MENU

Você sabe o que é o Metaverso?

Entenda mais sobre a área que vem conquistando o mercado de tecnologia ao redor do mundo

às 18h33
Compartilhe:

Por mais que possa parecer um conceito novo, o Metaverso é algo comentado desde os anos 80 nas obras de cyberpunk. Desde os anos 2000, jogos que simulam a vida real em ambientes virtuais são lançados, Second Life e The Sims são precursores dessa área. Mas você sabe o que é Metaverso?

O conceito Metaverso está ativamente ligado a possibilidade de acessar uma realidade paralela, mesclando o virtual com a realidade aumentada. Basicamente, o usuário terá a vivência em um espaço virtual com influências reais nesse ecossistema, ou seja, uma experiência imersiva, mesmo não sendo algo real, trará a sensação de que é. Os usuários poderão ingressar com o uso de dispositivos especiais, como óculos e fones de ouvido.

Hoje, o metaverso é possível apenas no mundo dos games, como o Fortnite – game mais popular da atualidade com 350 milhões de usuários. Mas em 2021, a empresa Meta (antiga Facebook) anunciou que pretende ser uma “empresa metaverso” em até 5 anos. Assim, acredita-se que essa futura realidade está cada vez mais próxima. 

Por enquanto, esse universo ainda não existe, por isso é tão complicado de chegar em uma definição tão conclusiva, também não é possível garantir que o metaverso se torne algo concreto. Mesmo assim, a área já é bastante debatida e vem atraindo a atenção de empresas, estudiosos e startups ao redor do mundo, inclusive no Brasil. O que podemos fazer é aguardar os próximos passos da evolução da internet.  

Compartilhe: