MENU

Unit recebe 5 jovens aprendizes de abrigos de Maceió

‘Pavimentando Futuros’ permite aos jovens que ainda não foram adotados acesso as suas primeiras experiências profissionais

às 14h02
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) aderiu, nesta terça-feira (15), ao programa “Pavimentando Futuros” do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que encaminha adolescentes de abrigos para o programa Jovem Aprendiz. O convênio, assinado pelo presidente do TJ/AL, Tutmés Airan de Albuquerque e o reitor da Unit/AL, Dário Arcanjo, dará início à carreira profissional de cinco adolescentes que trabalharão no campus da universidade.

”É muito significativo isso na vida dessas pessoas, sobretudo as que estão em abrigos, que já não tem pai e nem mãe, a idade de adoção está passando, adoção tardia é muito mais difícil que qualquer outra. O adolescente olha para um lado, olha para o outro, e pensa: ‘o que será da minha vida?’. Quando a gente faz um gesto desse, ainda que pequeno, é muito significativo, muito importante, impactante, um impacto do bem na vida desses adolescentes”, comentou o presidente Tutmés Airan. 

Titular da 28ª Vara Cível da Capital e coordenadora estadual da Infância e Juventude, a magistrada Fátima Pirauá destacou sua alegria em criar oportunidades para os adolescentes que acompanha. Segundo a juíza, além da experiência profissional, os jovens adquirem mais autoestima e segurança com o trabalho.

”Quando esses adolescentes não conseguem ser adotados, é muito difícil. Eles têm que estar preparados pra vida, ter autonomia, se qualificar para o mercado de trabalho. Os meninos agarram mesmo a oportunidade com unhas e dentes, se dedicam, sabem que é uma grande chance para eles”, comentou a magistrada.

O reitor Dário Arcanjo contou que um dos objetivos da Unit é melhorar a qualidade de vida da sociedade e as parcerias com o TJAL tem criado meios para isso, levando a universidade para além dos muros do campus. 

”Dar novos horizontes a esses adolescentes que vão encontrar uma grande oportunidade de superar suas dificuldades, ter novas perspectivas, ter uma profissão digna, uma receita. Estamos muito felizes com essa parceria para o engrandecimento profissional desses adolescentes que encontrarão uma mão amiga nessa caminhada”, disse. 

Por Dicom/TJAL

Compartilhe: