesquisa através do e-mail: pesquisa@al.unit.br.

Compartilhe: