MENU

Você sabe o que é a síndrome da gaiola?

A cada dia, jovens temem contato com o mundo exterior, e isso pode ser explicado devido o isolamento social da Covid-19

às 17h56
Compartilhe:

Com a pandemia do novo coronavírus, e a necessidade de realizar isolamento social como medida protetiva, todo mundo teve que abrir mão de suas relações sociais e contato direto com amigos, familiares e ambiente acadêmico/trabalho por um tempo. 

Contudo, os jovens foram os mais afetados por esse isolamento. Se antes eles iam em encontros com amigos, festas e para  escola, durante quase dois anos essas experiências foram vivenciadas em um ambiente online, e assim, eles começaram a ficar ansiosos com a ideia de retornar a normalidade pré Covid-19. 

E esse fenômeno ficou conhecido no meio científico como “Síndrome da gaiola”, e foi trazido à tona pelo psiquiatra da infância e adolescência da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Gabriel Lopes, e recebeu esse nome para se referir aos jovens que a cada dia evita contato com o mundo externo e que vive boa parte de sua vida no mundo virtual. 

Essa síndrome é mais comum em crianças e adolescentes, pois eles foram os mais afetados com essas restrições e ainda tiveram que conviver com o medo de se contaminarem e levarem o vírus para casa. 

Esse tema tem sido tão preocupante, que em junho de 2021, uma comissão externa (comissão de natureza temporária formada por deputados) do enfrentamento da Covid-19 debateram sobre o assunto. O importante é, nesse momento de retorno às aulas e aos encontros pessoais, saber identificar o que é um isolamento causado pela adolescência  e o que é o medo de socializar e sair de casa após esse período de isolamento. 

Apoio emocional

No Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas o acompanhamento psicológico para alunos da graduação é realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps). O setor, que trata principalmente na organização e planejamento de estudos, também proporciona um suporte inicial em questões psicológicas. 

Para um acompanhamento mais completo, a Unit dispõe ainda de um Centro de Psicologia Aplicada, com atendimentos gratuitos. As sessões de Psicoterapia tem duração de 50 minutos, para todas as faixas etárias. Para esse atendimento não é necessário encaminhamento médico, mas a marcação deve ser realizada antecipadamente pelo número: (82) 3311-3139.

*Com informações do PebMed e G1

Compartilhe: