MENU

Unit Social oferta vários serviços à comunidade neste sábado


às 17h42
O Centro Universitário Tiradentes (Unit) ao longo dos anos prima pela assistência humanitária à população de Alagoas e as comunidades entorno da instituição. Por esta razão, o Unit Social comparecerá ao evento “Mutirão Justiça nos Bairros”, promovido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ do Unit, pela Justiça Itinerante do Estado de Alagoas, em parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de Alagoas, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, a partir das 8h, na Casa de Direito, localizada no Mirante do Jacintinho.
Compartilhe:

Na oportunidade aproximadamente, 85 alunos e 13 colaboradores irão ofertar vários serviços a comunidade, incluindo as áreas de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

No primeiro dia serão realizados os serviços de emissão de documentos e habilitação para os casamentos. Já o segundo, será destinado para os serviços de saúde e jurídicos de atendimento e julgamento dos processos cíveis, como: divórcio consensual, alvará judicial por óbito e de pensão retida, suprimento de óbito, retificação de registro civil (casamento, nascimento e óbito) e homologação de acordos (de alimentos, de guarda, etc.), além de contar também com a celebração do casamento coletivo.

Os serviços de saúde que serão oferecidos gratuitamente são: avaliação de postural, teste da pisada, alongamentos, avaliação nutricional, recomendações nutricionais, verificação da pressão arterial, verificação de glicemia, educação e saúde, distribuição de preservativos, aplicação de flúor e orientação de saúde bucal.

Na última sexta-feira, 8, o Tribunal de Justiça promoveu uma capacitação aos estudantes e profissionais que vão atuar na sistemática de Mutirões, competindo ao Juiz Coordenador da Justiça Itinerante, Dr. André Geda Peixoto Melo, a orientação acerca da elaboração de minutas de sentenças.

A realização do evento fica a cargo da coordenação do curso de Direito do Unit e do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ do Unit, em parceria com Justiça Itinerante do Estado de Alagoas, com a Defensoria Pública e com o Ministério Público do Estado de Alagoas.

“Quando estamos na sala de aula vemos muito livro, muita letra e pouca gente. Aqui podemos ver o dia a dia do Direito acontecendo. Hoje fizemos de tudo um pouco, sentenças e PI’s. Esse momento é muito importante, pois não aprendemos apenas na sala de aula, aprendemos na prática também”, afirma o aluno Alan Feijó do 8º período do curso de Direito.

Essa oportunidade é de grande importância, é um momento para ajudar a comunidade, onde estamos fazendo desde o atendimento até o julgamento de processos. O atendimento está sendo realizado pelos nossos alunos, onde nos temos cinco professores e 80 discentes. As sentenças são elaboradas por alunos com supervisão do Juiz que está vinculado a justiça itinerante. Essa de fato é uma oportunidade de humanização e responsabilidade social, importante pro aprendizado e pra formação humanística”, afirma a coordenadora do curso de Direito Karoline Mafra.

Compartilhe: