Na tarde desta quinta-feira o Centro Universitário Tiradentes – Unit recepcionou os atletas da seleção brasileira de vôlei de praia, que chegaram a Maceió para o Super Praia B, torneio do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia do Banco do Brasil. Na oportunidade as crianças da comunidade do Jacintinho puderam ter suas camisas autografadas e receberam dicas dos jogadores. O evento aconteceu na Praça Mirante do Jacintinho e reuniu familiares e autoridades do estado de Alagoas.
Os jogos acontecem na arena montada de frente para o mar, na praia de Pajuçara e os atletas que marcaram presença no evento desta tarde foram; Carolina Horta e Bruno de Paula. “Desde muito pequeno sempre sonhei com o esporte e tive boas oportunidades. Aproveitem as quadras que vocês tiverem acesso, treinem, tenham determinação a aproveitem ao máximo aqueles profissionais que estão ali pra cuidar de vocês”, afirma Bruno.
“Essas atividade são importantes pois mostramos o quanto o esporte é uma forma de inclusão social, pois ele leva a pratica esportiva que é um direito social. Ele incide como aglutinador social, permitindo que a comunidade possa interagir entre si. Nos tempos atuais as pessoas estão interagindo pouco e o esporte chega pra isso, para unir as pessoas, sempre na propositiva, ensinando que na derrota ou na vitória, o importante é interagir. O Esporte pode ser visto de forma profissional, como rendimento, queremos que as crianças vislumbrem esse caminho como promissor, queremos que eles saibam que podem chegar lá”, coloca a Secretária Claudia Petuba da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude
“A secretaria veem atendendo as politica do governo de fazer a inclusão social nas áreas vulneráveis a partir das localidades onde estão as bases comunitárias. O Banco do Brasil nos procurou para fazer um trabalho de ação social e através de alguns dos atletas do vôlei, essas e muitas outras ações serão realizadas através de uma politica permanente de inclusão social”, destaca o Marcelo Malta Secretário de Inclusão Social.
Viva Vôlei em Maceió
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) vai levar os alunos do Projeto Viva Vôlei para a Praia de Pajuçara para acompanhar uma das disputas do Super Praia B, torneio do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia do Banco do Brasil (BB). A iniciativa é fruto de parceira entre a Federação Alagoana de Volêi (FAV), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o BB.
O Viva Vôlei é um programa de iniciação ao voleibol e conta com a diretriz de educar e socializar meninos e meninas de 07 a 14 anos por meio do esporte. O projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A entidade criou, em 2003, o Instituto Viva Vôlei, que é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para gerenciar o programa.
Em Maceió, 96 crianças e adolescentes participam do projeto. As aulas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, durante o período da manhã, de 9h às 11h, e no período da tarde, de 13h às 15h.