MENU

Você conhece a origem do panetone?

Panetone é um dos símbolos do natal e tem algumas versões sobre sua origem

às 19h33
Compartilhe:

Amado por uns e odiado por outros, o panetone é um grande clássico do natal, aquele que não pode faltar em uma ceia tradicional de família. Mas, embora o alimento tenha uma tradicionalidade já conhecida, você conhece a origem dele? 

Com origem que remete a Europa, mas especialmente na Itália, o alimento surgiu de onde menos imaginamos: de um erro. A história conta que, após um padeiro trabalhar incansavelmente no dia que antecede o natal, fazendo fornadas de bolos e de massa de torta, ele acaba colocando frutas – que seria para torta – na massa do pão, e para consertar o erro, adicionou frutas cristalizadas, manteiga e ovos na massa, criando assim a receita similar a qual conhecemos hoje. 

Falando nisso, você sabia que a receita que conhecemos hoje não é a origem? A receita original é protegida através de um decreto desde 2005, pela Itália. Ou seja, o que conhecemos hoje é algo muito próximo ao panetone original. Já o nome é mais simples do que imaginamos, significando “pão do Toni”, em tradução literal para o português. 

Já no Brasil, a chegada do alimento coincide com a chegada dos imigrantes que vinham para o país em consequência da segunda guerra mundial. E, por ser algo natalino, a receita é algo muito tradicional, que foi passado de geração a geração das famílias italianas. 

Compartilhe: