Até o ano de 2018, o Brasil ocupava o oitavo lugar na área das publicações acadêmicas. Além da pesquisa que é realizada durante a graduação, em parceria com os professores orientadores, você sabia que ser pesquisador é considerado muito além de “estudar”, sendo considerado um trabalho? Mas, você sabe qual é o trabalho de um pesquisador?
Ser pesquisador contempla as pesquisas científicas, sempre com base em métodos científicos, ou como é conhecido popularmente, de uma metodologia, que são os meios para comprovar, testar ou concluir hipóteses, das mais diversas áreas da sociedade.
Há anos que a área já é reconhecida como profissão, mas especificamente em 1951, com a criação do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). E, de forma simplista, ser pesquisador é trabalhar com foco na ciência, com produção de conhecimentos científicos que trarão algum aspecto positivo para a sociedade. Com uma rotina sólida e bem planejada, a rotina de um pesquisador envolve: desenvolver artigos e publicá-los, participar de eventos (seminários e afins) e ministrar palestras.
Para quem deseja seguir dentro da área acadêmica, principalmente como pesquisador, deve ter em mente que é uma carreira que precisa de planejamento e muita dedicação. Por isso, o aluno deve se dedicar a enriquecer seu currículo desde a graduação, fortalecendo durante o Mestrado e Doutorado.