Carioca, cappuccino, latte, americano, expresso…Seja como for, é inegável que o café é uma das bebidas mais amadas do Brasil, e até mesmo do mundo. E nesse dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café.
A data foi instituída pela International Coffee Organization – OIC, com o propósito de celebrar a bebida mundialmente. O fato é: com os anos, a forma como o consumo é realizado começou a mudar, tornando-se cada vez mais gourmetizado, e com uma alta procura pelos cafés especiais.
De acordo com o Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, o consumo de café tradicional ainda é regra nas casas dos brasileiros, mas nos últimos 5 anos, o mercado brasileiro de café premium cresceu, representando cerca de 10% a 15% do consumo total do setor.
E esse fator de gourmetização atingiu toda a indústria, incluindo o café. E de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, essa procura por grãos melhores é algo positivo. Esse momento começou nas cafeterias, e posteriormente, com a pandemia da Covid-19 houve um um pulsionamento desse consumo, dessa vez, dentro das casas.
Esse processo do consumidor final refinando seu paladar ainda é algo muito recente, e que ainda ocorre em passos lentos. Mas independente da forma de consumo, a bebida ainda continua sendo um momento de união entre os brasileiros.