De acordo com especialistas, em 2023, após o lançamento da Missão Artemis I, projeto da Nasa, é previsto que países como Índia, Rússia e Agência Espacial Europeia enviem missões à lua e ao espaço profundo.
A Índia, que envia sua missão em junho, está prevista para embarcar com a Chandrayaan 3, levando um módulo de pouso e um rover robótico para explorar a superfície da lua. Vale lembrar que a Índia chegou pela primeira vez à lua em 2008.
Já a Rússia planeja enviar sua missão um mês após, em 25 de julho, com o auxílio de uma sonda na lua que será usada para coletar amostras do satélite.
Como previsto, a empresa privada do empresário Elon Musk também continuará na corrida, enviando na primeira viagem do seu veículo Starship, o bilionário japonês Yusaku Maezawa e outros oito passageiros na viagem DearMoon ao redor da Lua no final de 2023. Outra missão que também acontece em 2023 é realizada pela Agência Espacial Europeia (ESA), uma organização apoiada por 22 países europeus, que planeja lançar seu Jupiter Icy Moon Explorer (JUICE) em abril de 2023.
*Com G1