MENU

Veganismo: como mudar a alimentação?

Novos hábitos, como o veganismo, podem necessitar de acompanhamento profissional

às 20h44
Compartilhe:

Mais que uma mudança na alimentação, o veganismo significa uma nova forma de ver a vida criando hábitos que excluam a presença animal do uso de produtos de limpeza a roupas. No âmbito alimentar, a transição de uma pessoa para o veganismo pode necessitar de um acompanhamento profissional, principalmente na substituição da proteína animal para vegetal.

A professora do curso de Nutrição da Unit Alagoas, Danielle Alice, comenta que é crescente o número de pessoas que decidem abster-se do consumo total ou parcial de alimentos de origem animal. “A transição para uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal (based plant) entretanto exige alguns cuidados, já que alguns nutrientes são encontrados majoritariamente em alimentos de origem animal”, explica.

Danielle dá como exemplos a Vitamina B12 e o Ferro, componentes nutricionais essenciais ao bom funcionamento do corpo humano. “O processo de transição deve ser regado de um bom acompanhamento nutricional, pois ele avaliará se o indivíduo já tem alguma deficiência e se haverá a necessidade de suplementação”.

Outra sugestão dada pela docente é o consumo de alimentos orgânicos, aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Compartilhe: