MENU

Você sabe o que é a CPA?

A CPA é uma comissão que integra a comunidade acadêmica e busca melhorias para a instituição através da condução de processos de pesquisa

às 13h57
Através de avaliações, acadêmicos podem sugestionar melhorias no Campus, como a ampliação da Biblioteca
Através de avaliações, acadêmicos podem sugestionar melhorias no Campus, como a ampliação da Biblioteca
Compartilhe:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas é um setor que contribui para a melhoria da instituição através de consultas, elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo de autoavaliação institucional. Criada em 2007, a comissão é composta por seis membros: presidência da comissão e representantes do corpo docente, do corpo discente, do corpo técnico-administrativo, das coordenações de curso e da sociedade civil.

Ao conduzir o processo de autoavaliação, ponto necessário para a inovação da qualidade institucional, a CPA busca novas possibilidades e caminhos para o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição.

De acordo com o presidente da Comissão, professor Albani de Barros, a comissão realiza suas atividades no sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. 

“Com isso, os resultados obtidos nas avaliações realizadas são integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão do Centro Universitário Tiradentes, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional”, explica Albani.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão previsto e indispensável para todas instituições de ensino superior no Brasil.  Está regulamentada pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas, além disso essas comissões devem ser cadastradas no MEC/INEP.

Compartilhe: