MENU

Unit utiliza o “Google For Education” para aulas ao vivo

Aulas online são ministradas com ferramentas do Google que facilitam a troca de aprendizado entre alunos e professores durante a pandemia

às 18h13
Ana Luiza Exel, coordenadora dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia da Unit
Ana Luiza Exel, coordenadora dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia da Unit
Aula de Fisioterapia para alunos
Compartilhe:

Com o isolamento social, por conta do novo coronavírus, algumas instituições de Ensino Superior buscam alternativas viáveis para continuar com suas aulas e não prejudicar o ano letivo. Pensando isso, o Centro Universitário Tiradentes – Unit AL utiliza ferramentas e serviços do Google For Education. Plataforma que o Google criou para que instituições de ensino possam realizar atividades online de forma mais prática para estudantes e professores.

As ferramentas são reunidas no “G Suite for Education”, trazendo itens como:

  • Meet, onde são feitas as videoconferências e aulas online;
  • Google Apresentações que pode ser usado para apresentar a aula e para a produção de trabalhos colaborativos;
  • Sala de Aula que é um espaço de interação e comunicação com estudantes. Os professores podem postar atividades, matérias, vídeos, artigos e fazer perguntas.

Além disso, o G Suite for Education conta com ferramentas mais tradicionais como o Google Docs, Google Planilhas, Google Formulários, além da agenda para que os docentes organizem atividades com alunos.

Alunos aprovam

Para Maria Vitória Cavalcante, estudante do 6º período do curso de Biomedicina da Unit/AL, o programa nunca deixou a desejar porque tem sido muito útil nesse período, até em aspectos técnicos de acesso e qualidade.

“Tive uma surpresa muito boa na minha primeira reunião com outros monitores e a minha orientadora. A ligação é incrível, não consome muita internet de quem utiliza os dados móveis e as aulas online dão uma sensação de que todos nós estamos juntos. Podemos tirar dúvidas em tempo real e conseguimos tanto ver o professor e os alunos, além dos slides e outros anexos, fator que nos traz para dentro da sala”, disse.

E complementa: ‘Com isso, não perdemos o ritmo de estudos, já que a aula sempre ocorre no nosso horário cotidiano. A Unit está nos proporcionando uma experiência incrível, abrindo os nossos horizontes e usando toda a tecnologia que nós temos ao nosso redor a favor da educação de qualidade”, pontuou Maria Vitória.

Feedback dos professores

Anacassia Lima, professora que leciona disciplinas nos cursos de Medicina, Biomedicina e Enfermagem na Unit/AL, embaixadora do Google For Education na instituição, ressaltou que todos os professores passaram por capacitação promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD). Ela também destacou outros benefícios que a plataforma tem levado aos alunos e professores diante do isolamento social.

“Estamos em uma situação atípica. Nunca a sociedade atual enfrentou algo parecido. Os professores entendem que essa alternativa é a melhor para nossos alunos nessa nova realidade. Todos têm se dedicado a produzir as melhores aulas. Nossos alunos reconhecem esse esforço. A interação nas aulas virtuais, além de promover a aprendizagem, também ajuda a minimizar os efeitos do isolamento social. As minhas aulas têm sido a melhor parte do meu dia. Estar novamente com meus alunos, mesmo nesse formato virtual, me enche de esperança. Vamos passar por tudo isso juntos”, afirmou Anacassia Lima.

Aulas virtuais

Ela acredita que, assim como em todas as crises, esta pode trazer boas lições e oportunidades, principalmente após a fase de isolamento, como uma maior utilização de atividades online por parte do corpo docente.

“As aulas virtuais vão ser uma nova possibilidade para nossos professores. A interação presencial é muito importante, e há aulas que só podem ser ministradas de forma presencial, principalmente na área da saúde. Mas as salas do Classroom, por exemplo, permitem a otimização das aulas presenciais. O futuro tem chegado cada dia mais rápido e essas ferramentas são o futuro”, frisou.

Ana Luiza Exel, coordenadora dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia da Unit/AL lembrou que esse novo e atípico momento fez com que a introdução das tecnologias permitisse a continuidade do processo de aprendizado dos alunos e rendendo feedbacks positivos.

“Isso está sendo desafiador para gestores, professores e alunos, mas estamos superando com muita qualidade. Essa primeira semana de aulas tem nos surpreendido, pois estamos tendo feedbacks muito positivos, tanto dos professores como dos alunos. As salas de aula estão com ocupação alta, na maioria das vezes 100% dos alunos presentes, com qualidade tecnológica que permite, além do desenvolvimento das aulas teóricas, a interação direta e ao vivo com os alunos”, concluiu Ana Luiza Exel. 

Confira também: A tecnologia a favor da Educação

Por João Paulo – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: